quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Cirurgia de varizes com Radiofrequência

A cirurgia através da radiofrequência é mais rápida e o tempo de recuperação é menor quando comparado com a cirurgia de varizes convencional.


A radiofrequência é uma técnica minimamente invasiva realizada através da inserção de um cateter onde a temperatura é controlada por radiofrequência que aquece e contraem as paredes da veia safena doente obstruindo a passagem do sangue a fazendo com que fluxo sanguíneo seja direcionado para outras veias saudáveis. 

Quando a cirurgia de varizes com radiofrequência é indicada?
O tratamento com radiofrequência é mais indicado em casos das veias doentes, tronculares e veias de maior calibre como a veia safena. Através do tratamento com radiofrequência não é necessário removê-la, a veia permanece mas sem ocasionar transtornos circulatórios, e o próprio organismo se encarrega de desviar o sangue que passava por ali para outras veias saudáveis.

Qual o tempo de recuperação da radiofrequência?
O pós-operatório da cirurgia de varizes com radiofrequência exige, em média, repouso de apenas 2 dias, podendo o paciente retomar as atividades normais após avaliação médica.

Quando a cirurgia a radiofrequência é mais indicada?
A indicação irá depender do quadro clínico e os resultados dos exames pré-operatórios. Geralmente o paciente escolhe o tratamento com radiofrequência devido ao tempo de recuperação que é bem menor que o tratamento convencional, chegando a ser de no máximo 2 dias, enquanto a cirurgia convencional pode chegar a 15 dias. Lembrando que este procedimento só pode ser feito em ambiente hospitalar e após uma avaliação médica.

No caso da cirurgia da safena, a radiofrequência é o mais indicada em quase todos os aspectos por tratar a veia sem precisar removê-la, evitando assim hematomas mais prolongados.

Como é feito o procedimento com radiofrequência?
Uma microfibra óptica é introduzida na veia doente até o ponto que está obstruído. A radiofreqüência aplica energia sob a forma de calor através de um cateter , permitindo inclusive que as ramificações da veia sejam conservadas sem danos. A veia é fechada, perdendo sua função, e o organismo se encarrega de desviar o sangue que passava por ali para outras veias saudáveis, evitando assim a retirada da veia.

Como o médico acompanha a cirurgia?
O médico utiliza um ultrassom Doppler intra-operatório que é essencial durante a operação. Através dele que o médico consegue visualizar o que está acontecendo e ter o controle do efeito do laser. Por isso este tratamento deve ser realizado somente em ambiente hospitalar com aparelhagem adequada.

Importante: Siga as orientações do seu médico durante todo o pós-operatório e não tome sol por cerca de 2 semanas. Além disso antes de retomar qualquer atividade física fale com o seu angiologista e evite problemas que podem prejudicar a sua saúde.

Com a radiofrequência é possível acabar de vez com as varizes?
Infelizmente não é possível acabar de vez com as varizes. Mas o acompanhamento é muito importante e ajudará a prevenir. Como umas das causas das varizes é a estrutura das veias, isso não é possível alterar. Ou seja, mesmo após tratar alguma variz, outras veias normais também podem se tornar varizes.

Mas como posso prevenir as varizes?
Para estagnar um estágio, você deve controlar o peso e praticar exercícios frequentemente, mas é imprescindível fazer o acompanhamento com um médico e fazer tratamento para evitar a evolução. O tratamento varia de acordo com o estágio da variz e pode ser medicamentoso.

A cirurgia de varizes com radiofrequência é para homens e mulheres?
Sim. O procedimento a laser pode ser feito em homens ou mulheres.

Por que as mulheres tem mais varizes do que os homens?
Do ponto de vista genético, a probabilidade de ter varizes é a mesma para os dois sexos. As estatísticas são maiores nas mulheres devido produção de estrogênio na mulher, o consumo de pílula anticoncepcional, a gravidez e o sobrepeso são as causas mais comuns de varizes. Além disso a pele da mulher as vezes é mais fina e as veias doentes ficam mais aparente, enquanto nos homens a perna mais peluda disfarça. 

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Garotas com Varizes na Adolescência


Por que as mulheres mais jovens também sofrem com varizes?

Geralmente as varizes são mais comuns em pessoas de meia idade e idosos devido aos acontecimentos naturais do organismo. A tendência é que o quadro venha evoluir com o passar do tempo por conta da dilatação das veias. Cada vez mais cedo este mal tem invadido a vida de garotas adolescentes que se encontram em transição para fase adulta.  

Nas jovens mulheres as varizes surgem geralmente como herança genética do pai ou da mãe, mas outros fatores como o uso precoce de anticoncepcionais, que contém estrógeno e progesterona, hormônios femininos,
são maléficos ao sistema venoso. O sedentarismo e obesidade também favorecem para que mulheres mais
jovens comecem a ter este problema. 

Quando não existem fatores hereditários, outro problema não muito comum, mas que tem aumentado é a má formação do sistema venoso das pernas, onde as veias já nascem com predisposição para se dilatar com o crescimento do fluxo sanguíneo favorecendo a formação das varizes.

Outros acontecimentos como a gestação abaixo dos 20 anos também fazem com que as varizes se desenvolvam, e os sintomas são os mesmos de pessoas mais velhas, porém com uma incidência menor e com maiores chances de prevenção. 

Se a jovem constatar algumas saliências nas pernas, como um pequeno calombo macio e sintomas como dor, sensação de peso ou cansaço nas pernas, queimação, inchaço e manchas escuras nos tornozelos, é importante consultar um médico, pois pode ser o inicio de um problema vascular. 
Sem os devidos cuidados, as varizes podem alcançar uma fase mais avançada e profunda, que consiste em sangramentos exteriores ou hemorragias interna, a flebite que é a formação de coágulos nas veias, deixando-as duras, doloridas e vermelhas  e que em seu estágio final podem gerar feridas e úlceras. 

Em que idade as varizes mais aparecem?
A doença se manifesta principalmente entre os 20 e os 50 anos de idade, e é rara em crianças. O paciente só procura o médico quando começa a sentir dor, mas muitas vezes esse sintoma não aparece. A pessoa deve procurar um médico angiologista para avaliar e diagnosticar a presença de vasos doentes. Quanto mais cedo o tratamento, melhor, pois evita o agravamento. Varizes podem ser controladas, escolha cuidar de sua saúde e previna-se, não espere a doença evoluir.

Ficar em pé e sentado por logos períodos favorecem o aparecimento de varizes? 
Sim. Estas posições dificultam a circulação e é justamente assim que as varizes aparecem. Estando em movimento fazemos funcionar o coração periférico, que impulsiona o sangue para cima evitando o aparecimento de varizes e quando estamos deitados o coração fica no mesmo nível da perna, o que facilita o retorno do sangue, se estivermos com os pés elevados, o coração fica para baixo e os pés para cima e o retorno sanguíneo então é muito favorecido.

Como as garotas podem se prevenir das varizes?
Para prevenir as tão indesejadas saliências nas pernas é bom conversar com seu médico sobre o uso do anticoncepcional e evitar o sedentarismo. Faça exercícios aeróbicos, como bicicleta, caminhada, esteira e natação. Exercícios aeróbicos fazem com que os músculos massageiem o sistema venoso e empurre o sangue no sentido ascendente, impulsionando-o ao coração e aos pulmões.

O salto alto também prejudica as garotas?
Depende. Devido às tendências da moda hoje em dia meninas começam utilizar sapato com salto como um acessório indispensável. O problema é que se for usado por muito tempo ele pode ocasionar as varizes, que além de comprometerem a saúde também podem prejudicar a estética das pernas. 
Pelo fato de não oferecerem uma posição confortável aos pés, a circulação nessa região pode ser afetada pelo salto, o que provoca as varizes. Na grande maioria dos casos, elas causam dores nas pernas, coceira, câimbra, inchaço, dentre outros.
Às vezes, em situações mais graves, é necessário um procedimento cirúrgico para amenizar esse problema. Entretanto, lembre-se de que você pode evitá-lo, para isso, procure variar na altura dos saltos (altos e baixos) e que não ofereçam algum tipo de desconforto aos seus pés. As garotas devem tomar cuidado na escolha da altura do salto. O ideal é entre 2,5 e 6 cm de altura, para que a circulação do sangue na perna seja prejudicada.

O que deve ser evitado pelas jovens mulheres?
• Não usar roupas muito apertadas que dificultem o retorno venoso.

• Usar preferencialmente calçados com salto em torno de 4 cm de altura e com boa base.

• Fazer breves repousos com as pernas elevadas, não colocando almofadas ou travesseiros sob os joelhos, a fim de não comprimir as veias aí localizadas.

• Praticar exercícios físicos que ativem a musculatura da panturrilha. As ginásticas, a caminhada e esportes como a natação, ciclismo e hidroginástica são especialmente recomendáveis. São contra-indicados, no entanto, todo esporte que exija movimentos bruscos, como o futebol, o tênis, o vôlei e o basquete e aqueles de esforço estático, como o halterofilismo, pois o aumento da pressão abdominal que ele provoca prejudica o retorno venoso.

Solicite sempre orientação de um médico antes de tomar qualquer decisão.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...