segunda-feira, 26 de maio de 2014

Dores nas Pernas e Câimbras


Se  você tem frequentes  dores nas pernas, câimbras, sensação de cansaço ou inchaço após permanecer um período em pé ou sentado, isso pode ser um sinal de veias doentes (varizes). 


No caso de apresentar algum destes sintomas, procure um médico Angiologista e Cirurgião Vascular para que ele possa lhe avaliar e apresentar um diagnóstico mais preciso. 

Caso seja identificada a necessidade de um tratamento, siga as orientações médicas para se prevenir de problemas mais graves, pois com o passar do tempo o quadro clínico pode evoluir para uma inflamação das veias, podendo chegar a escurecer a região próxima ao tornozelo e, nos casos mais graves, pode evoluir para úlcera de pernas e trombose




Quais os tipos de tratamento mais eficazes?



Cada caso é um caso, e somente um especialista poderá avaliar e indicar o melhor tratamento para cuidar das varizes de suas pernas. Para compreender rapidamente os três tipos de tratamentos para varizes leia o texto abaixo:

Cirurgia de Varizes Convencional é mais conhecida. É realizada em ambiente hospitalar e necessita de anestesia. O método convencional é realizado por meio de micro-agulhas que removem as veias doentes.

A recuperação pode variar dependendo do porte da cirurgia, necessitando, em média, de 3 a 10 dias de repouso. O segundo método, também realizado em ambiente hospitalar, é a Cirurgia a laser, método indicado para veia de safena, onde não é necessário removê-la.

O terceiro método é a escleroterapia, este tratamento depende do calibre da veia doente. Essa técnica é usada para secar vasinhos (veias avermelhadas). Neste caso o médico especialista realiza o tratamento no próprio consultório. 

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Escleroterapia e Esclerose com Espuma


Secagem de vasinhos
Microvarizes ou veias varicoses


A Escleroterapia é um tratamento para remover os vasinhos e microvarizes (varicoses). Este tratamento não necessita de cirurgia e a recuperação é imediata. 
Esse método é recomendado desde que o paciente seja avaliado corretamente.


Algumas pessoas apresentam minúsculas ramificações (varicoses), de coloração avermelhada, conhecidas também como vasinhos. Esses casos costumam ser assintomáticos e provocam apenas desconforto estético. São de localização intradérmica e apresentam baixo risco à saúde.

Quais os métodos de secagem de vasinhos?
Atualmente existem dois métodos: 

1) Escleroterapia convecional: Com uma agulha fina, o médico aplica a espuma esclerosante na veia doente.

2) Escleroterapia a laser: Após uma avaliação, o especialista faz secagem do vasinho a laser. 

Como é feita a escleroterapia?
O tratamento de escleroterapia não requer cirurgia. Esses vasinhos são tratados com aplicações de medicamentos esclerosantes nas veias prejudicadas, fazendo com que ocorra um endurecimento e obstrução do fluxo sanguíneo. Com essa obstrução, o sangue buscará veias mais saudáveis para que volte a fluir na região, sumindo com os vasinhos avermelhados.

Importante: A escleroterapia pode ser eficaz desde que os “vasinhos” não estejam conectados a veias varicosas. Caso haja varizes, estas devem ser tratadas cirurgicamente ou por meio da esclerose com espuma.

Qual o tempo de recuperação e os cuidados?
Após as sessões de escleroterapia é possível ter uma vida normal. Porém, é muito importante que o paciente siga as orientações de pós-tratamento do médico especialista.

Orientações: O médico irá lhe dizer quando você poderá retornar às atividades físicas, período sem tomar sol, uso de meias elásticas, cremes ou remédios, se necessário.

Posso tomar banho de Sol após as sessões?
Não. O período sem tomar sol poderá variar de 2 a 7 dias, dependendo da quantidade e calibre dos vasos tratados.

Será que também tenho varizes?
Existe uma tendência hereditária para que algumas pessoas apresentem varizes, e, além dessa tendência, alguns fatores podem desencadear o aparecimento ou piorar o quadro. Alguns desses principais fatores são: o sedentarismo e a gravidez. Contudo, vale ressaltar que após a gravidez as veias dilatadas podem voltar ao normal. A questão genética ou hereditária das varizes atinge homens e mulheres igualmente, porém, existe uma proporção muito maior de mulheres com varizes po
r causa do efeito do hormônio feminino que agrava o problema.

Será que tenho tendências? Quais os sintomas?
Para saber se você tem tendências a ter varizes, veja se alguns dos sintomas mais comuns estão se manifestado, como: dores nas pernas, câimbras, sensação de cansaço, coceira, queimação, entre outros.
Se você sente estes sintomas, somente um especialista poderá avaliar sua circulação sanguínea e orientar como deverá proceder para se prevenir de complicações futuras.

O que são as varizes?
As varizes dos membros inferiores são veias doentes que se tornam progressivamente dilatadas, alongadas e tortuosas, dificultando a circulação sanguínea. Dependendo da fase em que se encontram, podem ser de pequeno, médio ou grande calibre. Somente um médico especialista poderá avaliar e analisar se sua circulação sanguínea esta prejudicada, e se necessita de tratamento.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Os vasinhos e as varizes



Os vasinhos vermelhos não representam  um mal à saúde. O problema é que eles podem surgir combinados com veias maiores já dilatadas e sinuosas, muitas vezes não visíveis, também chamadas de Varizes internas.



Conhecimento: A palavra variz se origina do latim: VARIX que significa SERPENTE.


Mesmo que elas não sejam aparentes, as varizes podem causar dores nas pernas, inchaço, ardência, sensação de cansaço, entre outros sintomas.

Para que o quadro não se agrave, é importante que você faça uma avaliação de sua circulação sanguínea.
Um especialista poderá lhe passar um diagnóstico minucioso sobre sua circulação, e indicar se haverá necessidade de tratamento de varizes ou Microvarizes, e qual o tipo de tratamento.
Entenda que muito mais que antiestéticas, as varizes causam um problema fisiológico para o organismo.

Com o tempo, a má circulação pode provocar consequências para sua saúde,
como: descamação da pele no local, sangramento, dermatite ocre, edema, úlceras,
Varicorragia e tromboses (que ocorrem quando o sangue coagula e entope a veia).

O desprendimento destes coágulos, ou trombos, pode resultar também em embolia pulmonar em decorrência da liberação de um coágulo que acaba se instalando em uma artéria pulmonar. 

Quando devo tratar minhas varizes?
Você deve tratar as varizes antes que elas apareçam. Caso já estejam em estado avançado, o ideal é que o tratamento comece o quanto antes, pois como toda doença crônica, se não for tratada pode se agravar e chegar a causar complicações para sua saúde.

Existe um tratamento rápido e sem cirurgia?
Sim. Para casos em que as veias doentes são menores existe o tratamento de Escleroterapia, também conhecido como Esclerose com Espuma. O médico avalia o estado das veias por meio de um aparelho infravermelho que poderá indicar ou não esse tipo de tratamento.

Como é feito este tratamento?
O médico especialista aplica uma combinação de medicamentos esclerosantes nas veias prejudicadas, fazendo com que ocorra um endurecimento e obstrução do fluxo sanguíneo naquele local, fazendo com que o sangue volte a fluir por outras veias saudáveis.
O número de aplicações necessárias irá depender da quantidade de vasinhos ou Microvarizes, reação do tratamento e o grau de dilatação das veias doentes. Ao final de cada aplicação, o médico saberá dizer quantas aplicações ainda serão necessárias para concluir o tratamento. Em pacientes que reagem bem aos medicamentos podem ser feitas até 2 sessões no mesmo dia. Somente os vasinhos ou Microvarizes podem ser tratados por esse método, desde que não estejam conectados a veias varicosas. Caso haja varizes, estas devem ser tratadas cirurgicamente em ambiente hospitalar, de preferência antes de iniciar o tratamento de escleroterapia.

Qual o tempo de recuperação da Escleroterapia?
É quase que imediato. Logo após a aplicação, o médico recomenda que o paciente evite ficar de pé por muito tempo, se puder ficar sentado e manter as pernas erguidas, melhor.

Em seguida, poderá ter uma vida normal, e até mesmo voltar ao trabalho na mesma hora. Porém, é muito importante que o paciente siga as orientações de pós-tratamento recomendadas pelo médico especialista. 

Orientações: O médico irá lhe dizer quando você poderá retornar às atividades físicas, período sem tomar sol, uso de meias elásticas, cremes ou remédios, se necessário.


Cirurgia de varizes convencional ou tradicional?
A cirurgia de varizes, tanto as grandes cirurgias como as pequenas, são feitas em ambiente hospitalar e obedecem às mesmas regras de segurança de qualquer outra cirurgia. Este procedimento geralmente exige anestesia.

Eu recebo alta no mesmo dia?
Geralmente sim. Embora precise de anestesia, a cirurgia de varizes é simples e os riscos são mínimos. Após uma avaliação pós-operatória, o paciente recebe alta no mesmo dia ou no dia seguinte, dependendo do porte da cirurgia.

Como é o Pós-operatório?
Após a cirurgia, deve-se usar meias elásticas de compressão (caso seja indicada pelo médico), e fazer repouso por dois ou três dias. Quando for agendar sua cirurgia, lembrar que é necessário dispor dos dias que forem necessários para a completa recuperação pós-operatória. 

Cirurgia de varizes a laser
Este é o tratamento de varizes mais avançado, rápido e eficaz. Por exemplo, no caso de uma cirurgia em que a veia safena esteja envolvida, o tratamento a laser é a melhor opção, pois evita que a  seja removida. Ela apenas não fará mais parte do sistema circulatório, pois estará completamente esclerosada, diferentemente da cirurgia convencional em que o médico precisa removê-la.

Como é o pós-operatório?
Uma vantagem da Cirurgia de Varizes a Laser é o tempo de recuperação no pós-operatório, que é menor que o da cirurgia convencional, podendo o paciente voltar às atividades em média de 2 dias, além de diminuir significativamente os sintomas de pós-operatório.

Como é feita esta cirurgia a laser?
Uma microfibra ótica é introduzida na veia doente e o Laser de Diodo instalado na extremidade contrai as paredes da veia doente. A veia é totalmente fechada perdendo sua função, e o organismo se encarrega de desviar o sangue que passava por ali para outras veias saudáveis.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...