quinta-feira, 26 de julho de 2012

Porque surgem varizes na gravidez? Saiba mais



Pontos principais: as varizes são comuns e desconfortáveis, mas, na maioria dos casos, não chegam a ser prejudiciais ao seu corpo. Exercícios, uma boa dose de líquidos e meias elásticas podem ajudar a controlá-las, mas sempre procure a orientação de um especialista.

Por que estão aparecendo varizes nas minhas pernas?
As varizes surgem ou ficam piores durante a gravidez devido à pressão do útero em crescimento sobre as veias pélvicas e a veia cava inferior (uma grande veia da parte direita do corpo que recebe sangue dos membros inferiores e de boa parte dos órgãos pélvicos e abdominais). Isso aumenta a pressão nas veias das pernas e leva ao aparecimento das varizes. Com o desenvolvimento do bebê e do útero, essas veias tendem a se tornar ainda mais evidentes.

A elevação nos níveis de progesterona também provoca o relaxamento das paredes dos vasos sanguíneos. Com isso, veias "azuladas" ou com um aspecto mais inchado podem aparecer sob a pele, causando alguma dor ou, em muitos casos, nenhum incômodo.

As varizes tendem a melhorar uma vez que o bebê nasça. Diversos fatores, incluindo histórico familiar e obesidade, contribuem para a formação das varizes.


É possível impedir o aparecimento de varizes? Se não dá para evitar completamente, pelo menos dá para minimizá-lo. O primeiro passo é evitar pressão demais nas pernas durante a gravidez. Incorpore alguns hábitos descritos abaixo ao seu dia-a-dia, mesmo antes de ter o problema:

• Exercite-se diariamente -- vale até uma caminhada em ritmo mais acelerado em volta do quarteirão.

• Eleve seus pés e pernas sempre que possível: mantenha um banquinho ou uma caixa embaixo da sua mesa, e, quando estiver em casa, tente deitar sobre seu lado esquerdo, com os pés elevados por um travesseiro (e coloque outro nas costas para se manter nessa posição virada). Como a veia cava inferior fica do lado direito, ao se deitar do esquerdo, você alivia a pressão do útero contra a veia, diminuindo assim a pressão nas extremidades inferiores.

• Coloque meias elásticas ao acordar. Ao fazer isso antes de pôr os pés no chão, você impedirá acúmulo de sangue nas pernas. Guarde as meias em um criado-mudo próximo, assim elas estarão acessíveis para você vestir antes de se levantar. Caso você tenha um problema de varizes mais grave, seu médico poderá indicar meias elásticas de maior compressão -- fique prevenida de que elas são bem grossas e podem incomodar durante o verão.

• Não fique de pé por períodos prolongados.

• Não cruze as pernas ao sentar (depois de certa altura você já não ia conseguir esse feito).

• Saiba que o ganho excessivo de peso pode contribuir para o aparecimento de varizes.


É grave ter varizes?
As varizes podem coçar e até doer, mas sua pior consequência é mesmo na vaidade das mulheres. É improvável que causem problemas circulatórios crônicos ou levem a coágulos de sangue (trombo). Somente cerca de 5 por cento das pessoas que já apresentam varizes desenvolvem pequenos coágulos de sangue nas veias.

Se você notar vermelhidão e sensibilidade na superfície das varizes, além de febre, dor nas pernas ou taquicardia, fale com seu médico o mais rápido possível. Em uma pequena porcentagem dos casos, taquicardia e/ou falta de ar repentina podem ser sinais de embolia pulmonar (quando um coágulo migra para os pulmões). Caso tenha tais sintomas, vá para o pronto-socorro mais próximo.




Fonte: Baby Center

terça-feira, 24 de julho de 2012

Os perigos do sedentarismo




Manter um estilo de vida saudável é a melhor maneira de viver mais e se manter longe de problemas de saúde, mas a falta de tempo e o cansaço acabam tornando as pessoas cada vez mais acomodadas e sedentárias.

O sedentarismo acontece quando a pessoa gasta poucas calorias diárias com qualquer tipo de atividade física, mas não está ligado diretamente a não praticar esportes. As atividades físicas podem ser caminhar até o trabalho, realizar funções profissionais que requerem esforço físico e até limpar a casa.

A falta de atividade física sempre foi associada como um fator de perigo para a saúde e se combinada com uma má alimentação, contribui para o surgimento de diversas doenças como hipertensão arterial, aumento do colesterol ruim, diabetes, obesidade e doenças do coração.

A inatividade prolongada aumenta as chances do aparecimento da artrite e da osteoporose. Com isso, os ossos perdem a força e tendem a se tornar mais fracos e quebradiços. Entre os perigos do sedentarismo, está também a aceleração do processo de envelhecimento.

Para combater com o sedentarismo, o primeiro passo é fazer pequenas mudanças nos hábitos diários. Exercícios como subir escadas em vez de utilizar elevadores, andar de bicicleta, passear com o cachorro são exercícios simples, mas que proporcionam bem estar físico e mental e reduzem os danos causados por um estilo de vida sedentário.

Se quiser optar por praticar algum esporte ou encarar a academia, consulte profissionais especializados, para buscar orientações sobre como fazer isso da maneira adequada e com segurança.



Fonte: Dicas de Mulher

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Meia calça ajuda no tratamento de varizes?


No inverno uma peça que as mulheres usam bastante para aquecer e também para deixar o visual mais charmoso é a meia calça. Mas, saiba que além de ser essencial para aquecer o friozinho do inverno, a meia calça também é apropriada para quem sofre de doenças venosas.

Pois, nesta estação mais fria do ano as pessoas ficam com mais preguiça de se exercitarem e também começam a consumir alimentos mais calóricos. Com a combinação desses fatores podem surgir algumas complicações vasculares como problemas circulatórios, varizes e aqueles famosos vasinhos nas pernas.

As varizes são nada mais do que veias doentes que ficam dilatadas, alongadas e tortuosas e começam a dificultar a circulação sanguínea. Diversos fatores podem contribuir para o aparecimento desse problema, assim como obesidade, uso do tabaco, alterações hormonais, sedentarismo e uso excessivo de salto alto.

O uso da meia calça ajuda no tratamento e prevenção de varizes, pois causam uma compressão suave, aliviando os sintomas das doenças vasculares e ajudando a evitar o problema das varizes. 

Fonte: Guia Dicas

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Como mudar hábitos alimentares




Mas é fato, para emagrecer é necessário praticar exercício físico e dieta. Entretanto, ninguém fica de dieta para sempre e para não recuperar o peso após o término da dieta, é necessário que a mesma tenha sido apenas o início de toda uma mudança de hábitos alimentares, ou seja, o início de uma reeducação alimentar.

Saiba que as dietas que prometem perda de peso muito rápido são quase sempre uma fria, prejudicando a saúde das pessoas. Emagrecer de forma natural, através da mudança dos hábitos, é o método mais seguro de emagrecimento. 


Com uma alimentação equilibrada que envolve alimentos pobres em gorduras e açúcar, a maioria das pessoas perdem peso com segurança, e por fim acabam por estabelecer um padrão de alimentação mais saudável em sua vida.

É necessário tempo para a pessoa se habituar às mudanças  na alimentação. Mas, você apenas tem que se educar, aprendendo a comer bem para abandonar as dietas para sempre.


Fazer dieta ao invés da reeducação alimentar não é bom porque, após o fim da dieta, a pessoa volta para os hábitos alimentares anteriores e voltando a se alimentar como antes, acaba por recuperar o peso que perdeu. Já com a reeducação alimentar, a pessoa aprende a comer corretamente, acostumando-se aos poucos com os novos hábitos alimentares.


O primeiro passo para se reeducar é informar-se a respeito do valor nutricional dos alimentos, qual o melhor modo de consumo dos mesmos e qual a porção ideal a ser ingerida diariamente.

Veja algumas dicas para se adaptar a reeducação alimentar:

Não tente mudar a sua rotina alimentar de um dia para outro. Se for muito radical, ficará infeliz, com fome e até dores, o que fará você ter vontade de desistir;

  • Para se reeducar, é preciso ir aos poucos. Primeiro faça pequenas trocas, como trocar o leite normal pelo semidesnatado ou trocar o pão normal pelo integral light.
  • Reduza a porção, se comia quatro esfirras, coma duas. Se tomava sorvete todo dia, tome um dia sim e outro não. Assim, você vai aos poucos acostumando com a nova alimentação, sentindo que tudo está começando a ficar certo;
  • Se não tem tempo para preparar seu lanche, leve sempre com você uma fruta ou uma barrinha de cereal e uma garrafinha de água. Assim, fica mais difícil cair em tentação;
  • Comece a experimentar coisas novas. Você pode descobrir coisas que são extremamente saudáveis e também gostosas;
  • Diminua a quantia de comida diminuindo o tamanho dos pratos. Psicólogos dizem que ao vermos o prato cheio, tem se a sensação de saciedade. É melhor diminuir o prato e encher do que manter o prato e diminuir a comida;

Agora que já lhe demos o caminho para se reeducar, pare de deixar para toda segunda-feira e mãos à obra!


Fonte: Dicas grátis Brasil

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Bons motivos para beber água

Não existe vida sem água. Assim como a Terra, nosso corpo é formado por 70% desse líquido. Ele é responsável por conservar a nossa saúde, prevenir doenças e proteger o organismo contra o envelhecimento.

Uma atitude tão simples como beber água é a maneira mais barata e eficaz de garantir a pele, as unhas e o cabelo maravilhosos. Quando o corpo está bem hidratado, isso se reflete na sua aparência. Os médicos recomendam a ingestão diária de 1,5 litro de água por dia para suprir as necessidades do organismo.

Mas há pessoas que não conseguem beber água, muitas vezes por falta de hábito. Acabam substituindo-a por refrigerantes e outras bebidas açucaradas, que não fazem o mesmo efeito. Por isso, enumeramos sete bons motivos para você manter a saúde e ficar mais bonita se refrescando com água.

1 Água emagrece
As fibras presentes nas frutas incham em contato com a água, o que dá a sensação de saciedade ao corpo. Isso engana temporariamente o estômago, segurando a fome.

2 Melhora a digestão
A água ajuda a formar enzimas que promovem reações químicas no organismo. Ela também forma o suco gástrico e a saliva, que auxiliam na digestão.

3 Controla a temperatura
Durante os exercícios físicos ou quando faz muito calor, a água liberada pela transpiração reduz a temperatura do corpo.

4 Diminui o inchaço
Quando você está hidratada, o volume de sangue aumenta. As vitaminas e os minerais chegam mais rápido à pele, ao cabelo e às unhas. Com mais água em circulação, o organismo não retém muito sódio, responsável pelo inchaço.

5 Previne a celulite
As toxinas são expulsas do organismo pelo suor e pela urina. Com a ingestão diária de água, a circulação sangüínea melhora e, aliada à eliminação de toxinas, previne o aparecimento da celulite.

6 Melhora a absorção de nutrientes
Uma boa hidratação garante o volume ideal de sangue para transportar os nutrientes (como a glicose e as vitaminas).

7 Reduz infecções
A água presente no sangue facilita o transporte de minerais como o ferro, que fortalece as defesas do organismo.


Fonte: Planeta Sustentável
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...