segunda-feira, 30 de junho de 2014

Atividades físicas

Podem ajudar no tratamento das Varizes?


Sim. As atividades físicas quando bem orientadas, aliviam os sintomas, melhorando o retorno venoso e a atividade da bomba muscular dos membros inferiores.

Além de prevenir contra muitas doenças e contra as varizes, as atividades físicas proporcionam uma maravilhosa sensação de bem estar.

Se você é diabético ou hipertenso, tem grandes chances de desenvolver as chamadas coronariopatias. Elas estão no ramo das doenças cardiovasculares.

Se ainda for uma pessoa sedentária, ou seja, não gosta muito de exercícios físicos, você pode aumentar ainda mais suas chances de desenvolver uma doença cardíaca.

As caminhadas são exercícios leves que ajudam a manter uma boa circulação corporal devido ao fortalecimento da bomba muscular da panturrilha (batata da perna).

Como funciona essa bomba?

Os músculos das pernas ficam muito ativos durante os exercícios de caminhada.
Com essa ativação eles se contraem e relaxam. Ao fazer a contração, a musculatura comprime os vasos da região, não deixando que o sangue fique parado naquele local, e assim impulsionam o sangue para o coração.

Caminhada, aeróbica, natação, hidroginástica, ballet, são extremamente saudáveis, pois ajudam na circulação, melhorando o quadro dos pacientes.

 

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Varizes em gestantes


Existe contra indicação do tratamento de varizes durante a gravidez?

Sim, existe. É recomendável que qualquer tratamento, especialmente o cirúrgico, seja realizado somente três meses após a gravidez.

Se você tem planos para engravidar e sente os sintomas de varizes, como dores nas pernas, sensação de cansaço, câimbras, entre outros, é extremamente importante realizar um tratamento de varizes antes da gestação, pois devido à gravidez às veias já dilatadas pode chegar a dobrar ou triplicar de tamanho, gerando desconforto e fortes dores nas pernas.

Agora, se você já está em período de gestação não poderá operar. Mas a boa notícia é que se você estiver em sua primeira gestação, muitas vezes após o término da gravidez algumas veias que se encontram dilatadas podem voltar ao normal. Para a segunda gestação, as veias doentes tendem a permanecer. Se for o seu caso, você deverá procurar um especialista em varizes após três meses do parto. Se possível pratique exercícios.


Por que as varizes aumentam na gravidez?
É que durante a gravidez a quantidade de sangue que circula no corpo aumenta, fazendo com que as veias trabalhem mais. Significa que durante a gestação a quantidade de progesterona, hormônio que dilata as veias, também aumenta resultando em veias mais grossas. 

Outro fato que acontece na gravidez é que o útero vai aumentando de tamanho, gerando maior compressão das veias do abdômen, da região pélvica e da veia cava inferior da mulher (responsável por drenar o sangue proveniente dos membros inferiores e cavidade abdominal), criando obstáculos durante a subida do sangue para o coração. Isso aumenta a pressão sanguínea nas veias das pernas. Além disso, o peso da barriga e do bebê também influencia no desenvolvimento das varizes.

Como se prevenir das varizes na gravidez? 
Uma forma de se prevenir das varizes durante a gravidez é usar meias elásticas de compressão até o fim da gestação. Para conhecer o método mais adequado de uso das meias, é necessário fazer uma avaliação médica.

Praticar exercícios também é um ótimo hábito. Além de ser extremamente saudável durante a gravidez, o exercício irá estimular a circulação sanguínea colaborando para que o sangue volte ao coração com mais facilidade.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Tratamento de Varizes no Inverno

O inverno é um período apropriado para o tratamento das varizes.

Geralmente é no verão que a preocupação com as varizes aparece. Mas é no inverno que o
tratamento é mais indicado. As varizes surgem como pequenas veias arroxeadas ou vermelhas, e em casos mais avançados podem apresentar coloração mais escura e veias salientes.

O tratamento durante o inverno é mais apropriado, pois neste período utiliza-se mais de calças compridas, meias grossas, e as pernas ficam escondidas. Você pode realizar o tratamento sem preocupações com as manchas que podem ocorrer devido à exposição ao sol, e poderá utilizar com maior frequência as meias elásticas, caso sejam recomendadas pelo médico.

Porque a exposição ao sol pode manchar a pele?
Devido aos hematomas que surgem após o tratamento de varizes, quando o local tratado é
exposto ao sol, manchas escuras podem aparecer.

Quanto mais você esperar melhor. Espere as marcas desaparecerem e converse com seu
médico sobre o tempo que deve ficar sem exposição ao sol. Muitos fatores determinam o
tempo: depende da solução utilizada, do tamanho da veia tratada, do tom de pele, etc.

A exposição das pernas ao sol estimula a melanina (pigmento da pele) podendo indesejavelmente manchar as áreas tratadas. Em dias ensolarados, mesmo cobrindo as pernas, utilize protetor solar.

O que faz com que essa doença se desenvolva?
A hereditariedade certamente pode ser considerada como o principal fator, mas os níveis hormonais ou longos períodos de pé ou sentado também contribuem. Para eliminar as veias doentes existem tratamentos eficazes. O método necessário para eliminar as veias comprometidas será determinado após avaliação do médico especialista.

As varizes voltam mesmo depois da operação?
As varizes que foram tratadas nunca voltam. Porém, se não houver um acompanhamento preventivo, outras veias podem ficar doentes e desenvolver novos vasinhos e varizes.
Há uma série de questões sobre varizes que devem ser esclarecidas de forma objetiva para evitar qualquer engano sobre os procedimentos pós-operatórios. Converse sempre com o médico. 

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Garotas com varizes na adolescência


Por que as mulheres mais jovens também sofrem com varizes?
Geralmente as varizes são mais comuns em pessoas de meia idade e idosos, devido aos acontecimentos naturais do organismo. A tendência é que o quadro venha  evoluir com o passar do tempo por conta da dilatação das veias.

Nas jovens mulheres, as varizes surgem geralmente como herança genética  do pai ou da mãe. Mas outros fatores como o uso precoce de anticoncepcionais, que contém estrógeno e progesterona, hormônios femininos,  são maléficos ao sistema venoso.
O sedentarismo e obesidade também favorecem para que mulheres mais jovens comecem a ter este problema.

Outros acontecimentos como a gestação abaixo dos 20 anos também fazem com que as varizes se desenvolvam, e os sintomas são os mesmos de pessoas mais velhas, porém com uma incidência menor e com maiores chances de prevenção.

Se a jovem constatar algumas saliências nas pernas, como um pequeno calombo macio e sintomas como dor, sensação de peso ou cansaço nas pernas, queimação, inchaço e manchas escuras nos tornozelos, é importante consultar um médico, pois pode ser o início de um problema vascular.
Sem os devidos cuidados as varizes podem alcançar uma fase mais avançada e profunda, que consiste em sangramentos exteriores ou hemorragias internas, a tromboflebite que é a formação de coágulos nas veias deixando-as duras, doloridas e vermelhas, e em seu estágio final podem gerar feridas e úlceras.

Em que idade as varizes mais aparecem?
A doença se manifesta principalmente entre os 20 e os 50 anos de idade, e é rara em crianças. O paciente só procura o médico quando começa a sentir dor, mas muitas vezes esse sintoma não aparece. A pessoa deve procurar um médico angiologista para avaliar e diagnosticar a presença de vasos doentes. Quanto mais cedo o tratamento, melhor, pois evita o agravamento. Varizes podem ser controladas, por isso, escolha cuidar de sua saúde, previna-se e não espere a doença evoluir.

Ficar em pé ou sentado por longos períodos favorecem o aparecimento de varizes? 
Sim. Essas posições dificultam a circulação e é justamente assim que as varizes aparecem. Estando em movimento fazemos funcionar o coração periférico, que impulsiona o sangue para cima evitando o aparecimento de varizes. E quando estamos deitados o coração fica no mesmo nível da perna, o que facilita o retorno do sangue. Se estivermos com os pés elevados, o coração fica para baixo e os pés para cima, e desse modo o retorno sanguíneo é muito favorecido.

Como as garotas podem se prevenir das varizes?
Para prevenir as tão indesejadas saliências nas pernas é bom conversar com seu médico sobre o uso do anticoncepcional e evitar o sedentarismo. Faça exercícios aeróbicos, como: bicicleta, caminhada, esteira e natação. Exercícios aeróbicos fazem com que os músculos massageiem o sistema venoso e empurrem o sangue no sentido ascendente, impulsionando-o ao coração e aos pulmões.

O salto alto também prejudica as garotas?
Depende. Devido às tendências da moda, hoje em dia meninas começam utilizar sapato com salto como um acessório indispensável. O problema é que se for usado por muito tempo ele pode ocasionar as varizes, que além de comprometerem a saúde também podem prejudicar a estética das pernas.
Pelo fato de não oferecerem uma posição confortável aos pés, a circulação nessa região pode ser afetada pelo salto, o que provoca as varizes. Na grande maioria dos casos, elas causam dores nas pernas, coceira, câimbra, inchaço, dentre outros.
Às vezes, em situações mais graves, é necessário um procedimento cirúrgico para amenizar esse problema. Entretanto, lembre-se de que você pode evitá-lo. Para isso, procure variar na altura dos saltos (altos e baixos) e que não ofereçam desconforto aos seus pés. As garotas devem tomar cuidado na escolha da altura do salto. O ideal é entre 2,5 e 6 cm de altura, para que a circulação do sangue na perna não seja prejudicada.

O que deve ser evitado pelas jovens mulheres?
• Não usar roupas muito apertadas que dificultem o retorno venoso;

• Usar preferencialmente calçados com salto em torno de 4 cm de altura e com boa base;

• Fazer breves repousos com as pernas elevadas, não colocando almofadas ou travesseiros sob os joelhos, a fim de não comprimir as veias aí localizadas;

• Praticar exercícios físicos que ativem a musculatura da panturrilha. As ginásticas, a caminhada e esportes como a natação, ciclismo e hidroginástica são especialmente recomendáveis. São contra-indicados, no entanto, todo esporte praticado em alto nível competitivo (geralmente atletas profissionais)  podem causar varizes, como o futebol, o tênis, o vôlei, o basquete, e aqueles de esforço estático, como o halterofilismo, pois o aumento da pressão abdominal que ele provoca prejudica o retorno venoso.

Solicite sempre orientação de um médico antes de tomar qualquer decisão.
Envie um e-mail em caso de dúvidas.

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Diagnóstico de Varizes



Equipamentos modernos para diagnóstico de varizes.

As veias tem a função de conduzir o retorno do sangue ao coração. 
Quando algumas delas se dilatam e se tornam tortuosas, esse trabalho é prejudicado causando o surgimento de varizes que, além do aspecto antiestético, podem causar sintomas incômodos e complicações.


A identificação das varizes é feita com precisão por meio de equipamentos modernos como o Fleboscópio e Doopler Colorido. Esses aparelhos avaliam a profundidade e o calibre dos vasos doentes, auxiliando o médico especialista na análise do melhor tratamento vascular.

Para que serve o Fleboscópio?
Ele ajuda na visualização de vasos subcutâneos; auxilia no exame de pacientes com patologia varicosa; facilita a localização de microvarizes e varizes dos membros inferiores.
Também pode ser usado para melhor visualização de veias nas crianças para coleta de sangue.

O que é Doppler Colorido?
É um método preciso no diagnóstico de diversas patologias vasculares, como as varizes. O Doppler pode ser aplicado em mulheres grávidas sem prejudicar a gestação, pois não utiliza irradiações.

O Doppler Colorido é passado nas pernas do paciente para identificar as veias superficiais e principalmente as veias profundas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...