segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Obesidade e suas causas


A causa da obesidade é multifatorial, ou seja, ela é decorrente de vários fatores que podem estar agindo isoladamente ou em conjunto. Entre esses fatores, está a ingestão aumentada de calorias, diminuição da atividade física, idade, fatores genéticos e emocionais.


A adolescência é o período da vida em que ocorrem muitas mudanças no corpo. É nesta fase que se observa o "estirão de crescimento" caracterizado pelo aumento da estatura acompanhado, muitas vezes, pela diminuição de peso corpóreo. Entretanto, com o aumento da idade ocorre a redução da necessidade calórica do indivíduo, pois, observa-se declínio da atividade física como também alterações na composição corporal caracterizada pela diminuição quantitativa de músculos e conseqüente aumento de tecido gorduroso.



Observa-se também, em as pessoas que apresentam ansiedade, nervosismo ou que estão sob estresse o comportamento compensatório através da alimentação. Assim, enquanto algumas pessoas perdem o apetite outras, apresentam comportamento voraz pelos alimentos.


Há também, doenças relacionadas com hormônios que podem levar ao aumento de peso, se não tratadas. O hipotireoidismo é um exemplo típico. Nele a necessidade calórica torna-se reduzida, pois ocorre a diminuição do metabolismo. 

Além disso, muitos estudos demonstram que a obesidade é hereditária. Isto quer dizer que se você tem histórico familiar de obesidade (pai, mãe) provavelmente você será um adulto obeso.

Assim, quando notamos que está ocorrendo aumento de peso, devemos analisar primeiro se ocorreu alguma mudança no estilo de vida. Será que não se está fazendo menos atividade física do que antes?

Há algum fator emocional que pode estar afetando a alimentação? Ou simplesmente houve um aumento da quantidade a alimentos ingeridos?

Se as respostas não justificam o aumento de peso provavelmente há o fator genético agindo como causa. Mas atenção: ter características genéticas contribuindo para o ganho de peso não dever ser desculpa para não tentar atingir o peso ideal, o qual varia de pessoa para pessoa. Com isso, a adoção de dietas hipocalóricas e o aumento da atividade física tornam-se necessários.

Fonte: CyberDiet

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Quais os tipos de varizes



Existem basicamente três tipos de varizes.

1) Veias Tronculares:
São grossas, saltadas e bem visíveis na pele. O tratamento deve ser feito em ambiente hospitalar e existe a possibilidade de serem tratadas a laser.

2) Veias Reticulares:
São visíveis mas não salientes, possuem coloração azulada ou esverdeada.  O tratamento pode ser feito em ambiente hospitalar e em alguns casos mais simples e de baixo risco no próprio consultório.

3) Microvarizes:
São pequenas ramificações, também chamadas de “vasinhos”. Este tratamento pode ser realizado no consultório somente após a avaliação de um médico especialista.

Quais os tipos de tratamento de varizes?
Em geral existem três tipos de tratamento. A mais conhecida é a Cirurgia de Varizes realizada em ambiente hospitalar e na maioria dos casos necessita de Anestesia Raqui ou Anestesia Local. Dependendo da quantidade de veias doentes pode ser utilizado o método convencional através de micro agulhas que removem as varizes, a recuperação varia de 1 a 3 dias, dependendo do porte da cirurgia. 

O segundo método também realizado em ambiente hospitalar é a Cirurgia de varizes a lasermétodo bastante recomendado para tratamento da veia safena, pois não é necessário removê-la, este tratamento elimina as veias doentes com 98% de eficácia.

Uma microfibra ótica é introduzida na veia doente e o Laser de Diodo instalado na ponta do equipamento contrai as paredes da veia obstruindo o fluxo de sangue daquela região.

O terceiro método é a escleroterapia, conhecida também como Esclerose com Espuma, este tratamento depende do calibre da veia doente. Essa técnica é usada para secar vasinhos (veias avermelhadas). Neste caso o médico especialista realiza o tratamento no próprio consultório.

Para saber mais detalhes sobre os tipos de tratamento de varizes acesse os links abaixo:

Cirurgia de Varizes
Método convencional, a cirurgia é feita com micro-agulhas que removem as varizes e a recuperação pode ser em 3 dias.

Cirurgia de Varizes a laser
Método recomendado para tratamento da veia safena.

Escleroterapia
Depende do calibre da veia prejudicada e as aplicações variam de acordo com a quantidade de vasinhos ou microvarizes. 

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Sucos para desintoxicar o organismo

Sucos desintoxicantes

Os sucos desintoxicantes ajudam a limpar o organismo dos excessos cometidos na ceia de Natal. Escolha sua receita e prepare hoje mesmo.

Os sucos desintoxicantes promovem uma verdadeira faxina no organismo. Eles eliminam as toxinas acumuladas por excesso de alimentos gordurosos e nocivos à saúde. Depois de saborear uma ceia de Natal bem farta, aposte em uma destas receitas de sucos desintoxicantes e digestivos para equilibrar seu organismo.


Suco desintoxicante
Ingredientes

- 4 cenouras sem casca
- Suco de 2 limões
- 1 colher (sopa) de linhaça triturada


Modo de fazer

Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida. Para melhor absorção, consuma em jejum.



Suco desintoxicante e antiansiedade

Ingredientes 
- 1 limão pequeno
- Suco de 2 laranjas-lima
- 6 folhas de alface
- ½ copo de água
 Modo de fazer
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Coe e consuma imediatamente.

Suco digestivo*

Ingredientes 
- ½ xícara cheia de melão
- ½ xícara cheia de mamão papaya
- 150ml de água de coco
 Modo de preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador, coar e servir.

*Receita cedida pela Desfrutti.
Fonte: Corpo a corpo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...