Há diversos motivos para as pernas incharem e as mulheres estão mais sujeitas a esse transtorno. Por conta de variações hormonais e pela quantidade maior de gordura na perna, esses edemas são mais frequentes em mulheres.
Ficar muito tempo sem mexer as pernas - Pessoas que trabalham muito tempo sentadas ou em pé e com pouco movimento geralmente são vítimas do edema postural, com dores e inchaços nas pernas ao final do dia. A solução é dormir mais, fazer movimentos com os pés contraindo e relaxando as panturrilhas (batatas das pernas) para bombear o sangue de volta ao coração e ingerir bastante água, para facilitar a boa circulação do sangue.
Algumas das principais causas das pernas inchadas são:
- Má circulação sanguínea,
- Fator genético,
- Alteração hormonal: como na gravidez e a menopausa,
- Idade: quanto mais idoso, pior,
- Doença cardíaca: causa má circulação,
- Doença venosa prévia: aumenta as chances de um novo episódio,
- Ambientes quentes: como saunas e exposição solar prolongada,
- Sedentarismo: diminui o fluxo sanguíneo para as pernas,
- Fumo: o tabaco prejudica a fluidez do sangue,
- Má alimentação: favorece o aumento do peso, sendo uma sobrecarga às pernas,
- Cansaço.
Quando uma boa noite de sono com as pernas um pouco mais elevadas que o corpo não resolve o problema e outros sintomas como dor, coceira e cãibras estão presentes é necessário ir à uma consulta médica.
Alimentar-se corretamente, fazer caminhadas e beber bastante água são algumas formas de cobater o inchaço das pernas. Para além disso é preciso eliminar os outros fatores de risco, citados acima.
Fonte: Tua Saúde
Fonte: Tua Saúde