segunda-feira, 26 de novembro de 2012

A importância da alimentação e da atividade física



A prática de atividade física é de extrema importância para ter uma vida mais saudável, e a alimentação adequada para o tipo de atividade que você faz é essencial para que você obtenha o resultado esperado. 

Jamais devemos treinar de estômago vazio, essa atitude pode levar a casos de tontura, queda da pressão arterial ou crises de hipoglicemia, é importante lembrar que para se exercitar o corpo necessita de energia


Por isso, é fundamental consumir pelo menos 30 minutos antes do exercício, alimentos fontes de carboidrato, que nos dão energia para praticar a atividade física, além de fornecer oxigênio, evitando a fadiga dos músculos. A recomendação é que esse nutriente faça parte de cerca de 45 a 65% da nossa alimentação diária.

Dê preferência aos carboidratos complexos: arroz integral, pão integral, barra de cereais, frutas são boas opções, pois saciam por mais tempo, por serem ricos em fibras.

Após o exercício, você deve consumir alimentos fontes de carboidrato e de proteína. O carboidrato contribui para a reposição dos estoques de energia do nosso organismo.

Já a proteína é fundamental para a formação massa muscular, e sua recomendação é de 10 a 35% da alimentação diária. Na maioria dos casos, somente com a alimentação é possível atingir essa recomendação. Fique atento somente um nutricionista presencial, poderá analisar a necessidade de suplementação ou de aumentar o consumo de alimentos fontes desse nutriente. A proteína é encontrada principalmente em alimentos de origem animal como leite e derivados, carnes e ovos, uma fonte vegetal de proteína são as leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, soja).

Enquanto a proteína é importante para a formação de massa muscular gordura se destaca pela sua função energética é através dela que obtemos as vitaminas lipossolúveis A, D, E e K. O excesso de gordura pode prejudicas a digestão e também causar mal estar durante a prática de exercícios. Sua recomendação diária de ingestão é de 20 a 35% do valor calórico total da alimentação.

Além disso, é importante ficar de olho no consumo de água. É necessário beber água antes, durante e após a atividade física, para evitar a desidratação.

Fonte: Minha Vida

quarta-feira, 14 de novembro de 2012




Atividades físicas realizadas em piscinas fortalecem os músculos e melhoram o condicionamento físico. Por serem realizados nesse ambiente o impacto muscular é reduzido, não prejudicando as articulações, evitando lesões e dores. A pessoa também  consegue permanecer mais tempo em atividade devido a eliminação do impacto.
Este tipo de atividade pode ser praticado em qualquer idade e é encontrado facilmente nas academias de ginástica (a maioria possui piscinas aquecidas).
Realizando treinos mais intensos é possível emagrecer, melhorar a capacidade cardiorrespiratória, flexibilidade do corpo em geral e corrigir a má postura.
Falando em atividade física....

Os exercícios realizados na água apresentam muitos benefícios como apresentado acima e ainda auxilia o retorno do sangue pelo sistema venoso, ou seja, diminui a dilatação dos vasos, evitando o surgimento de varizes.



*Exercícios físicos dentro da água também são utilizados para tratamento de lesões (reabilitação).

Atualmente você está praticando algum exercício físico?
Como este exercício tem melhorado sua qualidade de vida?




Fonte: Portal Uol Saúde

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Compare a corrida em esteira e na rua e escolha a que mais se encaixa aos seus objetivos


 

A escolha pela corrida na esteira ou na rua implica na avaliação de critérios que vão além da definição do espaço. Apesar dos movimentos serem idênticos em ambos os lugares, as condições específicas de rua e esteira chegam a dar impressão de que se tratam de esportes diferentes. Tanto é que quem corre na esteira pode não conseguir se desenvolver bem na pista, e vice-versa. 

A esteira é uma manta de rodagem com velocidade constante, rodando sem parar sob seus pés. Por isso que, para correr mais rápido em uma esteira, o aluno inconscientemente começa a correr para cima, e não para frente como seria o correto. Dessa forma, o atleta tende a aumentar somente o que chamamos de tempo de voo (tempo entre uma pisada e outra na esteira).

Mas vale lembrar que a esteira é uma ótima pedida para treinar. Aquece o corpo quando o clima está frio ou quando o aluno está se recuperando de alguma lesão e precisa de um ritmo lento e constante para que o corpo volte a se acostumar com o esporte. Neste último caso, é importante verificar se o aparelho conta com um bom sistema de amortecimento, poupando a articulações.

Já a rua é composta por diferentes pisos e fatores externos que interferem no desempenho. A variação nos calçamento exige atenção: o asfalto gera maior impacto nas articulações, mas traz uma resposta mais rápida em termos de velocidade. Correr na terra, na areia batida ou na grama é indicado para quem busca mais amortecimento do impacto. Além disso, esses terrenos trabalham mais equilíbrio, coordenação motora e propriocepção - capacidade de reconhecer a sua resposta corporal a estímulos externos, testando os limites do corpo.


Com
bine as atividades

Um treino ideal deve combinar as duas versões, trabalhando na mesma medida todas as habilidades e garantindo a evolução integral do corredor. Mas, melhor do que ficar parado, é experimentar a opção que você mais gostar ou for mais fácil para você. A esteira é mais prática para muita gente. Não tem problema com chuva e o piso é mais plano e seguro. Mas note que, se há intenção em participar de competições, os treinos ao ar livre são indispensáveis para se adaptar e ter certeza do seu nível de rendimento.
Gasto calórico

Com relação ao gasto calórico, não se abale só por isso. A intensidade e a frequência dos treinos interferem bem mais na queima de calorias do que o piso onde você corre. Uma dica para simular alguma resistência do ar na esteira e equilibrar a postura é colocar uma leve inclinação de 0,5% nos treinos. Tome cuidado com o incremento de inclinações maiores que essa, que podem forçar demais as articulações e sobrecarregar sua coluna.




Fonte: Minha Vida
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...