segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Prática de esportes desenvolve o cérebro, diz pesquisa

Pesquisadores analisaram imagens cerebrais de oito lutadores de judô, oito corredores de maratonas de longa distância e 20 sedentários.

É comum falar sobre os benefícios da prática de exercícios físicos, principalmente, para o corpo e pela saúde. Entretanto, as informações sobre a melhoria que o esporte pode causar no cérebro dos praticantes ainda são pouco compartilhadas.


De acordo com cientistas, fazer artes marciais, dança, natação, entre outros esportes, pode favorecer o bombeamento de sangue o que sugere mais oxigênio pelo corpo. Se os exercícios forem regulares os riscos de a pessoa sofrer um AVC (acidente vascular cerebral) são reduzidos.


As pesquisas sobre esta relação foi coordenada pelo professor do Departamento de Neurologia da Unicamp, Li Li Min. Segundo ele, os exercícios estimulam a criação de novos neurônios, o que contradiz a informação de que as pessoas nascem com uma quantidade certa de neurônios e tais números diminuem ao longo dos anos."Além de possibilitar o ganho de novos neurônios, o exercício aumenta a capacidade de interação e comunicação entre eles, que é o que chamamos de sinapse", afirma Min.


Fonte: Exame.com

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Adianta malhar só no fim de semana??


Você sempre fala que o ideal é fazer 150 minutos de exercícios aeróbicos por semana, divididos por cinco dias. Mas não tenho tempo para me exercitar durante a semana. Se eu fizer 150 minutos de ginástica, entre o sábado e o domingo,que são os únicos dias que posso, os benefícios serão os mesmos?

 

Exercitar-se no fim de semana é melhor do que não fazer nada. Mas o resultado para seu corpo será completamente diferente do que seria se você se exercitasse cinco vezes por semana. Quando você condiciona seu corpo de forma regular, o sistema imune fica fortalecido. Mas, se você se exercita em apenas oito dos 30 dias do mês, nos dias de atividade física seu corpo vai entrar em regime de exceção.


Nesse estado, o corpo tende a preservar gordura como se estivesse em uma emergência e, depois do treino, ele vai tentar reestabelecer o padrão anterior. O mais indicado, em seu caso, é tentar se exercitar duas vezes por semana, mesmo que só por 20 minutos. E dividir os outros 110 minutos entre o sábado e o domingo. Dessa forma, você terá conseguido se exercitar quatro vezes por semana.

Costumo dormir pouco, cerca de cinco horas por noite. É verdade que dormir pouco pode ter relação com aumento de peso? - Paulo Ferreira, São José, SP
Alguns estudos mostram que as pessoas que dormem menos de seis horas por noite tendem a engordar. Isso ocorre porque, quando dormimos pouco, o corpo libera mais o hormônio que aumenta a fome (a grelina) e produz menos o hormônio da saciedade (a leptina). O ideal é dormir entre sete e oito horas por noite para que esses hormônios se mantenham em equilíbrio.

Só com atividade física e uma alimentação mais saudável é possível emagrecer? -Andrea Guerra, Rio de Janeiro, RJ
Essa é a única maneira de emagrecer. Sem radicalismo, sem dietas malucas, com atividade física sempre e com equilíbrio e inteligência na hora de se alimentar. Uma dieta restritiva tem data para acabar porque foge da realidade da pessoa e ela acaba desistindo. O que funciona é fazer boas escolhas na hora de se alimentar. Quanto ao exercício, é fundamental que se mantenha a regularidade de cinco vezes por semana por 30 minutos, no mínimo.

É verdade que perdemos calorias em todas as atividades diárias, até dormindo? -
Douglas Ganavio, Rio de Janeiro, RJ
Sim, isso é verdade. Nosso corpo, para se manter vivo, trabalha o tempo todo. É como um carro que não para nunca de andar. Só que em alguns momentos anda mais devagar e em outros mais rápido. Quem pratica exercícios físicos de alta intensidade e faz musculação consegue aumentar o metabolismo basal, que é o gasto de energia necessário para que o corpo mantenha as funções vitais funcionando. Isso acontece porque o organismo mantém o metabolismo acelerado até 24 horas depois de uma atividade. E 1 quilo de músculo gasta de cinco a seis vezes mais calorias para se manter do que 1 quilo de gordura.



Fonte: Revista Época

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Andar e Pedalar, exercícios benéficos para a saúde


Para quem pensa em manter a forma não são necessários grandes esforços sobre-humanos para tanto. Basta um pouco de boa vontade e perseverança para obter a forma ideal. Atualmente duas práticas desportivas têm se destacado para os que buscam a boa forma. É a caminhada e a antiga e eterna bicicleta.


A falta de atividade física mais conhecida como sedentarismo, que se tem verificado com intensidade nos dias atuais, constitui-se um fator de risco para o aumento da incidência de doenças cardiovasculares, em especial a arteriosclerose e a hipertensão arterial. O ato de caminhar funciona como efeito preventivo para vários problemas cardiovasculares.

Caminhar constitui uma das mais naturais atividades físicas por ser um método simples, facilmente controlável, sem a necessidade de equipamentos especiais e pode ser praticado por qualquer pessoa.

A caminhada está incluída no grupo de exercícios denominados de aeróbicos ou de resistência, que segundo os cardiologistas, significam exercícios rítmicos de grandes músculos, da mesma intensidade, até um nível em que o organismo utiliza o oxigênio como fonte de energia. Neste grupo de exercícios, além da caminhada estão incluídos ainda a corrida, a natação, andar de bicicleta e a própria dança aeróbica. Estes exercícios são os que proporcionam maiores benefícios ao sistema cardiovascular.

Benefícios
Outros efeitos benéficos da caminhada para o organismo, além da melhora e prevenção dos problemas cardíacos podem ser ressaltados, como a redução da gordura corporal, contribuindo para a manutenção do peso ideal, a melhoria da função respiratória, redução dos níveis sangüíneos de colesterol e triglicérides, a redução da ansiedade e depressão, regularização do sono e conseqüentemente, um melhor desempenho intelectual e maior equilíbrio emocional. É considerada, ainda, como forma de lazer.

É preciso considerar alguns aspectos fundamentais para que a caminhada e demais exercícios aeróbicos tragam alguns benefícios à saúde. O principal deles é a intensidade do exercício a ser realizado, procurando-se obter de 51 a 85% da sua capacidade máxima. Isto pode ser medido através de testes, como por exemplo o ergométrico.
Outros aspectos a serem analisados são a duração e a frequência do exercício para que se obtenham resultados satisfatórios. Além disso, a prática deve ser de acordo com a idade, o sexo, o peso, o treinamento prévio, a situação cardiovascular e o uso de medicamentos.

Os fatores como a condição de vida e ambiente, a alimentação adequada, o trabalho diário, o hábito de bebidas alcoólicas, o fumo e as condições da temperatura devem ser consideradas. O ideal é que as pessoas que desejam iniciar qualquer atividade física contassem com uma avaliação prévia e controle regular através de exames solicitados por um cardiologista.

Cuidados
Além dos exames que garantem uma avaliação mais segura, as pessoas devem observar alguns princípios considerados fundamentais na prática da caminhada, como a escolha de um tênis confortável, flexível e macio, a escolha de local adequado e de preferência sem ladeiras.

Outro aspecto destacado é com relação ao uso adequado de roupas, que devem ser leves e confortáveis, evitando o suor excessivo, que deve surgir espontaneamente. E, com o término do exercício, as pessoas devem fazer o relaxamento, sob a forma de ginástica de alongamento e respiração leve para permitir a adaptação novamente ao estado de repouso.

Percursos
As pessoas, antes de iniciar qualquer atividade física, como por exemplo caminhar, devem ter o cuidado de se orientar com especialista sobre a necessidade ou não de alguns exames médicos. As pessoas que iniciam a caminhada com grandes percursos, ou que desejam entrar em forma de uma hora para a outra, devem lembrar que isto pode ser prejudicial à saúde com consequências imprevisíveis. O aumento de exercício deve ser gradual e qualquer alteração nas condições físicas deve ser comunicada a um especialista. Por exemplo, ao caminhar até 5 Km/h se consome 3,5 de energia; 7 Km já consome 4,5; e assim por diante.

Como exercício aeróbico perfeito, que não exige pique ou coordenação como nas aulas de academia, o caminhar em uma velocidade maior que a do andar normal tornou-se um grande esporte. Para tanto são necessárias algumas precauções como, uso de calçados adequados, postura, freqüência, tempo, roupas e outros.

A vestimenta de quem se dispõe a caminhar deve ser leve. Os tecidos sintéticos ou emborrachados são desaconselháveis porque impedem a transpiração natural. Tênis acolchoados, com palmilhas que amortecem o impacto do pé contra o solo são os melhores. Mas se o único horário possível para a caminhada for a hora do almoço, procure usar pelo menos calçados que não estejam apertando os pés.

A postura de quem caminha deve ser ereta. O tempo de duração de uma caminhada não deve ser nunca menos de 20 minutos. É só, após este prazo que começa a queima de calorias. A hidratação deve ser feita com um copo de água antes, um durante e um depois da atividade.

Pedalar - um exercício lúdico
Já esta atividade física evita seu contato de impacto com o solo, eliminando os riscos de uma ruptura de ligamentos. Em termos aeróbicos os benefícios são os mesmos, além disso, pedalar fortalece os músculos da perna e do coração, combate à flacidez das pernas, melhora a circulação sangüínea e ajuda na queima de calorias.

Pedalar ainda é um exercício lúdico, estimula a convivência social e em família. Os melhores lugares são parques e ciclovias, pedalar ainda é indicado para as pessoas gordinhas porque exige menor esforço para executar a tarefa, principalmente para as crianças.

Algumas dicas para pedalar com segurança e prazer
O ideal é começar pedalando de 15 a 20 minutos, três vezes por semana. Use tênis, qualquer modelo, desde que confortáveis. As bicicletas devem ter guidão alto, para evitar esforços na coluna. A postura deve prezar por manter o tronco na vertical, sem forçá-lo. O banco deve estar regulado na altura da extensão das pernas.

O ciclismo não oferece risco algum, a não ser as quedas. Para usufruir do esporte como método de condicionamento físico, pedale mais de 20 minutos por dia, e para perder calorias o tempo deve ultrapassar os 40 minutos diários. Ainda é possível pedalar sem sair de casa, basta usar as bicicletas ergométricas. Os benefícios são os mesmos.

Antes de iniciar qualquer tipo de exercícios, é recomendável procurar um médico para obter maiores informações.

Fonte: Boa Saúde


quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Estilo de vida saudável


Estilo de Vida" é um conceito amplo que inclui a pessoa como um todo, e que tem muitos aspectos. Os aspectos do estilo de vida se combinam para influenciar a saúde individual em todas as áreas:Física, Mental, Espiritual e Social.


O estilo de vida inclui as relações de trabalho, recreativas, e em casa e na família.

Porque é importante um estilo de vida saudável?
Um estilo de vida saudável ajuda a manter o corpo em forma e a mente alerta. Ajuda a nos proteger de doenças, e ajuda a impedir que as doenças crônicas piorem. Isto é importante, porque à medida que o corpo envelhece, começa-se a notar alterações nos músculos e nas articulações e um declínio na sensação de "força" física. Um estilo de vida saudável inclui a saúde preventiva, boa nutrição e controle do peso, recreação, exercícios regulares, e evitar substâncias nocivas ao organismo.

Um bom estilo de vida deve ser desenvolvido o mais cedo possível em sua vida - quanto mais jovem melhor; estes hábitos devem ser mantidos durante a vida adulta e na idade madura. Fatores modificáveis do estilo de vida são a causa de 50% das mortes (entre as 10 causas mais importantes), incluindo:

- Doenças cardíacas
- Câncer
- Derrame cerebral
- Acidentes
- Doença pulmonar crônica

Nutrição e Controle do Peso
A obesidade é causa de mortes (mortalidade) e de doenças (morbidade):

- A obesidade aumenta a mortalidade por:
- Hipertensão arterial
- Doenças cardíacas
- Derrame cerebral
- Diabetes
- Certos tipos de Câncer
- Mais de 80% das mortes atribuídas à obesidade ocorreram em pessoas com um índice de massa corporal de 30 ou mais
- Aumento da Morbidade:
- Litíase biliar
- Osteoartrite

Para evitar a obesidade, coma 3 ou 4 refeições balanceadas, pobres em gorduras, e com muitas fibras todos os dias. Procure ingerir bastante cálcio - o cálcio e o exercício ajudam a prevenir a osteoporose. Se você mora sozinho, experimente alimentar-se em um restaurante comunitário, onde você possa conversar socialmente com outras pessoas - desta maneira, com uma companhia, você poderá estar contribuindo para o seu próprio equilíbrio mental.

Todas as vezes que você come mais do que o necessário, o seu corpo irá guardar o excesso em forma de gordura.

Uma boa dieta é essencial não só para combater as doenças cardiovasculares, mas pode ainda diminuir o risco de vários tipos de câncer:

· Comer uma grande variedade de frutas, vegetais, grãos integrais, feijões e legumes, incluindo 3 a 5 porções de vegetais e 2 a 4 porções de frutas por dia. Elas podem ser frescas, congeladas, secas ou cristalizadas.

· Controle da ingestão de gorduras.

· Evitar a obesidade melhorando os hábitos alimentares e participando de atividade física regular.

· Limitar a ingestão de álcool, ou evitá-lo.


Se você sentir necessidade, consulte seu médico para uma orientação específica no seu caso.

Atividade Física
O organismo necessita de atividade física regular (mas não extenuante). Não existe sentido em fazer um exercício exagerado e ter como conseqüência dores lombares ou uma lesão no joelho.Pacientes mais idosos devem caminhar pelo menos 1500 metros ao dia; faça outros tipos de exercício, se preferir. Também nos grupos de maior idade os exercícios aeróbicos leves são os mais recomendados, e ainda a natação e a dança. Nunca se é velho demais para iniciar uma atividade física regular!

Sugestões para a Prática da Atividade Física
- Para iniciar sua atividade com mais segurança, consulte um médico e/ou um professor de educação física;


- Escolha as atividades que você realmente goste;

- Selecione horários e opções compatíveis com seu estilo de vida;

- Nos primeiros meses, objetive valores como prazer, sucesso na realização das atividades, satisfação pessoal etc.;

- Incorpore a atividade física ao seu dia a dia: ande mais a pé, suba mais escadas, pratique mais esportes etc.;

- Se possível, selecione as atividades que possam ser realizadas com seus amigos e/ou família.


Evite substâncias que prejudiquem a sua saúde
Fumar e beber muito são fatores importantes para o surgimento de doenças dos pulmões, coração e circulação, câncer, acidentes automobilísticos, e acidentes domésticos. As drogas são capazes de levar a dependências que podem acabar por levar à deterioração física e mental da pessoa.

Exercício Mental
Mantenha o cérebro ativo tanto quanto seu corpo. Atividades que envolvam a ajuda às pessoas (trabalho social) pode dar sentido à vida, e ajudar a preencher a solidão e a combater a depressão. O envolvimento com uma crença (religião) parece ser benéfico na prevenção das doenças.


Fonte: Boa Saúde

terça-feira, 25 de outubro de 2011

25 de Outubro dia do Dentista

 


O Dia do Dentista é no dia 25 de outubro e comemora a existência desse profissional e dessa profissão tão importante, responsável por tratar dentes, gengivas e até alguns ossos faciais, e responsável também por prevenir nossa boca de diversas doenças.

 
O dentista é o profissional que cuida dos dentes, gengivas e de alguns ossos faciais, como o maxilar. Até bem pouco tempo atrás, o dentista era temido pelo barulhinho amedrontador de seus instrumentos. Hoje, com instrumentos mais modernos, tratar de uma cárie já não assusta tanto.

No ano de 1884, foi assinado um decreto de número 9.311 que criou os primeiros cursos de graduação de odontologia do Brasil, no estado do Rio de Janeiro e da Bahia. A partir disso, o Conselho Federal de Odontologia tornou a data oficial para a comemoração do Dia do Dentista no Brasil.






 
Nossos Parabéns a estes profissionais, que são tão importantes na nossa vida, e que deixam nosso sorriso ainda mais bonito.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Previna-se neste Verão



A vontade de ficar com a pele bronzeada e bonita por mais tempo, não sai da sua cabeça neste Verão, mas lembre-se, cuidar de sua pele no Verão é algo extremamente necessário. O Verão é a estação mais quente do ano, o Verão é uma época muito esperada por todo para você aproveitar muito desde Verão sem nenhuma culpa, devemos ter cuidados necessários com a nossa pele, para a mesma permanecer muito mais saudável por muito mais tempo.


Devemos ter muito cuidado com a exposição excessiva da pele aos raios solares, a luz solar do Verão é a principal causadora do câncer de pele (o câncer de pele é o tipo mais comum de câncer, e geralmente 90% dos casos, estão relacionados à exposição excessiva aos raios nocivos do sol), lembrando que devemos lavar o rosto todos os dias, com sabonetes específicos para cada tipo de pele, manter uma pele bem hidratada neste Verão é o desejo de qualquer mulher. 




 No Verão não é recomendado que as pessoas exponham- se ao sol entre 11 horas da manhã até as 14 horas, pois este é o horário em que o sol está muito mais forte

- Não se expor-se na areia e na água por longos períodos, pois a área e a água refletem a luz do sol no corpo como um espelho.

- Proteja-se sob guarda-sóis ou até mesmo em árvores, nos horários de pico.

- Procure manter sua pele muito hidratada em todo o Verão.

- Usar sempre protetores solares com FPS acima de 30 no decorrer de todo o Verão.

O Verão é o momento mais esperado pelos Brasileiros, então não deixe de aproveitar o seu Verão com responsabilidade, e previna-se contra o câncer de pele.


O sol é seu neste Verão, aproveite cada instante não se esquecendo de proteger-se neste Verão, pois sua pele é a sua beleza, e sua pele merece cuidados especiais no Verão.



Fonte: Magra

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Alimentos para manter a saúde e evitar doenças


São alimentos que contêm substâncias ou nutrientes que possam fornecer benefícios à saúde prevenindo ou tratando doenças.
De maneira geral, os alimentos funcionais são considerados promotores de saúde e podem estar associados com a diminuição dos riscos de algumas doenças crônicas como câncer, doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade.

Como isso pode ocorrer?
Esses alimentos apresentam em sua composição compostos bioativos, capazes de atuar como moduladores dos processos do organismo, prevenindo o surgimento precoce de doenças.

Onde são encontradas estas substâncias bioativas?
Estas substâncias são encontradas em hortaliças, grãos e leite fermentado. Apresentam funções antioxidantes e/ou reguladoras presentes em sua composição.
Abaixo descrevemos alguns alimentos do nosso cotidiano que são considerados funcionais.

Melancia
Ajudam na recuperação de feridas, protegem contra tumores como o da próstata e mamas. Fortalecem o sistema imunológico e reduzem os riscos de infarto por impedir a oxidação de LDL (o mau colesterol).
Contém Citrulina e licopeno


Gergelim
Protege contra doenças cardiovasculares pois auxilia no controle da pressão alta no excesso do LDL (o sempre colesterol ruim) e no controle da glicemia do sangue.
Contém Ômega 6

Tomate
Com a vitamina B6, importante para o crescimento das crianças; auxiliam na tensão prémenstrual e protegem contra as doenças no coração.
Contém Licopeno e carotenóides


Linhaça
Auxiliam no tratamento de câncer de cólon e diabetes pois controla o nível de açúcar sanguíneo. Auxiliam também na redução dos níveis de colesterol sanguíneos e ajudam a controlar a pressão arterial. Além de ser um ótimo regulador intestinal!
Contém Fibras alimentares, proteínas e ômega 3


Soja
Quem consome regularmente apresenta menor incidência de doenças do coração, câncer de próstata e osteoporose. Além de equilibrar os hormônios das mulheres que estão entrando na menopausa.
Contém Fitoestrógenos (isoflavona)



Fonte: 3AB

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Benefícios da água para nossa saúde


Um elemento vital, assim podemos definir a água. Vital para nossa saúde, beleza e principalmente sobrevivência. A água é a substância mais abundante do corpo humano; é um componente essencial de todos os tecidos do organismo.

Apesar de não conter nenhuma caloria ou outros nutrientes, sem a água o corpo humano só continuaria funcionando por poucos dias. A perda de 20% de água corpórea pode causar a morte e uma perda de apenas 10% causa distúrbios graves. Numa situação limite, beber água é mais importante do que se alimentar.

Nosso organismo não aguenta mais do que quatro dias sem beber água, ao passo que passa semanas sem alimento.

A água desempenha um papel essencial em quase todas as funções do corpo humano. É utilizada para a digestão, para a absorção e para o transporte de nutrientes; serve de meio para uma série de processos químicos; assume o papel de solvente para os resíduos do corpo e também os dilui para reduzir sua toxicidade, ajudando no processo de excreção do corpo. Ajuda ainda a manter a temperatura do corpo estável. A água é necessária à formação de todos os tecidos do organismo, fornecendo a base para o sangue e todas as secreções líquidas (lágrimas, saliva, sucos gástricos, etc), que lubrificam os diversos órgãos e juntas.

A água é com certeza também um dos maiores aliados da beleza do nosso corpo, já que não existe melhor hidratante para nossa pele do que ela. Existem muitas pessoas que simplesmente se esquecem de bebê-la durante o dia. O resultado é visível: pele seca, cabelos fracos, problemas intestinais (constipação) e outros mais graves como cálculos renais, hipertensão, etc. Um corpo bem hidratado, em geral apresenta uma pele macia e elástica, e não podemos nos esquecer que a necessidade do líquido aumenta com a idade.

 
Envelhecimento x necessidade de água
Conforme vamos envelhecendo, o corpo começa a ressecar cada vez mais, pois existe uma perda progressiva da quantidade total de água no organismo, decorrente da redução dos espaços onde fica armazenada.

Com o avanço da idade, a quantidade de gordura no corpo aumenta e a de água diminui, por isso, enquanto a massa corporal de um bebê recém-nascido consiste em 75 a 80% de água, em pessoas com mais de 60 anos a água representa apenas 50%. Este processo de ressecamento se reflete em pele enrugada, fluxo reduzido de sangue e juntas mais endurecidas, além da desidratação, motivo de óbito frequente entre idosos.

Os sintomas de desidratação são boca seca e sonolência, e em alguns casos pode haver distúrbios de comportamento. Se esse problema não for diagnosticado e tratado rapidamente, pode haver falência múltipla dos órgãos, seguida de morte. Por isso, os especialistas recomendam que tomemos água como se fosse remédio, principalmente a partir dos 50 anos.

A partir dessa idade há também uma diminuição da sensibilidade dos chamados receptores de osmolaridade, que ficam em vários pontos do sistema circulatório e avisam o cérebro quando o sangue está mais concentrado, fazendo a pessoa ingerir mais líquido. Por isso, depois de uma atividade como uma caminhada ou uma partida de bocha, por exemplo, uma pessoa mais velha não sente sede, pois o cérebro não a informará que seu corpo está em déficit. É diferente de um jovem que sentirá naturalmente a necessidade de repor os líquidos perdidos. Dessa forma, a solução é adquirir o hábito de beber água mesmo sem sede.

Necessidade diárias
Em geral, adultos devem consumir 35mL/Kg de peso, crianças 50 a 60mL/Kg de peso e lactentes 150mL/Kg peso. Isto quer dizer que se uma pessoa pesa 70Kg ela deverá ingerir diariamente cerca de 2,5L de água por dia.

Podemos verificar que a ingestão de água está insuficiente simplesmente observando nossa urina. Quando isso ocorre, os rins tentam compensar conservando a água e, portanto excretam uma urina mais concentrada, com coloração amarelo mais acentuado.

Portanto, a quantidade de água perdida a cada 24h deve ser reposta para manter a saúde e a eficiência do nosso organismo.
Não podemos nos esquecer que é necessário consumir mais água quando está calor, durante exercícios físicos, no caso de febres, resfriados e outras doenças. É necessário ingerir maior quantidade de água também durante a gravidez, tendo em vista a formação do líquido amniótico e o aumento no volume de sangue, e também para atender as necessidades do feto em desenvolvimento. Da mesma forma, mães com filhos que mamam no peito precisam aumentar a ingestão de líquidos para produzir leite, que contém 87% de água.


Evite consumir água junto às refeições
Nesse caso, os liquídos podem causar indigestão, pois dificultam a ação do suco gástrico, responsável pela digestão dos alimentos no estômago. Podem também causar gases e flatulência. E ainda: como os liquídos saem do estômago mais rapidamente que os alimentos, podem causar aquela sensação de "vazio" o que leva muitas vezes a pessoa a se alimentar novamente logo após a refeição, e o resultado disso todos já sabemos: ganho de peso. Por isso, a sugestão é procurar consumir água entre as refeições.


Água ajuda no processo de emagrecimento
O controle da ingestão de alimentos pode ser feito de duas formas: pelo sistema nervoso (sensação de fome) e pelo sistema digestivo (saciedade). É justamente no segundo caso que a ingestão de água atua favorecendo quem precisa perder peso. O estômago humano tem a capacidade limitada de dilatar até um volume de cerca de dois litros. Assim, a ingestão de líquidos ao longo do dia, e principalmente antes das refeições, mantém o estômago relativamente preenchido, diminuindo a demanda de alimentos, aumentando a saciedade.


Água e fibras: uma ótima combinação na eliminação de toxinas
Quando o intestino não funciona corretamente, o nosso organismo dá vários sinais que algo vai mal, a começar pela nossa pele. A combinação adequada de fibras e água auxilia na movimentação do bolo fecal, ativando também o funcionamento adequado dos rins e da bexiga, e consequentemente na eliminação de toxinas. Além de auxiliar em dietas de emagrecimento e nos tratamentos de celulite, essa combinação diária é capaz de evitar que certas toxinas se transformem em erupções dermatológicas indesejáveis tais como acne, furúnculos, entre outros problemas. Nove entre dez modelos ou mulheres famosas incluem vários copos de água e alimentos fibrosos na sua lista de cuidados estéticos. É um segredo de beleza que todos nós podemos ter acesso.



 

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Dia 18 de Outubro dia do Médico


O dia do médico é muito importante e merece ser comemorado!

Os médicos fazem parte de nossas vidas desde o momento que nascemos. Neles depositamos toda a confiança para cuidarem de nossa saúde. Este profissional importante dedica grande parte do seu tempo à vida humana, muitas vezes perdendo horas de sono e em companhia da sua família.

Sempre com atenção e carinho, honram sua missão de manter e salvar vidas.

Paciência, equilíbrio e compreensão são fundamentais para que tragam palavras de esperança e conforto nos momentos difíceis. E por amor à profissão, também se alegram com as vitórias dos pacientes.

Aproveite o Dia do Médico para demonstrar todo reconhecimento por estarem presentes em tantos momentos de nossa vida.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Dia 11 de Outubro Dia do Deficiente Físico

No Brasil, vivem cerca de 24,5 milhões de portadores de deficiência, aponta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essas pessoas são lembradas neste domingo (11/10), por ocasião do Dia do Deficiente Físico. Mas são poucos os motivos para celebrar. Ainda hoje, raramente são garantidos os direitos de quem possui deficiência.

Pela ordem, as deficiências mais comuns são visual, motora, auditiva e mental.
Multiplicam-se as iniciativas de apoio ao deficiente e defesa de seus diretos. A luta de todos nós pelo aumento das condições de acessibilidade nas ruas, calçadas, prédios, pontos turísticos, áreas de lazer, meios de transporte e até no ambiente digital, entre outros, representa um grande exemplo de solidariedade.




O acesso dos deficientes à cidadania, à educação e ao mercado de trabalho, de forma a impedir que suas incapacidades encubram suas habilidades, é também uma questão de respeito ao ser humano. Afinal, somos todos diferentes, mas temos igual direito à dignidade.


Seja consciente!! Respeite.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Alimentação e Exercícios




Alimentação e exercícios formam uma dupla imbatível. As calorias extras que você consome são gastas durante os exercícios e, por outro lado, a energia e os nutrientes que utiliza nas atividades físicas são repostos com a alimentação. Ou seja, um compensa o outro, encontrando o balanço energético ideal para uma vida saudável.



Quem pratica exercícios regularmente, deve tomar alguns cuidados com a alimentação, uma vez que os horários e tipos de alimentos interferem diretamente na sua performance.

- Para iniciar uma atividade, você precisa de energia. Além disso, o consumo de carboidratos, como frutas, cereais e biscoitos, um tempo antes do exercício, ajuda seu corpo a queimar gordura. Por isso, uma boa ideia é fazer um lanchinho uma hora antes de começar.

- Se o seu objetivo for ganhar massa muscular, o consumo de carboidratos antes e de carboidratos mais proteínas depois do exercício contribui para que seu corpo não use as proteínas dos músculos como fonte de energia. Mas lembre-se de que consumir proteínas em excesso também é desnecessário, pois ela pode ser convertida em gordura e colaborar para o aumento de peso.

- Se a ideia é perder gordura, o ideal é fracionar a alimentação, comendo porções menores várias vezes ao dia, o que ajuda no controle da fome e acelera o metabolismo. Restringir demais as calorias também tem o efeito contrário, pois pode provocar perda de massa muscular, não de gordura. E ficar em jejum ou muito tempo sem comer, confunde o metabolismo e faz com que ele evite gastar sua reserva de energia, ou seja, a gordura.

O suor durante o exercício não significa que você está perdendo gordura, mas sim água. Por isso, hidrate-se. Isso ajuda a manter o pique e a não comprometer o seu rendimento. Outro mito que deve ser quebrado é o de que para manter o peso é preciso fechar a boca e malhar. Praticar qualquer atividade física sem energia pode trazer grandes prejuízos para a sua saúde e até dificultar a perda de peso.

Para conhecer as necessidades específicas do seu organismo, de acordo com a atividade que pratica, e ter um cardápio balanceado, é muito importante consultar um nutricionista.

Fonte: Sadia

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Praticando Esportes, ganhando Saúde!!


Campanha Social Campanha para Dia das Crianças

Faltam poucos dias para fazer sua doação, não perca a oportunidade de ajudar esta Campanha Social que é tão importante para crianças! Se você ainda não doou ainda dá tempo, as doações poderão ser feitas até dia 11 de outubro de 2011, faça o Dia das Crianças mais feliz com a sua doação!


Como participar?
Para participar basta entregar as doações, no dia de sua consulta, a qualquer uma de nossas atendentes da StetiClin. 

Caso tenha dúvidas entre em contato com a Clínica.


O que posso doar?

Você pode doar brinquedos que estimulem a prática de atividades físicas,
abaixo separamos algumas dicas e também kits para facilitar.
Caso queira doar mais de um Kit fique a vontade, toda doação é bem-vinda!


Qual instituição será beneficiada?








Acesse o site das instituições citadas acima, conheça o trabalho desenvolvido e colabore!

"A Responsabilidade Social, quando não assumida, volta-se contra nós mesmos, gerando violência, desamparo e desestruturação da sociedade.
Não basta apenas apontarmos os problemas e as necessidades das pessoas. É preciso agir !"

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Nova Acrópole Associação Cultural

Palestra Onde está a felicidade?



Podemos ser felizes? Qual o segredo para engrandecer a vida?

De acordo ao otimismo filosófico, se as coisas não são perfeitas é possível torna-las melhores e crescer com elas. Isso depende do nosso esforço, do nosso pensamento, da nossa capacidade de amar e de nos tornamos cada vez mais sábios.

Busca inerente a todo ser humano, a felicidade é tida por muitos como um objetivo final. Nesta palestra, é abordado o conceito da Filosofia à Maneira Clássica acerca da Felicidade que a contempla não como um objetivo final, mas como um caminho.

Atividade Gratuita
18/10/2011 ás 20:00h
Endereço: Rua Conselheiro Saraiva, 653 (Próximo ao metrô Santana)
Para mais informações: 11. 2978-4547
São Paulo.

Como lidar com as varizes na gravidez


Varizes incomodam em qualquer fase da vida. E na gravidez elas podem aparecer em quem nunca teve o problema e se agravar ainda mais nas mulheres que já convivem com elas. Isso porque, nessa fase, além das alterações hormonais, o aumento do abdome faz uma maior pressão nos vasos da pele, que se dilatam.

Essas veias tortuosas e dilatadas podem se desenvolver em vários graus. A hereditariedade, o aumento de peso, a vida sedentária e o uso de hormônios são alguns dos fatores que contribuem para o seu aparecimento. Esse último fator, por exemplo, faz com que as mulheres sejam as maiores vítimas das varizes.

E uma boa notícia: de acordo com o especialista, há chance de as veias dilatadas na gravidez regredirem três ou quatro meses após o parto, principalmente em quem nunca teve varizes anteriormente.

Algumas medidas são importantes para evitar ou amenizar o problema na gestação. Confira:


· Mantenha uma alimentação balanceada, para não ganhar peso em excesso e não piorar as varizes;
· Faça atividades físicas de baixo impacto. As melhores são as com água, como hidroginástica ou natação leve, que ainda fazem uma drenagem natural no corpo;

· Use meias elásticas, mediante prescrição médica, que auxiliam na prevenção;

· Outra dica são as massagens, que podem ser feitas à base de calêndula vermelha, e drenagem linfática manual, feita por especialistas em gestantes, que ajudam a reduzir os inchaços além de melhorar o fluxo sanguíneo;

· Embora haja um mito em relação a sapatos altos, segundo o especialista, o ideal é usar saltinhos entre 3 e 5 cm de altura, que estimulam a musculatura da panturrilha e ajudam na circulação do sangue nas veias;

· Não permaneça sentada ou em pé por mais de 40 minutos consecutivos. Tente revezar a posição para estimular o fluxo sanguíneo;

· Na hora do repouso, eleve as pernas.

Fonte: Globo.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...