quarta-feira, 20 de março de 2013

Cirurgia de Varizes | O que são e como surgem as varizes?



As varizes se constituem num dos problemas mais antigos do ser humano e calcula-se que 20% dos adultos por volta dos 30 anos tem varizes.

Para o seu conhecimento a palavra Variz vem do latim: Varix que significa serpente.

Quem sofre mais com as varizes?
Em estudos constatou-se que no Brasil são mais de 20 milhões de pessoas com este problema. Dentre essas pessoas as mulheres são mais atingidas que os homens.

Isso ocorre devido a progesterona que é um hormônio feminino que colabora com a dilatação da veia. Outros fatores hormonais como a gestação, menstruação e menopausa parecem ter relação com a maior facilidade de dilatação das veias segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular (SBACV), alguns pesquisadores relataram que as terapias de reposição hormonal e anticoncepcionais aumentam o risco de varizes.

Outro fator que favorece as varizes é a presença hereditária aonde o problema já vem de dentro da família, consequentemente as varizes podem ser mais precoces e apresentam sintomas como: veias azuladas na perna, coceira, dores, câimbras, etc. Entenda que as varizes, são veias doentes, que se tornam progressivamente dilatadas, alongadas e tortuosas. Dependendo da fase em que se encontram, podem ser de pequeno, médio ou de grande calibre.

Existem quantos tipos de varizes?
Existem basicamente três tipos de varizes: 
Veias Tronculares, que são as grossas, saltadas e bem visíveis na pele.
Veias Reticulares, que são visíveis mas não salientes, possuem coloração azulada ou esverdeada.
Microvarizes: São pequenas ramificações avermelhadas, também chamadas de “vasinhos”.

Como surgem as varizes?
Acompanhe o exemplo abaixo para compreender o processo de formação das varizes:
Quando uma pessoa, seja homem ou mulher, fica muito tempo em pé ou sentada, o sangue vai para o pé com muita facilidade por ser impulsionado pelo coração e devido a gravidade. Mas o sangue precisa retornar ao coração para manter o fluxo sanguíneo para nutrir todo organismo. Se este processo falha, o sangue não sobe e a veia começa a ficar tortuosa.

Este problema pode ocorrer em homens e mulheres em duas situações:
Em pessoas que possuem veias com válvulas e paredes normais o sangue aguarda a melhor oportunidade subir, sem causar nenhuma alteração no processo de bombeamento nem desconforto. Agora em pessoas que as válvulas já estão doentes acontece uma inversão no caminho, o sangue não sobe e passa a ir de cima para baixo e da veia profunda para a superficial.
É exatamente esta inversão que provoca o aumento do volume sanguíneo dentro da veia ocorrendo o processo de dilatação e o aparecimento das varizes.

Posso ajudar o sangue a voltar para coração?
Sim. Na perna existe o chamado "coração periférico" que é a musculatura da panturrilha (batata da perna), este coração quando fortalecido funciona muito bem. Movimente o músculo da perna contraindo e relaxando a panturrilha. Torne um hábito subir e descer escadas, praticar esportes, caminhar e pedalar. Outra opção é deitar e deixar suas pernas inclinadas para cima durante algum tempo. Isso ajudará o fluxo sanguíneo. 
Salientando que isso não repara uma veia que já esta doente (varizes), não funciona como tratamento.
O paciente deve ser avaliado por um médico especialista antes de iniciar atividades físicas, desta forma previnem-se as complicações.

Continue lendo...

sexta-feira, 8 de março de 2013

Feliz dia Internacional da Mulher

Neste dia mais que especial desejamos a todas as mulheres muitas alegrias e principalmente respeito que o que todas merecem sempre!

Parabéns pelo seu dia!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...