segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Exigência da natureza - Saúde da mulher e saúde do homem





Será que a saúde da mulher requer maiores cuidados que a do homem ao longo da vida? Ninguém precisa ter estatísticas à mão para responder a essa pergunta. O corpo feminino, por ter sido idealizado pela natureza para conceber e gerar vida, pede um pouco mais de atenção, mesmo para quem optou por não ter filhos.

Dessa forma, a manutenção da saúde feminina exige diversas atitudes preventivas nas diferentes fases da vida.

No entanto, cada mulher possui uma história de vida, hábitos e costumes diferentes, devendo, portanto, receber uma orientação individualizada no que diz respeito à sua saúde.

 Dicas Para ter saúde, sem precisar ser super mulher:

• Exercite-se regularmente em sessões de 30 minutos, no mínimo, três vezes por semana, de preferência com atividades aeróbicas, como correr e caminhar.

• Faça refeições em horários regulares e mantenha um bom equilíbrio entre a ingestão de carboidratos (massas e doces), proteínas (carnes, ovos e leguminosas) e gorduras.


• Beba um mínimo de um litro e meio de líquidos por dia (água, sucos e chás).

• Não fume. O cigarro é responsável por diversos tipos de doenças, que vão desde a bronquite até o câncer de pulmão e outros tipos de tumores.

• Modere o consumo de bebidas alcoólicas e reduza a ingestão de sal e cafeína.

• Consulte um ginecologista pelo menos uma vez por ano.

• Lembre-se de que o dia tem apenas 24 horas e que, idealmente, você deve dormir em um terço dele.


Fonte: Bradesco Saúde

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Vença o clima seco e proteja a saúde das doenças respiratórias



Depois de registrar o menor índice de umidade em três anos, a cidade de São Paulo deve permanecer em alerta por causa do tempo seco até domingo. A previsão do clima é semelhante para a maioria das regiões no país. 

O estado de alerta é definido quando a umidade do ar fica entre 20% e 30%. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), algumas cidades do Noroeste do Estado vão completar 40 dias sem chuva.

Os problemas para o sistema respiratório causados pelo tempo seco são vários: os casos de pneumonias, gripes, sinusites, alergias e resfriados crescem até 25%, segundo a Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo quando a umidade cai e os índices de poluição, consequentemente, aumentam. Mas, para fugir desse problema e garantir que saúde fique 100%, basta seguir alguns cuidados que deixam seu corpo livre dessas reações chatas.

Segundo especialista, o sangramento nasal, mal-estar, tontura, pele seca, olhos vermelhos, boca seca e lábios rachados são sintomas comuns nessas condições climáticas, o que pode resultar em desmaios e altos níveis de desidratação. Hidratar o corpo, ingerindo água, sucos naturais, consumir muitas frutas e verduras e evitar fast food é o primeiro passo, afirma. A grande ingestão de líquido é ótima para driblar o ar seco, mas outros cuidados também são importantes, como o uso de colírios.

Cuide da alimentação

É importante durante o tempo seco tomar providências como: aumentar a hidratação, com a ingestão de água ou isotônicos; consumir frutas ricas em água, como melancia e melão, e evitar a prática de exercícios muito intensos ao ar livre em horas quentes.

Mantenha a pele hidratada

Outra dica que garante a saúde e a beleza da sua pele nos dias de baixa umidade do ar é apostar em cremes e umidificantes. Para deixar a pele bonita, é preciso lambuzar o corpo com hidratantes e filtros solares, evitar banhos quentes, demorados, uso de sabonetes e buchas, evitar atividades físicas no horário de 10 às 16h, colocar soro fisiológico nas narinas e fazer compressas de água filtrada nos olhos, se eles estiverem irritados. Umidificando bem os ambientes, os sintomas de asma e rinite tendem a diminuir. Isso porque, quanto mais seco o clima, mais ácaros e fungos aparecem, e eles são os principais fatores desencadeantes das alergias.

Natação para driblar o tempo seco

A prática de esportes também merece atenção especial no tempo seco. O corpo se cansa mais facilmente, a garganta passa a arranhar e os olhos ficam irritados com facilidade. Mas nada disso é motivo para você fugir das atividades físicas. É recomendado que os exercícios físicos sejam feitos nas primeiras horas da manhã, no final da tarde ou à noite, quando o clima seco não incomoda tanto. Além disso, exercícios ao ar livre devem ser realizados em locais que possuam muitas árvores, como parques e praças.

Natação, hidroginástica, hidro cycle e os demais esportes na água são uma boa alternativa se o ar pesado estiver incomodando. Os exercícios aquáticos são os mais recomendados nesta situação, pois em um ambiente de piscina, a umidade do ar tende a ser maior do que em locais abertos, o que diminui essa constante agressão causada pela poluição ao sistema respiratório.



Fonte: Minha vida

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Esporte é qualidade de vida


Como sempre prometemos diversas mudanças para a nossa vida. Mas uma delas não deve ser adiada: a sua saúde é o fator mais importante, pois é através dela que conseguimos enfrentar os obstáculos do dia-a-dia, no trabalho, nos estudos, nas nossas relações, enfim para tudo.

O esporte e uma alimentação mais saudável são os principais aliados para a boa saúde do corpo e da mente também.

Dentre as várias práticas esportivas, a corrida é uma opção que beneficia o sistema cardiovascular, a resistência física, ajuda a queimar muitas calorias, além de trazer um ótimo humor às pessoas. Mas para isso é muito importante que se tenha o acompanhento de profissionais.

Antes do início da prática de esportes, procure seu médico para que ele indique um check-up que avalie as condições cardíacas e respiratórias.

Outro passo importante é sempre ter a orientação de um profissional de Educação Física ou um médico do esporte. Este último poderá dar diversas dicas de como começar a prática do esporte, evitando complicações na saúde, como as "famosas" lesões musculares.
O auxílio deste profissional é de extrema importância para o seu desempenho no esporte e para a prevenção de diversos problemas de saúde.

Tenha sempre uma atividade física, evite o sedentarismo e controle sua alimentação sempre. Pode ter certeza que você se sentirá muito melhor e bem disposto para realizar todas as atividades do dia a dia.

Fonte: Mídia Esporte

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Varizes / Insuficiência Venosa



Insuficiência venosa é um distúrbio resultante da dificuldade do sangue em retornar dos membros inferiores, pés e pernas, para o coração. Este distúrbio pode ocorrer devido à coagulação sanguínea excessiva ou à inflamação das veias das pernas. A insuficiência venosa é resultado da incapacidade das válvulas das veias das pernas de segurar o retorno do sangue contra a gravidade, e dessa forma a circulação do sangue nas veias fica prejudicada. Este problema leva à formação das varizes e pernas inchadas.

Varizes são veias dilatadas e deformadas perto da superfície da pele que tendem a desenvolver uma coloração azulada. Quando as válvulas das veias enfraquecem, acúmulos de sangue se formam nas veias e tendem a provocar a sua dilatação. Ficar em pé ou sentado por muito tempo, não fazer exercícios, bem como a obesidade e a gravidez podem aumentar a formação de varizes. Algumas vezes, as varizes podem ser dolorosas.



 Sintomas:
  • Sensação de perna pesada. Essa sensação piora depois que a pessoa passa muito tempo em pé e melhora se elevar as pernas;
  • Inchaço de tornozelos, pés e pernas;
  • Se a insuficiência venosa progredir, a pele tende a escurecer e úlceras podem aparecer. Freqüentemente a insuficiência venosa gera varizes;
  • Dores;
  • Coceira;
  • Varizes geralmente aparecem nas pernas como veias dilatadas e deformadas perto de superfície da pele e podem parecer azuladas.

Dicas de estilo de vida:
Pessoas com insuficiência venosa ou varizes não devem ficar sentadas ou de pé por períodos muitos longos. Quando estiverem sentadas devem procurar elevar as pernas. Andar ajuda a melhorar a circulação do sangue nas veias. Usar meias específicas para comprimir as pernas pode ajudar na prevenção das varizes. Além disso, é uma boa idéia se exercitar (por exemplo, andar, nadar, pedalar) para manter a saúde dos vasos sanguíneos. Vale lembrar que a obesidade é uma das causas das varizes, portanto, é recomendado o emagrecimento e controle para quem está acima do peso adequado.


Fonte: Corpo Prefeito

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Varizes masculinas

Embora a incidência de varizes seja maior nas mulheres, os homens também podem padecer do mal, que causa aquelas dores com sensação de queimação, cansaço, pernas pesadas e ainda o inchaço das pernas, especialmente ao redor do tornozelo.

As varizes são veias tortuosas e doentes que, devido a um problema nas suas válvulas, faz com que o sangue circule no sentido contrário ao natural. As causas podem variar de herança genética, ao sedentarismo e por ficar muito tempo em pé.

Os homens costumam resistir mais tempo a procurar um especialista para se tratar, só indo quando as dores ficam muito acentuadas. O que ocorre normalmente por volta dos 50 anos. Essa demora só agrava o caso e dificulta o tratamento.

Embora possa haver uma predisposição genética, é aconselhável alguns cuidados para prevenir as varizes. O primeiro é controlar o peso, evitando engordar em excesso. Uma dieta rica em fibras também influi, pois evita a constipação intestinal.

Outro fator importante é procurar não ficar muito tempo parado, tanto sentado quanto em pé, pois não favorece a circulação sanguínea. As meias elásticas podem ajudar nisso. O fumo também deve ser evitado e os homens devem procurar sempre manter uma atividade física com supervisão médica.


Tratamento das varizes nos homens
Os tratamentos para o tratamento das varizes variam de acordo com o estado das veias. Em geral, os homens têm veias varicosadas maiores do que as mulheres devido a demora em buscar um médico.

Por isso, o mais indicado geralmente é o laser endovenoso, que é muito pouco invasivo e fecha os vasos pela ação térmica, sendo necessária somente uma intervenção e os vasos ão naturalmente absorvidos pelo organismo.

Mas, dependendo o caso, pode ser necessária a retirada da veia afetada. Esse processo melhora a drenagem venosa e alivia os sintomas, além de prevenir as complicações decorrentes do agravamento do caso.

Já para aquelas veias mais superficiais, chamadas de telangiectasias ou aranhas vasculares, o tratamento é a escleroterapia, que consiste na injeção de uma solução esclerosante dentro desses vasos.



Fonte: Qualicorp
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...