quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Esporte e Saúde


O homem moderno vem deixando de lado as práticas esportivas, o que muitas vezes leva a um estilo de vida sedentário e provoca distúrbios como má alimentação, obesidade, tabagismo, estresse, doenças coronarianas, etc.

Como reação a essa atitude, a ciência do esporte vem desenvolvendo estudos e demonstrando a importância que a prática constante de uma atividade física bem planejada tem para que as pessoas possam ter uma vida mais saudável.

Motivos importantes para a prática da atividade física

1 – Auto estima
A prática regular de exercícios aumenta a confiança do indivíduo.

2 – Capacidade Mental
Pessoas ativas apresentam reflexos mais rápidos, maior nível de concentração e memória mais apurada.

3 – Colesterol
Exercícios vigorosos e regulares aumentam os níveis de HDL (lipoproteína de alta densidade, o “bom colesterol”) no sangue, fator associado à redução dos riscos de doenças cardíacas.

4 – Depressão
Pessoas com depressão branda ou moderada, que praticam exercícios de 15 a 30 minutos em dia alternados, experimentam uma variação positiva do humor já após a terceira semana de atividade.

5 – Doenças Crônicas
Os sedentários são duas vezes mais propensos a desenvolver doenças cadíacas. A atividade física regula a taxa de açúcar no sangue, reduzindo o risco de diabetes.

6 – Envelhecimento
Ao fortalecer os músculos e o coração, e ao amenizar o declínio das habilidades físicas, os exercícios podem ajudar a manter a independência física e a habilidade para o trabalho, retardando o processo de envelhecimento.

7 – Ossos
Exercícios regulares com pesos são acessórios fundamentais na construção e manutenção da massa óssea.

8 – Sono
Quem se exercita “pega” no sono com mais facilidade, dorme profundamente e acorda restabelecido.

9 – Stress e Ansiedade
A atividade física libera os hormônios acumulados durante os momentos de stress. Também funciona como uma espécie de tranquilizante natural – depois do exercício a pessoa experimenta uma sensação de serenidade. 

Conceitos importantes para a prática da atividade física

Avaliação Física

Antes de iniciar um programa de atividade física regular, é fundamental a realização de uma avaliação física para a prevenção de quaisquer riscos à sua saúde. Esta avaliação de estado de aptidão inclui quatro áreas. 

- força muscular;
- flexibilidade articular;
- composição corporal (percentual de gordura, peso corporal magro e peso corporal desejável);
- capacidade funcional cádio-respiratória.

Todos estes dados colaboram para a formulação correta de um programa de exercícios individualizado, baseado no estado de saúde e de aptidão da pessoa.

Procure um especialista em medicina do esporte, cuide-se! 


Fonte: Brasil Escola

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Exercício físico no combate à obesidade


A obesidade, atualmente, é um problema de saúde pública dos mais graves, pois está associada á uma série de doenças crônicas degenerativas. Segundo a Organização Mundial da Saúde, estima-se que o número de obesos adultos seja em torno de 300 milhões em todo o mundo. Só no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, 32,9% da população está acima do peso considerado saudável.

Sendo que, 4,8% dos homens e 11,7% das mulheres são obesos. O presente estudo teve como objetivo fazer um levantamento dos diferentes aspectos ligados à obesidade e analisar quais as atividades físicas mais adequadas para os obesos.

 Foi verificado que o estilo de vida (sedentarismo) é a principal causa do desenvolvimento da obesidade (98% dos casos). Quando associado à má alimentação, o sedentarismo pode gerar um balanço energético positivo (ingestão de calorias maior que o gasto) que é acumulado como gordura corporal. O combate à obesidade deve ser iniciado na infância e pode ser feito por um controle alimentar (diminuição da ingestão calórica) ou por um aumento do gasto calórico diário, com o aumento da atividade física, ou ambos associados.

É importante que qualquer estratégia adotada seja orientada por especialistas. Os exercícios físicos mais indicados para provocar impacto positivo no controle do peso corporal são os que envolvem grandes grupos musculares e que possam ativar todo o sistema orgânico de oxigenação.

A eficiência desses exercícios deve-se à demanda energética induzida pelo trabalho muscular, associada à combinação de frequência, intensidade e duração das atividades propostas, que devem ser adequadas a cada indivíduo. Concluindo esse estudo, recomenda-se que os programas de controle da obesidade visem uma perda de peso corporal a longo prazo pela prática sistemática de atividades físicas aeróbias, associada à mudanças de hábitos de vida.

Fonte: Sigma

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

A importância de fazer exames médicos antes das atividades físicas



Praticar atividades físicas é essencial. Uma vez que temos uma população mundial cada vez mais obesa, praticar atividades físicas é o melhor caminho para combater o acúmulo de peso, o sedentarismo e diversas doenças. Porém, não basta apenas decidir começar a praticar atividades físicas. Para tornar isso real, é preciso fazer exame médico antes da atividade física, saber como anda de saúde, principalmente a do coração.

Mas você sabe por que é importante procurar um médico e realizar alguns exames antes de se exercitar ou de praticar algum esporte? A resposta é fácil. Você precisa procurar um médico para realizar um check-up.

Esse tipo de exame poderá ajudar o médico a traçar como anda o seu organismo. Isso significa que ele saberá qual o limite do seu corpo ou se você tem restrições a algum tipo de atividade física. Por exemplo, algumas pessoas começam a fazer algum esporte sem saber que possuem um problema no coração e após os primeiros dias acabam passando mal. Tudo isso poderia ser evitado se o check-up tivesse sido feito.

Durante o check-up, o médico vai realizar um teste ergométrico, pelo qual o seu coração será avaliado para ver as condições do órgão e para que o planejamento dos seus exercícios seja feito de forma correta e adequada ao seu corpo, determinado a periodicidade, a intensidade e a frequência das atividades físicas. Pratique essa atitude, principalmente se você tem mais de 40 anos.

Vale lembra que as academias sérias e comprometidas com o bem-estar de seus alunos exigem os resultados dos seus exames e os laudos do seu médico para que você se matricular e passar a realizar os exercícios. Lembre-se então de sempre consultar um especialista para fazer o seu check-up.

Fonte: Atualizei

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Varizes podem ser prenúncio de doenças graves

As varizes não só provocam inibição e vergonha – se configurando como sério problema estético – como também são prenúncio de doenças graves incapacitantes, segundo especialistas da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular. A condição, que afeta 35% dos brasileiros, aparece em 14º lugar, no Ministério da Saúde, como causa de aposentadorias por invalidez.

De acordo com os especialistas, dois terços das mulheres e um terço dos homens apresentam veias dilatadas nos membros inferiores – muitas vezes, por hereditariedade. E, sob determinadas condições – como alterações hormonais, ciclos menstruais, gestações, anticoncepcionais, menopausa, sedentarismo, além de flebites e traumatismos – essas veias mal formadas se tornam enfermas, originando as varizes. "Ao contrário do que se pensa, sol, salto alto, depilação, corrida, musculação ou outros exercícios, alimentação, fumo, cruzar as pernas têm muito pouca influência no problema", ressaltam os especialistas. Em 70% dos casos, a anomalia aparece antes dos 30 anos.

Dor, cansaço e sensação de peso nas pernas são os sintomas mais frequentes, mas as varizes também podem gerar inchaços, ardência, câimbras e outras indicações de enfermidades mais sérias como úlcera varicosa. Uma grave consequência é a trombose venosa profunda, caracterizada pela formação de um coágulo sanguíneo (trombo) numa veia profunda da perna. O trombo pode se deslocar até o pulmão originando a potencialmente fatal embolia pulmonar.
Prevenção
Os cirurgiões vasculares advertem que há fatores de risco, como hereditariedade e idade avançada, sobre os quais as pessoas não podem agir, mas lembram que todos podem e devem evitar os perigos modificáveis. "É preciso adotar um estilo de vida mais saudável. Praticar exercícios físicos regularmente, não fumar, controlar a pressão arterial e ter uma boa alimentação são algumas das recomendações", ressaltam os especialistas.


Fonte: Boa Saúde

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Cuidados que devemos tomar no verão


Sempre que possível, evite sair nos horários em que o sol estiver a pino, das 10h às 16h. Prefira sair de manhãzinha ou ao entardecer.

  • Use filtro solar, sempre.

  • Evite ficar exposto ao sol, procure caminhar pela sombra.


  • Prefira uma alimentação leve: frutas suculentas, saladas - e, é claro, um sorvetinho para refrescar.


  • Mantenha-se hidratado: beba bastante líquido, a toda hora. Nem espere a sede reclamar.

  • Evite bebidas com cafeína, álcool ou muito açúcar. Eles vão fazer com que você perca ainda mais líquido corporal.


  • Facilite a transpiração: use roupas folgadas, de tecidos leves e claros.

  • Uma boa idéia é incluir um chapéu ou boné no figurino.


  • Também não se esqueça dos óculos escuros. Mas não adianta ser qualquer um: ele precisa ter proteção ultravioleta total para evitar queimaduras da córnea e da retina, que causam lesões irreversíveis.


  • Para se refrescar nos momentos mais críticos procure, se puder, um ambiente público (shopping, biblioteca) com ar-condicionado. Mesmo que você não permaneça no local por muito tempo, essa providência vai ajudar a manter seu corpo mais fresco quando você tiver que retornar para o calor.

  • Mas, para aliviar mesmo, nada melhor do que água. De acordo com suas possibilidades, lave rosto, nuca, braços e mãos, tome uma ducha fria, mergulhe na piscina ou tome um banho de mar.


  • Tenha um cuidado ainda maior com bebês e crianças, maiores de 65 anos e pessoas doentes - especialmente cardíacos ou com pressão alta.

Fonte: Vida e Saúde

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Quais são as causas das pernas inchadas?


Algumas das principais causas das pernas inchadas são:
  • Má circulação sanguínea,
  • Fator genético,
  • Alteração hormonal: como na gravidez e a menopausa,
  • Idade: quanto mais idoso, pior,
  • Doença cardíaca: causa má circulação,
  • Doença venosa prévia: aumenta as chances de um novo episódio,
  • Ambientes quentes: como saunas e exposição solar prolongada,
  • Sedentarismo: diminui o fluxo sanguíneo para as pernas,
  • Fumo: o tabaco prejudica a fluidez do sangue,
  • Má alimentação: favorece o aumento do peso, sendo uma sobrecarga às pernas,
  • Cansaço.
Quando uma boa noite de sono com as pernas um pouco mais elevadas que o corpo não resolve o problema e outros sintomas como dor, coceira e cãibras estão presentes é necessário ir à uma consulta médica.

Alimentar-se corretamente, fazer caminhadas e beber bastante água são algumas formas de cobater o inchaço das pernas. Para além disso é preciso eliminar os outros fatores de risco, citados acima.

Fonte: Tua Saúde
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...