quinta-feira, 31 de maio de 2012

31/05 Dia Mundial sem Tabaco


Instituída em 1987, o Dia Mundial Sem Tabaco foi criada para alertar a população sobre os perigos que o hábito de fumar pode trazer. Nesta data, além de abordar tratamentos e prevenção de doenças, todos os 192 estados-membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) escolhem um tema e lideram uma campanha para que os fumantes deixem o hábito e tornem-se mais saudáveis.

Dois anos depois, o Ministério da Saúde acrescentou a data ao calendário brasileiro, promovendo todos os anos ações ligadas à questão. Neste ano, o tema mundial da campanha será,  Por um mundo sem tabaco.

Dados da OMS indicam que o cigarro é o maior responsável por mortes no mundo, chegando a 5 milhões por ano. Mesmo com estes dados, mais de 1,1 bilhões de pessoas ainda fumam.

No Brasil, o número de tabagistas chega a 32 milhões, o que significa que mais de 16% da população brasileira é de fumantes. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), morrem anualmente mais de 200 mil por doenças ligadas ao cigarro.

Doenças causadas pelo cigarro

Câncer de boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga e colo de útero são causados pelo fumo, além do já conhecido câncer de pulmão e também pode causar vasos e varizes.

Derrame cerebral, angina, infarto do miocárdio, enfisema, bronquite e outras tantas doenças estão diretamente relacionadas ao tabagismo, além daquelas que este agrava. E não são somente os fumantes que estão suscetíveis a tais doenças. Segundo o Inca, em média, mais de 2500 fumantes passivos morrem anualmente por conta do cigarro no Brasil.

Estatísticas fumante/não-fumante (INCA)

• Um fumante tem 10 vezes mais chances de adoecer de câncer de pulmão do que um não-fumante;
• 5 vezes mais chances de sofrer infarto;
• 5 vezes mais chances de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar;
• 2 vezes mais chances de sofrer derrame cerebral;

Se parar de fumar agora:

• após 20 minutos sua pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal;
• após 2 horas não tem mais nicotina no seu sangue;
• após 8 horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza;



Fonte: Bem estar

terça-feira, 29 de maio de 2012

Dia do desafio 2012




O Dia do Desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha.


É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias. O SESC SP coordena o evento no Continente Americano desde 2000.

O convite à atividade física se estende a todos, envolvendo o poder público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes.

Veja as programações para São Paulo:
http://www.sescsp.org.br/diadodesafio/noticia/detalhe/id/771

Fonte: Sesc | Sp

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Dicas para cuidar das suas pernas





As pernas são importantes partes do nosso corpo. São os membros que nos locomovem e que nos auxiliam a possibilitar a prática de uma infinidade de atividades e de exercícios físicos. Para evitar dores, varizes, estrias e celulites aqui vão algumas dicas para você bem cuidar de suas pernas.


Quando o assunto é tratamento de beleza e estética, a primeira dica é esfoliar a pele semanalmente, eliminando as células mortas. Para as pernas esse conselho também é eficaz: inclua cremes esfoliantes e use-os uma vez por semana, mantendo a perna mais limpas para receber outros tratamentos.

A depilação pode ser o drama de muitas mulheres. O ideal é que você tenha um profissional de confiança e saiba o método adequado para a sua pele: cera quente, cera fria… Em situações emergências, cuidado com lâminas e cremes depilatórios. Não use- os em excesso, pois são agressivos à pele e, principalmente, siga as instruções da embalagem.
Hidrate as pernas, prevenindo o ressecamento e use produtos específicos para a região. Cremes anticelulite ajudam a deixar a aparência da pele lisa e com uma textura mais bonita. Para aplicar cremes e hidratantes, faça massagens, ativando a circulação.

Evitar ficar em pé por períodos prolongados, previne dores e inchaços. Faça repousos com as pernas levemente elevadas durante alguns minutos. Se trabalhar sentada durante longos períodos, um apoio para os pés também traz benefícios às pernas. Cuidado com sobrepeso e obesidade: a tensão dos músculos tende a concentrar-se no local.

E por fim, uma das dicas mais valiosas: pratique exercícios. A variedade de exercícios para as pernas fortalecem músculos dos membros e também dos glúteos. O fortalecimento da região nos permite andar, correr, pular, subir escadas e até jogar basquete ou cuidar do jardim com mais facilidade. Trabalhe coxas, joelhos, tornozelos e outras áreas com atividades leves e descontraídas ou até mesmo siga um programa especial em sua academia de confiança, orientada por um bom profissional. Mas, na hora de praticar tenha atenção: procure exercícios para as pernas que trabalhem todos os principais grupos de músculos, não correndo o risco de criar um desequilíbrio de força.

Fonte: Situado.net

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Tratamento de varizes, quais os tipos?


Hábitos saudáveis como praticar esportes, exercícios aeróbicos, caminhadas ou ciclismo ajudam muito.

Quando devo tratar?
Geralmente as varizes costumam aparecer dos 25 aos 30 anos dependendo da pessoa.
Já os conhecidos vasinhos avermelhados podem aparecer bem antes. Para se prevenir de
complicações, visite um especialista para que ele possa avaliar sua circulação e lhe auxiliar
a ter uma vida mais saudável.

Tratamento cirúrgico e a laser
O tratamento cirúrgico de varizes pode ser convencional ou a laser. Os dois métodos são eficientes e eliminam o problema. Porém com o avanço da tecnologia o tratamento a laser tem vantagens. Além de eliminar as veias doentes, no caso de uma cirurgia envolvendo a veia safena não é necessário removê-la. Outra grande vantagem da cirurgia a laser é o tempo de recuperação no pós-operatório, que é menor que o da cirurgia convencional, podendo voltar as atividades normais entre 1 ou 2 dias, além de diminuir significativamente a dor da recuperação.

Anestesia
A cirurgia pode ser feita com anestesia local ou bloqueio, dependendo do porte da cirurgia.

Tratamento sem cirurgia
Existe também o tratamento de varizes sem cirurgia, conhecido como a escleroterapia ou esclerose com espuma, que é a secagem dos pequenos vasinhos, o médico faz aplicações de medicamentos esclerosantes nas veias prejudicadas através micro-agulhas, isso faz com que ocorra um endurecimento e obstrução do fluxo sanguíneo no local. Com essa obstrução o sangue volta a fluir por outras veias saudáveis, sumindo com o aspecto das varizes ou vasinhos.

Para saber mais detalhes sobre os três tipos de tratamento de varizes acesse os links abaixo.

Cirurgia de Varizes
Método recomendado para tratamento da veia safena.

Escleroterapia
Depende do calibre da veia prejudicada e as aplicações variam de acordo com a quantidade de vasinhos ou microvarizes.

Quais os sintomas das varizes?
Na maioria das vezes a queixa principal é estética, as veias ficam dilatadas, tortuosas e muito visíveis na região dos pés. Veja que o problema de varizes vai bem além do quesito estético, os principais sintomas que prejudicam seriamente a saúde são:

• Dores nas pernas
• Câimbras
• Queimação nas pernas e planta dos pés;
• Inchaço, especialmente nos tornozelos ao final do dia;
• Coceiras leves e constantes;
• Cansaço ou sensação de fadiga;
• Sensação de peso nas pernas;
• Presença de veias azuladas e muito visíveis abaixo da pele;
• Agrupamentos de finos vasos avermelhados;

Se você sente algum destes sintomas marque uma consulta com Angiologista Especialista no assunto. Ele poderá lhe orientar e avaliar sua circulação.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Inchaço nas pernas


Você trabalha sentado o dia inteiro? Sente dores nas pernas às vezes? Geralmente, no fim do dia?


Pois, seu sistema circulatório pode estar com problemas.

Vamos entender melhor como ele funciona e como aliviar os sintomas?


O sistema circulatório é como uma estrada de mão dupla por onde o sangue corre.
O sangue oxigenado sai do coração por meio das artérias e leva nutrientes e oxigênio para os músculos, pele, cérebro e outros órgãos do corpo.
Já o caminho de volta é pelas veias.

Fazer o trajeto de ida só é possível porque o coração é um músculo que bombeia o sangue. Mas, para ele voltar ao coração, é necessário a ajuda de um músculo da perna: a batata da perna.


Ela é considerada o coração da perna. Entre 85% e 90% do sangue que volta ao coração passa por dentro desse músculo. Então, quando a gente contrai a musculatura, essas veias são comprimidas e, como elas têm válvulas, a válvula de baixo fecha e a de cima abre. Portanto, o sangue é bombeado da perna de volta ao coração.

A circulação funciona bem quando a parede das veias tem o tamanho certo. Quando elas dilatam, o retorno do sangue para o coração fica mais difícil.

São vários os sinais de que isso está acontecendo: a perna incha, pesa e dói. Esse desconforto normalmente passa depois que a pessoa fica um tempo deitada. Se não passar, o problema pode ser outro, como rim ou coluna.

Fazer  este teste muito simples que indica o inchaço: comprima a perna com os dedos e espere cerca de 30 seg. Depois, tire o dedo. Se o local ficar afundado, é sinal de que sua perna está inchada.


Muitos homens e mulheres sofrem com as varizes, que nada mais são do que veias dilatadas.


Especialistas garantem que elas têm a ver com a predisposição genética e com determinados fatores, como gravidez, uso de hormônio feminino, ficar em pé o dia inteiro, ficar sentado ou parado o dia inteiro e a obesidade.
Devido às variações hormonais, as mulheres estão mais sujeitas a esse problema.


Aqui estão algumas dicas para evitar o inchaço das pernas:


- contraia e relaxe a batata da perna, cerca de 50 vezes a cada hora, para bombear o sangue de volta e diminuir o inchaço;

- quando chegar em casa, após um dia de trabalho, levante as pernas por alguns minutos. Isso estimula a circulação de sangue;

- o uso da meia elástica é recomendável, mas cuidado para ela não apertar muito a perna, especialmente abaixo do joelho;

- é importante repousar antes e depois de uma viagem longa de avião, elevando os pés ou algo do tipo para evitar o inchaço.

O que estimula o surgimento de varizes é ficar parado. Então, nada de acreditar que subir e descer escadas dá varizes, hein? 



Fonte: Mais Você

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Grande parte dos casos de varizes ocorrem devido a hereditariedade




Existem vários fatores que influenciam no aparecimento das varizes, mas em média 80% dos pacientes tem familiares com varizes.

Veja abaixo outros motivos:

• Fatores genéticos
• Irregularidades hormonais
• Gestações (gravidez)
• Uso de pílulas anticoncepcional
• Obesidade
• Sedentarismo
• Trabalhar de pé ou sentado durante muitas horas
• Falta de exercícios



E os homens também podem ter varizes?
Sim. Tal como as mulheres, homens também desenvolvem varizes, doença que se caracteriza pela dilatação das veias localizadas nas pernas.

A origem das varizes pode tanto ser hereditária como adquirida por excesso de peso, falta de exercícios, permanecia na mesma posição sentado ou em pé.

Os homens têm a vantagem de poder esconder as varizes sob os pelos das pernas, mas as dores e a preocupação de complicações são motivos para iniciar o tratamento.


Os homens podem desenvolver todos os tipo de varizes, das mais finas, às varizes reticulares e tronculares ,sendo esta última a mais comum no sexo masculino.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Meias elásticas para as varizes


No outono e inverno, época de temperaturas mais baixas, as mulheres procuram logo o Especialista em varizes e vasinhos para eliminarem o problema.

O motivo?

É que na maioria dos casos recomenda-se o uso de meias elásticas de média compressão após o tratamento, e no frio é mais cômodo usá-las.

Também existe a recomendação de não expor o local tratado ao sol, para não provocar manchas na pele, e nessa estação do ano. Por isso aproveite para esconder as pernas nas calças, meias grossas e botas.

Mas enquanto suas pernas estão escondidas do frio, aproveite para fazer o preventivo e evitar que as varizes apareçam justamente no verão. Como titulo deste post já diz: Utilize as meias elásticas para varizes durante o Outono e o Inverno. Suas pernas vão agradecer. 


Aproveite e faça um comentário sobre este Post e conte as nossas leitoras como é divertido usar as meias e se prevenir ao mesmo tempo.


Para saber mais sobre o aparecimento das varizes e como tratar os pequenos vasos (microvarizes) recomenda-se a escleroterapia, popularmente conhecida como "secagem de vasinhos", onde substâncias esclerosantes são injetadas na veia, obstruindo a passagem do sangue na mesma, assim o próprio organismo se encarrega de encontrar outro caminho para o sangue.


Existem outros tipos de tratamentos, para cada caso o médico especialista indicará o método ideal.
Para que os resultados sejam satisfatórios é importante procurar um especialista no assunto, evitando assim complicações.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...