segunda-feira, 27 de outubro de 2014

O que é IVC?


 Insuficiência Venosa Crônica 

A insuficiência venosa crônica, também conhecida como IVC, é um problema de fluxo sanguíneo especificamente nos membros inferiores (pernas).

Toda essa circulação é controlada para manter o funcionamento perfeito do corpo humano. A insuficiência venosa crônica acontece porque há um impedimento da passagem ou um refluxo do sangue das veias. Com isso, o sangue fica bloqueado gerando complicações nas veias que podem estar coaguladas ou inflamadas, e é assim que surgem os sintomas como pernas inchadas, varizes etc. 

Quais são os sintomas?
Há uma série de sintomas: sentir as pernas pesadas por ficar muito tempo em pé; inchaços nas pernas, pés ou tornozelos; dores; coceiras (dermatite); e aparecimento de manchas na pele como sinal de varizes, que podem até se tornar azuis dependendo do nível de seriedade. Em alguns casos há formação de úlceras.

O que é úlcera?
São feridas, às vezes pouco dolorosas, que são causadas pela insuficiência
venosa crônica, normalmente após uma trombose venosa, varizes profundas ou flebite.

Preciso fazer algum tipo de exame par identificar o IVC?
Sim. Embora seja fácil visualizar esses vasos obstruídos ou dilatados, são necessários exames subsidiários que vão mostrar a existência de vasos ocultos (aqueles que não são visíveis a olho nu), para que o médico tenha conhecimento da condição atual de todos os vasos que estão obstruídos ou dilatados.

 Quais os exames de IVC?
Existem três tipos de exames mais eficazes para IVC, conhecidos como: Doppler, Eco-Doppler ou Duplex Scan, e Fotopletismografia Venosa. Conheça agora um pouco mais sobre estes exames:


1. Doppler portátil de onda contínua: O exame é importante para diagnosticar o refluxo venoso nas junções safenofemoral e safenopoplítea.


2. Eco-Doppler / Duplex Scan: Esse exame complementa o Doppler Portátil de Onda Contínua, analisando os vasos detalhadamente para obter informações sobre o tamanho do refluxo, sua origem e/ou a existência de trombose.


3. Fotopletismografia Venosa: É responsável por medir a dinâmica sanguínea e o tempo de enchimento venoso que corresponde à maior facilidade de obter úlceras.


Além desses exames, é possível fazer um exame físico de IVC que pode ajudar a identificar as veias varicosas.

 Como é feito o tratamento de IVC?
Para o tratamento clínico de insuficiência venosa crônica, é necessário realizar mudanças no estilo de vida, adaptando melhorias no que se refere à circulação sanguínea, como tratar a obesidade, evitar posições sentadas ou em pé por longos períodos, praticar exercícios, etc.


Quando estamos tratando de úlceras, é necessário o uso de antibióticos somente por indicação médica; uso de ataduras e pomadas para limpar os ferimentos, e meias elásticas para obter uma cicatrização mais rápida. 


O tratamento cirúrgico é feito para obstrução ou refluxo venoso: cirurgia de derivação em ponte, com ou sem fístula arteriovenosa; cirurgia de transplante ou interposição de segmentos venosos valvulados; e cirurgia valvular direta internas e externas.

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Varizes em gestantes

Existe contra indicação do tratamento de varizes durante a gravidez?

Sim, existe. É recomendável que qualquer tratamento, especialmente o cirúrgico, seja realizado somente três meses após a gravidez.


Se você tem planos para engravidar e sente os sintomas de varizes, como dores nas pernas, sensação de cansaço, câimbras, entre outros, é extremamente importante realizar um tratamento de varizes antes da gestação, pois devido à gravidez às veias já dilatadas pode chegar a dobrar ou triplicar de tamanho, gerando desconforto e fortes dores nas pernas.

Agora, se você já está em período de gestação não poderá operar. Mas a boa notícia é que se você estiver em sua primeira gestação, muitas vezes após o término da gravidez algumas veias que se encontram dilatadas podem voltar ao normal. Para a segunda gestação, as veias doentes tendem a permanecer. Se for o seu caso, você deverá procurar um especialista em varizes após três meses do parto. Se possível pratique exercícios.

Por que as varizes aumentam na gravidez?
É que durante a gravidez a quantidade de sangue que circula no corpo aumenta, fazendo com que as veias trabalhem mais. Significa que durante a gestação a quantidade de progesterona, hormônio que dilata as veias, também aumenta resultando em veias mais grossas. 
Outro fato que acontece na gravidez é que o útero vai aumentando de tamanho, gerando maior compressão das veias do abdômen, da região pélvica e da veia cava inferior da mulher (responsável por drenar o sangue proveniente dos membros inferiores e cavidade abdominal), criando obstáculos durante a subida do sangue para o coração. Isso aumenta a pressão sanguínea nas veias das pernas. Além disso, o peso da barriga e do bebê também influencia no desenvolvimento das varizes.

Como se prevenir das varizes na gravidez?
Uma forma de se prevenir das varizes durante a gravidez é usar meias elásticas de compressão até o fim da gestação. Para conhecer o método mais adequado de uso das meias, é necessário fazer uma avaliação médica.

Praticar exercícios também é um ótimo hábito. Além de ser extremamente saudável durante a gravidez, o exercício irá estimular a circulação sanguínea colaborando para que o sangue volte ao coração com mais facilidade.

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Remédios para Varizes

 

Existem alguns remédios no mercado que oferecerem tratamentos para varizes
garantindo a cura completa. Atenção com as promessas! É importante conversar 
com um médico vascular e buscar o tratamento adequado de varizes.


Qual a função dos remédios de varizes?
É importante saber que estes métodos podem aliviar a dor das varizes, mas curar não, pois o problema é físico e crônico, ou seja, o quadro é evolutivo e as varizes precisam ser tratadas com outros métodos clínicos, seguidos de técnicas preventivas, como praticar esportes e fazer acompanhamento médico.

Quais os remédios de varizes?
Os remédios mais comuns podem ser encontrados nas farmácias, e existem também os remédios caseiros. Porém, nunca faça automedicação, pois nem sempre os efeitos podem ser satisfatórios e isso poderá trazer consequências. Fale sempre com um médico especialista para que ele possa lhe orientar.

Os remédios podem eliminar as varizes?
Não. Embora o alívio seja confortável, é importante saber que as varizes continuaram no local mesmo que não visíveis a olho nu. O maior problema é que com o alívio das dores nas pernas, o paciente acaba se descuidando e não busca pelo tratamento. Em alguns casos o problema se torna mais complexo.

Os remédios de varizes são contra indicados?

É prudente se preocupar com a saúde e tomar certos cuidados. Não é recomendada a automedicação, porque as varizes são uma doença crônica. Os métodos podem trazer alergias em outras partes do corpo e o caso pode se agravar. Consulte sempre um médico vascular para fazer exames e se certificar da condição atual das varizes.

Algum remédio de varizes garante a cura definitiva?
Não. Os vasos danificados são reflexos de uma dilatação venosa e ainda não há evoluções do setor farmacêutico que possam garantir a cura por meio de remédios via oral ou pomadas.

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Garotas com varizes na adolescência


Por que as mulheres mais jovens também sofrem com varizes?
Geralmente as varizes são mais comuns em pessoas de meia idade e idosos, devido aos acontecimentos naturais do organismo. A tendência é que o quadro venha  evoluir com o passar do tempo por conta da dilatação das veias.

Nas jovens mulheres, as varizes surgem geralmente como herança genética  do pai ou da mãe. Mas outros fatores como o uso precoce de anticoncepcionais, que contém estrógeno e progesterona, hormônios femininos,  são maléficos ao sistema venoso. 
O sedentarismo e obesidade também favorecem para que mulheres mais
jovens comecem a ter este problema. 

Outros acontecimentos como a gestação abaixo dos 20 anos também fazem com que as varizes se desenvolvam, e os sintomas são os mesmos de pessoas mais velhas, porém com uma incidência menor e com maiores chances de prevenção. 

Se a jovem constatar algumas saliências nas pernas, como um pequeno calombo macio e sintomas como dor, sensação de peso ou cansaço nas pernas, queimação, inchaço e manchas escuras nos tornozelos, é importante consultar um médico, pois pode ser o início de um problema vascular. 
Sem os devidos cuidados as varizes podem alcançar uma fase mais avançada e profunda, que consiste em sangramentos exteriores ou hemorragias internas, a tromboflebite que é a formação de coágulos nas veias deixando-as duras, doloridas e vermelhas, e em seu estágio final podem gerar feridas e úlceras. 

Em que idade as varizes mais aparecem?
A doença se manifesta principalmente entre os 20 e os 50 anos de idade, e é rara em crianças. O paciente só procura o médico quando começa a sentir dor, mas muitas vezes esse sintoma não aparece. A pessoa deve procurar um médico angiologista para avaliar e diagnosticar a presença de vasos doentes. Quanto mais cedo o tratamento, melhor, pois evita o agravamento. Varizes podem ser controladas, por isso, escolha cuidar de sua saúde, previna-se e não espere a doença evoluir.

Ficar em pé ou sentado por longos períodos favorecem o aparecimento de varizes? 
Sim. Essas posições dificultam a circulação e é justamente assim que as varizes aparecem. Estando em movimento fazemos funcionar o coração periférico, que impulsiona o sangue para cima evitando o aparecimento de varizes. E quando estamos deitados o coração fica no mesmo nível da perna, o que facilita o retorno do sangue. Se estivermos com os pés elevados, o coração fica para baixo e os pés para cima, e desse modo o retorno sanguíneo é muito favorecido.

Como as garotas podem se prevenir das varizes?
Para prevenir as tão indesejadas saliências nas pernas é bom conversar com seu médico sobre o uso do anticoncepcional e evitar o sedentarismo. Faça exercícios aeróbicos, como: bicicleta, caminhada, esteira e natação. Exercícios aeróbicos fazem com que os músculos massageiem o sistema venoso e empurrem o sangue no sentido ascendente, impulsionando-o ao coração e aos pulmões.

O salto alto também prejudica as garotas?
Depende. Devido às tendências da moda, hoje em dia meninas começam utilizar sapato com salto como um acessório indispensável. O problema é que se for usado por muito tempo ele pode ocasionar as varizes, que além de comprometerem a saúde também podem prejudicar a estética das pernas. 
Pelo fato de não oferecerem uma posição confortável aos pés, a circulação nessa região pode ser afetada pelo salto, o que provoca as varizes. Na grande maioria dos casos, elas causam dores nas pernas, coceira, câimbra, inchaço, dentre outros.
Às vezes, em situações mais graves, é necessário um procedimento cirúrgico para amenizar esse problema. Entretanto, lembre-se de que você pode evitá-lo. Para isso, procure variar na altura dos saltos (altos e baixos) e que não ofereçam desconforto aos seus pés. As garotas devem tomar cuidado na escolha da altura do salto. O ideal é entre 2,5 e 6 cm de altura, para que a circulação do sangue na perna não seja prejudicada.

O que deve ser evitado pelas jovens mulheres?
• Não usar roupas muito apertadas que dificultem o retorno venoso;

• Usar preferencialmente calçados com salto em torno de 4 cm de altura e com boa base;

• Fazer breves repousos com as pernas elevadas, não colocando almofadas ou travesseiros sob os joelhos, a fim de não comprimir as veias aí localizadas;

• Praticar exercícios físicos que ativem a musculatura da panturrilha. As ginásticas, a caminhada e esportes como a natação, ciclismo e hidroginástica são especialmente recomendáveis. São contra-indicados, no entanto, todo esporte praticado em alto nível competitivo (geralmente atletas profissionais)  podem causar varizes, como o futebol, o tênis, o vôlei, o basquete, e aqueles de esforço estático, como o halterofilismo, pois o aumento da pressão abdominal que ele provoca prejudica o retorno venoso.

Solicite sempre orientação de um médico antes de tomar qualquer decisão.
Envie um e-mail em caso de dúvidas.

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Insuficiência Venosa Crônica


Quais são os sintomas de IVC?

Conheça agora alguns dos sintomas mais comuns em uma pessoa que está com o quadro de Insuficiência Venosa Crônica (IVC).



Dor e Inchaço

A dor é o sintoma mais comum de IVC. Ela aparece ao sentir as pernas pesadas por ficar muito tempo em pé ou sentado. Surge também nos tornozelos ou nos pés. 
É uma dor localizada e causa desconforto, aumentando quando o clima fica quente (verão) e, para as mulheres, pode ser maior no período menstrual. O inchaço também é um sinal muito frequente. Quando as pernas são esticadas para cima a tendência é amenizar a dor e trazer alívio.

Fadiga: É a sensação de cansaço extremo quando as pernas ficam durante muito 
tempo paradas, e geralmente está associada à fraqueza nos membros inferiores.

Ardor: É a sensação de calor intenso das pernas, gerando um incomodo que dá a impressão 
de ser no interior dos músculos.

Câimbras: As câimbras nas pernas aparecem porque o tecido muscular 
fica contraído pela alteração na circulação sanguínea, proveniente de uma 
Insuficiência Venosa Crônica (IVC).

Prurido: É um formigamento na perna muito desconfortável, provocado pela inflamação
das veias. Gera uma coceira que se espalha pelo tornozelo e pé, causando a impressão de alergia.


Existem exames para saber se tenho IVC?

Sim. Existem exames subsidiários que vão mostrar a existência de vasos ocultos nas pernas – aqueles que não são visíveis a olho nu. 
Os exames mais conhecidos são: Doppler Portátil de Onda Contínua, Eco-Doppler ou Duplex Scan e Fotopletismografia Venosa.

1. Doppler portátil de onda contínua: Este exame é para diagnosticar o refluxo venoso.

2. Eco-Doppler / Duplex Scan: Esse exame complementa o Doppler portátil de onda contínua, analisando os vasos detalhadamente para obter informações sobre o tamanho do refluxo, sua origem e/ou a existência de trombose. 

3. Fotopletismografia Venosa: É responsável por medir a dinâmica sanguínea.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Quais são os sintomas das Varizes?


A grande maioria das pessoas, especialmente as mulheres, se queixam do fator estético, porém as varizes vão muito além de um simples problema estético.

As varizes prejudicam a circulação sanguínea afetando diretamente na qualidade de vida, comprometendo sua disposição.

Os sintomas mais comuns nos casos de varizes dos membros inferiores são:
• Dores nas pernas;
• Cãibras;
• Queimação nas pernas e planta dos pés;
• Inchaço, especialmente nos tornozelos ao final do dia;
• Coceira;
• Cansaço ou sensação de fadiga nas pernas;
• Sensação de peso nas pernas;
• Presença de veias azuladas e muito visíveis abaixo da pele;
• Agrupamentos de finos vasos avermelhados.
Caso tenha algum destes sintomas pode ser um sinal de varizes. Procure um médico angiologista, pois com o passar do tempo o quadro pode evoluir

O que são as varizes?
As varizes dos membros inferiores (pernas) são veias doentes que se tornam progressivamente dilatadas, alongadas e tortuosas dificultando a circulação sanguínea, "atrapalhando" a volta do sangue ao coração.

Dependendo da fase em que se encontram podem ser de pequeno, médio ou de grande calibre. Somente um médico especialista em varizes poderá lhe avaliar e compreender se sua circulação sanguínea está prejudicada e se necessita de um tratamento.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

As varizes apresentam algum risco à saúde?


Além do fator estético, devem ser tratadas preventivamente para evitar
consequências mais graves, tais como hemorragias.

Varizes são vasos dilatados que dificultam a circulação do sangue e são mais frequentes em pessoas acima dos 40 anos e em mulheres. Há vários fatores que contribuem para o seu aparecimento, tais como: hereditariedade, gravidez, obesidade, cigarro, alterações hormonais, vida sedentária.

Dependendo do tamanho e do local da veia, o problema é avaliado como varizes, microvarizes ou telangiectasia. As telangiectasia não apresentam riscos à saúde, pois impedem apenas a circulação sanguínea local, não necessitando de uma remoção. Apesar de não aumentarem de tamanho, as telangiectasia se multiplicam e comprometem a estética, além da sensação de peso e ardência nas pernas.

As varizes requerem tratamento. As veias tornam-se mais salientes e interferem em toda a circulação da perna, colocando a saúde em risco e podendo causar hemorragias no estado avançado.

Há outras técnicas para retirar as varizes: O tratamento a laser, por exemplo, é um dos mais eficazes, pois o paciente se recupera rapidamente, não causa hematomas e é menos dolorosa. Há ainda as injeções de medicamentos, conhecidas por Escleroterapia e esclerose com espuma; a microcirurgia e a cirurgia.

A escolha para o tratamento depende das veias atingidas, e apenas um cirurgião vascular pode indicar o melhor método. Uma vez removidas as varizes não voltam. Entretanto, em 20% dos casos, novas veias dilatadas podem aparecer em outros lugares da perna.

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Recuperação da cirurgia vascular



 

Depois da cirurgia, os sintomas como cansaço, dor e peso devem 
desaparecer ou melhorar significativamente.

Após a cirurgia, sua perna será enfaixada para comprimir a área operada e diminuir o hematoma pós-operatório. Essa faixa poderá ser retirada no dia seguinte da cirurgia. Você deverá voltar ao consultório do médico no dia marcado para a primeira revisão pós- operatória.

Após 30 dias, deverá passar pela segunda revisão pós-operatória, e geralmente uma última avaliação para acompanhar os resultados. 

Sintomas
Devido à cirurgia de varizes, o local operado ficará arroxeado (hematoma), inchado (edema local) e dolorido. Isso é um processo normal, portanto não se assuste. Mesmo após a cirurgia, poderão restar alguns ramos de varizes residuais, que poderão ser retiradas ou com uma pequena cirurgia complementar ou com um tratamento de Escleroterapia.

É muito importante ter bom senso
Você não precisará fazer repouso absoluto, mas não deve fazer atividades que exijam esforço físico intenso no pós-operatório.

É aconselhável o uso de meias elásticas de compressão após a cirurgia de varizes, pois isso diminuirá a dor, o edema, o desconforto, facilitando o retorno mais rápido às suas atividades cotidianas.

O repouso pode variar de 2 a 15 dias, dependendo do porte da Cirurgia, sendo que o mais comum são 3 dias (Sex, Sáb e Dom). Não é necessário ficar deitado todo o tempo e nem é aconselhável. O paciente deve caminhar durante períodos curtos em solo plano, pode ir ao banheiro, tomar banho e fazer as refeições normalmente.

Não deve expor a área operada ao sol até a liberação médica.

Pós-Operatório de Varizes

- Pode tomar banho normalmente;
- Deve usar meias elástica de compressão durante o período diurno, quando indicado pelo médico;
- Se necessário, subir escadas lentamente;
- Não carregue peso;
- Não se exponha ao sol;
- Evite ficar em pé por tempo prolongado, mas não fique o dia todo deitado. Movimente-se por curtos períodos.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Cirurgia de varizes a Laser



Tratamento  de varizes 

O Laser é um grande avanço no tratamento de varizes, a técnica foi importada da Europa que já passou por aperfeiçoamentos e estudos científicos.

Utilizando o método a laser para o tratamento das varizes dos membros inferiores não é necessário remover a safena, a veia permanece mas sem ocasionar transtornos circulatórios, o próprio organismo se encarrega de desviar o sangue que passava por ali para outras veias saudáveis.

Para microvarizes, que são de calibres menores e mais sinuosas sugerimos a opção da operação tradicional, pois esses vasos não permitem a passagem da fibra óptica. A cirurgia laser geralmente é indicada no tratamento das veias tronculares, veias de maior calibre, como a safena.

Uma vantagem desta técnica é o tempo de recuperação no pós-operatório, que é menor que o da cirurgia convencional, podendo voltar as atividades normais rapidamente, além de diminuir significativamente a dor e o aparecimento de hematomas.

O  tratamento a laser  é simples e menos agressivo. 

Uma microfibra óptica da espessura de um fio de cabelo é introduzida na veia doente até o ponto que está "entupido", usa-se o laser de diodo para evaporar o sangue de ponta a ponta, permitindo inclusive que as ramificações da veia sejam conservadas sem danos.
A veia é totalmente fechada, perdendo sua função, e o organismo se encarrega de desviar o sangue que passava por ali para outras veias saudáveis, evitando a retirada do nervo safena.

O ultra-som Doppler intra-operatório é muito útil durante a operação, é através dele que o médico consegue visualizar tudo o que está acontecendo no interior da veia e ter o controle do laser.
Este tipo de tratamento acontece  em ambiente Hospitalar.

Importante: Após a realização da cirurgia siga corretamente as recomendações do médico, caso seja indicado utilize meias elásticas de média compressão e não exponha a área tratada ao sol até a liberação médica, evitando assim o surgimento de manchas na pele.

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Como se prevenir das varizes?


A prevenção das varizes pode ser feita adotando hábitos saudáveis como:

Praticar exercícios regularmente;
Ter uma alimentação saudável, não fumar;
Não ingerir anticoncepcionais caso tenha tendência a varizes;
Evitar locais muito quentes e o estresse.

Os fatores genéticos e hereditários não podem ser ignorados, pois eles influenciam no desenvolvimento de varizes.
Prevenção de varizes

Existem formas simples de se prevenir apenas mudando alguns hábitos. Veja quais são:

1) Evite usar salto alto diariamente, pois eles atrapalham a circulação do sangue.

2) Antes de começar um tratamento com pílula anticoncepcional, consulte um médico Ginecologista ou Angiologista e peça maiores explicações.

3) Evite o hábito de carregar pesos diariamente. Se for inevitável, procure alternativas, como carrinhos com rodinhas, por exemplo.

4) Não fique o dia inteiro na mesma posição. Se for inevitável, levante e ande. Isso irá ajudar a liberar e estimular a circulação sanguínea.

5) Evite permanecer em lugares quentes por muito tempo, como em saunas, sessões de bronzeamento ou banhos quentes, porque também provocam dilatação dos vasos.

6) Sempre que possível, deite-se com as pernas elevadas, para favorecer o retorno venoso, já que os pés ficarão mais altos que o coração.

7) Não fume. O cigarro é prejudicial à sua saúde e combinado com outros hábitos não saudáveis podem ocasionar as varizes.

8) Jamais trate as varizes sem o acompanhamento de um Angiologista.

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Tratamento de varizes sem cirurgia?





O melhor tratamento de varizes é a prevenção.
Hábitos saudáveis como praticar esportes, exercícios aeróbicos, caminhadas ou ciclismo ajudam na prevenção das varizes.

Existe um tratamento de varizes sem cirurgia?
Sim. Uma opção para o tratamento de varizes sem cirurgia é a Escleroterapia (conhecida também como secagem de vasinhos) e a esclerose com espuma (utilizada para varizes e Microvarizes). O médico faz aplicações de medicamentos esclerosantes nas veias prejudicadas por meio de Micro agulhas. Isso faz com que ocorra um endurecimento e obstrução do fluxo sanguíneo no local. Com essa obstrução, o sangue volta a fluir por outras veias saudáveis sumindo com o aspecto das varizes e vasinhos.

Antes de indicar o este tratamento o médico deverá fazer uma avaliação com equipamentos adequados e analisar se este tratamento é o mais indicado para o seu caso. Se for necessário outros exames complementares serão importantes para o diagnostico.
 Escleroterapia para varizes 
Este tratamento é realizado em pequenos vasos e as aplicações variam de acordo com a quantidade de vasinhos. Lembrando que é necessária a avaliação médica para que o tratamento seja realizado com sucesso.

 Esclerose com espuma para varizes 
O procedimento de esclerose com espuma é realizado em Microvarizes e varizes. As quantidades de aplicações variam de acordo com a quantidade e tamanho das veias. Lembrando que é necessária a avaliação médica para que o tratamento seja realizado com sucesso.

Cirurgia de Varizes 
Para os casos mais complicados a Cirurgia de varizes pode ser realizada por meio do método tradicional (remove a veia doente) ou a cirurgia de varizes laser (o lazer seca a veia doente). Em alguns casos cirurgia a laser é mais indicada para tratamento da veia safena.

Tratamento de varizes cirúrgico e a laser 
O tratamento cirúrgico de varizes pode ser convencional ou a laser. Os dois métodos são eficientes e tratam o problema. Com os avanços da tecnologia, o tratamento a Laser tem se destacado em casos onde há o comprometimento da veia safena. Em uma cirurgia envolvendo a veia safena não é necessário removê-la caso o Laser seja utilizado.
Outra vantagem da cirurgia a Laser é o tempo de recuperação, podendo o paciente voltar às atividades normais em média de 3 dias, além de diminuir a dor da recuperação.


Anestesia
A cirurgia pode ser feita com anestesia local ou bloqueio, dependendo do porte da cirurgia.

Quando devo tratar as varizes? Em qual período elas aparecem?
Geralmente as varizes costumam aparecer dos 25 aos 30 anos, dependendo da pessoa. 
Já os conhecidos vasinhos avermelhados podem aparecer bem antes.

Quais os sintomas das varizes?
Na maioria das vezes a queixa principal é estética. As veias ficam dilatadas, tortuosas e muito visíveis na região das pernas e dos pés. É importante lembrar que o problema de varizes vai bem além do quesito estético. Os principais sintomas que prejudicam a saúde são:

• Dores nas pernas;
• Câimbras;
• Queimação nas pernas e planta dos pés;
• Inchaço, especialmente nos tornozelos ao final do dia;
• Coceiras leves e constantes;
• Cansaço ou sensação de fadiga;
• Sensação de peso nas pernas;
• Presença de veias azuladas e muito visíveis abaixo da pele;
• Agrupamentos de finos vasos avermelhados;

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Os homens também podem ter varizes?


Sim. Tal como as mulheres, homens também desenvolvem varizes, doença que se caracteriza pela dilatação das veias localizadas nas pernas. 

A origem das varizes pode tanto ser hereditária como adquirida por excesso de peso, falta de exercícios, permanecer muito tempo na mesma posição, sentado ou em pé.

Os homens têm a vantagem de poder esconder as varizes sob os pelos das pernas, mas as dores, a preocupação e o temor de complicações são motivos para iniciar o tratamento o mais breve possível.

Os homens podem desenvolver todos os tipo de varizes, das mais finas, às varizes reticulares e tronculares,sendo esta última, a mais comum no sexo masculino. O tratamento varia de acordo com a gravidade das veias dilatadas.

Há pessoas que apresentam apenas dor, cansaço ou inchaço; outras têm complicações, como inflamações, feridas, flebites (coagulação do sangue no interior da veia) e até hemorragias.

segunda-feira, 21 de julho de 2014

As varizes são hereditárias?

Sim. Existe uma tendência natural das varizes serem hereditárias passando de Pai e mãe para filhos e filhas.

Porém nem sempre as varizes podem se manifestar entre uma geração e outra, mas o fator genético pode influenciar principalmente para as mulheres e as chances aumentam durante a gravidez.

As Varizes são conhecidas desde os tempos antigos e até mesmo os artesões usavam as marcas saltadas das varizes para desenhar as pernas das estatuas.

Existe uma forma de prevenir as varizes hereditárias?
Sim. Se você levar uma vida saudável, evitando a obesidade e praticando exercícios, diminuem as chances de aparecerem as varizes hereditárias. Porém antes de fazer qualquer exercício é fundamental fazer um acompanhamento médico com um Angiologista e um médico do esporte.


Se minha mãe teve varizes eu também vou ter?
Não se pode afirmar, pois depende da genética de cada pessoa, podendo herdar ou não. Mas pelo fato de sua mãe já ter tido varizes as chances aumentam.

Somente quem tem casos de varizes na família terá varizes hereditárias?
Não. Existem diversos outros fatores que podem ocasionar um quadro de varizes, como: Obesidade, sedentarismo, permanecer na mesmo posição seja em pé ou sentado por muito tempo, consumo de alimentos ou bebidas que possa prejudicar os vasos sanguíneos, uso de anticoncepcionais, etc...

Estes e outros habito podem provocar os aparecimento das varizes mesmo se não for hereditário. Para esclarecer suas dúvidas entre em contato com um Angiologista para que ele possam lhe avaliar e dar um diagnostico mais preciso.

As mulheres têm mais chances de ter varizes?
Sim. Estudos mostram que as mulheres costumam ter, até três vezes mais varizes do que os homens, devido a fatores hormonais.

Anticoncepcional provoca as varizes?
Sim. A alteração hormonal, que é uma das causas das veias doentes (telangiectasias) e os altos níveis de Estrogênio contido nas pílulas anticoncepcionais aumentam a chance de varizes, pois alteram o funcionamento das válvulas do interior das veias.

segunda-feira, 14 de julho de 2014

As varizes apresentam algum risco à saúde?


Além do fator estético, devem ser tratadas preventivamente para evitar
consequências mais graves, tais como hemorragias.

Varizes são vasos dilatados que dificultam a circulação do sangue e são mais frequentes em pessoas acima dos 40 anos e em mulheres. Há vários fatores que contribuem para o seu aparecimento, tais como: hereditariedade, gravidez, obesidade, cigarro, alterações hormonais, vida sedentária.

Dependendo do tamanho e do local da veia, o problema é avaliado como varizes, microvarizes ou telangiectasia. As telangiectasia não apresentam riscos à saúde, pois impedem apenas a circulação sanguínea local, não necessitando de uma remoção. Apesar de não aumentarem de tamanho, as telangiectasia se multiplicam e comprometem a estética, além da sensação de peso e ardência nas pernas.

As varizes requerem tratamento. As veias tornam-se mais salientes e interferem em toda a circulação da perna, colocando a saúde em risco e podendo causar hemorragias no estado avançado.

Há outras técnicas para retirar as varizes: O tratamento a laser, por exemplo, é um dos mais eficazes, pois o paciente se recupera rapidamente, não causa hematomas e é menos dolorosa. Há ainda as injeções de medicamentos, conhecidas por Escleroterapia e esclerose com espuma; a microcirurgia e a cirurgia.

A escolha para o tratamento depende das veias atingidas, e apenas um cirurgião vascular pode indicar o melhor método. Uma vez removidas as varizes não voltam. Entretanto, em 20% dos casos, novas veias dilatadas podem aparecer em outros lugares da perna.

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Cirurgia de Varizes




O que são e como surgem as varizes?
As varizes se constituem como um dos problemas mais antigos do ser humano. Calcula-se que 20% dos adultos por volta dos 30 anos têm varizes.

Para o seu conhecimento a palavra Variz vem do latim: Varix, que significa serpente.

Quem sofre mais com as varizes?
Estudos constataram que no Brasil são mais de 20 milhões de pessoas com este problema. Dentre essas pessoas as mulheres são mais atingidas do que os homens.

Isso ocorre devido ao estrogênio, que é um hormônio feminino que colabora com a dilatação da veia. Outros fatores hormonais como a gestação, menstruação e menopausa parecem ter relação com a maior facilidade de dilatação das veias, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular (SBACV). Alguns pesquisadores relataram que as terapias de reposição hormonal e anticoncepcionais aumentam o risco de varizes.

Outro fator que favorece as varizes é a presença hereditária, em que o problema já vem de dentro da família e consequentemente as varizes podem ser mais precoces. Apresentam sintomas como: veias azuladas na perna, coceira, dores, câimbras, etc. Entenda que as varizes são veias doentes que se tornam progressivamente dilatadas, alongadas e tortuosas. Dependendo da fase em que se encontram, podem ser de pequeno, médio ou de grande calibre.

Existem quantos tipos de varizes?
Existem basicamente  três tipos de varizes: 
Veias Tronculares, que são as grossas, saltadas e bem visíveis na pele;
Veias Reticulares, que são visíveis mas não salientes, possuem coloração azulada ou esverdeada;Telangiectasia: São pequenas ramificações avermelhadas, também chamadas de “vasinhos”.

Como surgem as varizes?

Acompanhe o exemplo abaixo para compreender o processo de formação das varizes:
Quando uma pessoa, seja homem ou mulher, fica muito tempo em pé ou sentada, o sangue vai para o pé com muita facilidade por ser impulsionado pelo coração devido à gravidade. Mas o sangue precisa retornar ao coração para manter o fluxo sanguíneo e assim poder nutrir todo organismo. Se este processo falha, o sangue não sobe e a veia começa a ficar tortuosa.

Este problema pode ocorrer em homens e mulheres em duas situações:
Em pessoas que possuem veias com válvulas e paredes normais, o sangue aguarda a melhor oportunidade para subir sem causar nenhuma alteração no processo de bombeamento nem desconforto. Agora, em pessoas nas quais as válvulas já estão doentes, acontece uma inversão no caminho. O sangue não sobe e passa a ir de cima para baixo, e da veia profunda para a superficial.
É exatamente esta inversão que provoca o aumento do volume sanguíneo dentro da veia, ocorrendo o processo de dilatação e o aparecimento das varizes.

Posso ajudar o sangue a voltar para o coração?
Sim. Na perna existe o chamado "coração periférico", que é a musculatura da panturrilha (batata da perna). Este coração, quando fortalecido funciona muito bem. 
Movimente o músculo da perna contraindo e relaxando a panturrilha. Torne um hábito subir e descer escadas, praticar esportes, caminhar e pedalar. Outra opção é deitar e deixar suas pernas inclinadas para cima durante algum tempo. Isso ajudará o fluxo sanguíneo. 
Salientando que isso não repara uma veia que já está doente (varizes), ou seja, não funciona como tratamento.
O paciente deve ser avaliado por um médico especialista antes de iniciar atividades físicas. Desta forma, previne-se as complicações.

Quais os sintomas de varizes?
Na grande maioria das vezes a queixa principal é a estética. Na posição de pé as veias ficam dilatadas, tortuosas e muito visíveis. Além disso, outros sinais e sintomas podem estar presentes:

• Dores nas pernas;
• Presença de veias azuladas e muito visíveis abaixo da pele;
• Agrupamentos de finos vasos avermelhados;
• Queimação nas pernas e planta dos pés;
• Inchaço, especialmente nos tornozelos ao final do dia;
• Coceira;
• Cansaço ou sensação de fadiga nas pernas;
• Sensação de peso nas pernas;
• Câimbras.

Se você sente estes sintomas
Varizes de membros inferiores é uma doença crônica e necessita de acompanhamento médico permanente.
O ideal é que as varizes sejam tratadas o quanto antes.
Veja as complicações e evoluções do quadro de varizes.

Quais os tratamentos de varizes?
Entre os tratamentos de varizes existentes, destacam-se três técnicas básicas:

1) Cirurgia de Varizes Convencional
A cirurgia é feita com micro-agulhas que removem as varizes (veias doentes), e a recuperação dura em média 3 a 10 dias. 

2) Cirurgia de Varizes a Laser
Indicada para o tratamento de veias como a Safena, com este método não é necessário remover as varizes (veias doentes), e o tempo de recuperação no pós-operatório é menor que o da cirurgia convencional.

3) Escleroterapia para Microvarizes e Vasinhos
O tratamento de escleroterapia não exige cirurgia. O médico especialista avalia e identifica o calibre da veia, e dependendo do caso pode se optar pelas aplicações de medicamentos esclerosantes nas veias prejudicadas, fazendo com que ocorra um endurecimento e obstrução do fluxo sanguíneo. Este método é mais utilizado em vasinhos e microvarizes.

O que são veias profundas, superficiais e comunicantes?
Quando uma pessoa é diagnosticada que tem varizes, isso quer dizer que ela possui um problema nas válvulas e nas paredes das veias que bombeiam o sangue de volta ao coração. Dentre essas veias dos membros inferiores existem três tipos:

1) As veias superficiais são as veias que ficam sob a pele, na camada de gordura e que podem ser visíveis;
2) As veias profundas ficam no meio da musculatura da perna e não são tão visíveis; 
3) E as veias comunicantes, que ligam as veias superficiais e as profundas. 

Quando essas veias começam a dilatar e ficar tortuosas tornam-se varizes (veias doentes), o que pode comprometer outras veias ligadas a ela.

Qual a função das veias?
Para entender a função das veias é preciso entender como funciona o fluxo sanguíneo.
No sistema de circulação, o sangue é bombeado pelo coração para dentro das artérias que trabalham para levar o sangue para todas as partes do corpo, oxigenando e alimentando as células do nosso organismo. Assim, o sangue chega até os membros inferiores (pernas e pés) devendo retornar ao coração através das veias.
Por isso que as veias são tão importantes. Elas levam o sangue de volta ao coração para que ele não fique parado nas pernas e ocasionem varizes. Dentro de cada veia existem válvulas sincronizadas que bombeiam o sangue para cima. Este processo de orientação que leva o sangue para cima ocorre em etapas. O processo começa da veia superficial para a profunda, através da veia comunicante, e isso impede que o sangue faça o caminho errado. Assim, o sangue circula corretamente pelas veias, independentemente se a pessoa está na posição de pé ou sentada. Porém, se esse fluxo não funciona corretamente, o sangue continua nas pernas dilatando os vasos e gerando as varizes.

As varizes podem ser hereditárias?
Sim. Ao apresentar varizes existe grande probabilidade de hereditariedade.

As varizes podem voltar?
Não. A veia que foi retirada ou tratada não volta a adoecer. O que pode ocorrer é que se não houver um acompanhamento preventivo, novas veias podem estar sensíveis ao ponto de ficarem doentes.

Os riscos avermelhados são varizes?
Não. Algumas pessoas apresentam minúsculas ramificações de coloração avermelhada, e esses casos costumam ser assintomáticos, provocando apenas desconforto estético em seus portadores. Essas pequenas ramificações são chamadas de vasos Ou microvarizes.

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Atividades físicas

Podem ajudar no tratamento das Varizes?


Sim. As atividades físicas quando bem orientadas, aliviam os sintomas, melhorando o retorno venoso e a atividade da bomba muscular dos membros inferiores.

Além de prevenir contra muitas doenças e contra as varizes, as atividades físicas proporcionam uma maravilhosa sensação de bem estar.

Se você é diabético ou hipertenso, tem grandes chances de desenvolver as chamadas coronariopatias. Elas estão no ramo das doenças cardiovasculares.

Se ainda for uma pessoa sedentária, ou seja, não gosta muito de exercícios físicos, você pode aumentar ainda mais suas chances de desenvolver uma doença cardíaca.

As caminhadas são exercícios leves que ajudam a manter uma boa circulação corporal devido ao fortalecimento da bomba muscular da panturrilha (batata da perna).

Como funciona essa bomba?

Os músculos das pernas ficam muito ativos durante os exercícios de caminhada.
Com essa ativação eles se contraem e relaxam. Ao fazer a contração, a musculatura comprime os vasos da região, não deixando que o sangue fique parado naquele local, e assim impulsionam o sangue para o coração.

Caminhada, aeróbica, natação, hidroginástica, ballet, são extremamente saudáveis, pois ajudam na circulação, melhorando o quadro dos pacientes.

 

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Varizes em gestantes


Existe contra indicação do tratamento de varizes durante a gravidez?

Sim, existe. É recomendável que qualquer tratamento, especialmente o cirúrgico, seja realizado somente três meses após a gravidez.

Se você tem planos para engravidar e sente os sintomas de varizes, como dores nas pernas, sensação de cansaço, câimbras, entre outros, é extremamente importante realizar um tratamento de varizes antes da gestação, pois devido à gravidez às veias já dilatadas pode chegar a dobrar ou triplicar de tamanho, gerando desconforto e fortes dores nas pernas.

Agora, se você já está em período de gestação não poderá operar. Mas a boa notícia é que se você estiver em sua primeira gestação, muitas vezes após o término da gravidez algumas veias que se encontram dilatadas podem voltar ao normal. Para a segunda gestação, as veias doentes tendem a permanecer. Se for o seu caso, você deverá procurar um especialista em varizes após três meses do parto. Se possível pratique exercícios.


Por que as varizes aumentam na gravidez?
É que durante a gravidez a quantidade de sangue que circula no corpo aumenta, fazendo com que as veias trabalhem mais. Significa que durante a gestação a quantidade de progesterona, hormônio que dilata as veias, também aumenta resultando em veias mais grossas. 

Outro fato que acontece na gravidez é que o útero vai aumentando de tamanho, gerando maior compressão das veias do abdômen, da região pélvica e da veia cava inferior da mulher (responsável por drenar o sangue proveniente dos membros inferiores e cavidade abdominal), criando obstáculos durante a subida do sangue para o coração. Isso aumenta a pressão sanguínea nas veias das pernas. Além disso, o peso da barriga e do bebê também influencia no desenvolvimento das varizes.

Como se prevenir das varizes na gravidez? 
Uma forma de se prevenir das varizes durante a gravidez é usar meias elásticas de compressão até o fim da gestação. Para conhecer o método mais adequado de uso das meias, é necessário fazer uma avaliação médica.

Praticar exercícios também é um ótimo hábito. Além de ser extremamente saudável durante a gravidez, o exercício irá estimular a circulação sanguínea colaborando para que o sangue volte ao coração com mais facilidade.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Tratamento de Varizes no Inverno

O inverno é um período apropriado para o tratamento das varizes.

Geralmente é no verão que a preocupação com as varizes aparece. Mas é no inverno que o
tratamento é mais indicado. As varizes surgem como pequenas veias arroxeadas ou vermelhas, e em casos mais avançados podem apresentar coloração mais escura e veias salientes.

O tratamento durante o inverno é mais apropriado, pois neste período utiliza-se mais de calças compridas, meias grossas, e as pernas ficam escondidas. Você pode realizar o tratamento sem preocupações com as manchas que podem ocorrer devido à exposição ao sol, e poderá utilizar com maior frequência as meias elásticas, caso sejam recomendadas pelo médico.

Porque a exposição ao sol pode manchar a pele?
Devido aos hematomas que surgem após o tratamento de varizes, quando o local tratado é
exposto ao sol, manchas escuras podem aparecer.

Quanto mais você esperar melhor. Espere as marcas desaparecerem e converse com seu
médico sobre o tempo que deve ficar sem exposição ao sol. Muitos fatores determinam o
tempo: depende da solução utilizada, do tamanho da veia tratada, do tom de pele, etc.

A exposição das pernas ao sol estimula a melanina (pigmento da pele) podendo indesejavelmente manchar as áreas tratadas. Em dias ensolarados, mesmo cobrindo as pernas, utilize protetor solar.

O que faz com que essa doença se desenvolva?
A hereditariedade certamente pode ser considerada como o principal fator, mas os níveis hormonais ou longos períodos de pé ou sentado também contribuem. Para eliminar as veias doentes existem tratamentos eficazes. O método necessário para eliminar as veias comprometidas será determinado após avaliação do médico especialista.

As varizes voltam mesmo depois da operação?
As varizes que foram tratadas nunca voltam. Porém, se não houver um acompanhamento preventivo, outras veias podem ficar doentes e desenvolver novos vasinhos e varizes.
Há uma série de questões sobre varizes que devem ser esclarecidas de forma objetiva para evitar qualquer engano sobre os procedimentos pós-operatórios. Converse sempre com o médico. 

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Garotas com varizes na adolescência


Por que as mulheres mais jovens também sofrem com varizes?
Geralmente as varizes são mais comuns em pessoas de meia idade e idosos, devido aos acontecimentos naturais do organismo. A tendência é que o quadro venha  evoluir com o passar do tempo por conta da dilatação das veias.

Nas jovens mulheres, as varizes surgem geralmente como herança genética  do pai ou da mãe. Mas outros fatores como o uso precoce de anticoncepcionais, que contém estrógeno e progesterona, hormônios femininos,  são maléficos ao sistema venoso.
O sedentarismo e obesidade também favorecem para que mulheres mais jovens comecem a ter este problema.

Outros acontecimentos como a gestação abaixo dos 20 anos também fazem com que as varizes se desenvolvam, e os sintomas são os mesmos de pessoas mais velhas, porém com uma incidência menor e com maiores chances de prevenção.

Se a jovem constatar algumas saliências nas pernas, como um pequeno calombo macio e sintomas como dor, sensação de peso ou cansaço nas pernas, queimação, inchaço e manchas escuras nos tornozelos, é importante consultar um médico, pois pode ser o início de um problema vascular.
Sem os devidos cuidados as varizes podem alcançar uma fase mais avançada e profunda, que consiste em sangramentos exteriores ou hemorragias internas, a tromboflebite que é a formação de coágulos nas veias deixando-as duras, doloridas e vermelhas, e em seu estágio final podem gerar feridas e úlceras.

Em que idade as varizes mais aparecem?
A doença se manifesta principalmente entre os 20 e os 50 anos de idade, e é rara em crianças. O paciente só procura o médico quando começa a sentir dor, mas muitas vezes esse sintoma não aparece. A pessoa deve procurar um médico angiologista para avaliar e diagnosticar a presença de vasos doentes. Quanto mais cedo o tratamento, melhor, pois evita o agravamento. Varizes podem ser controladas, por isso, escolha cuidar de sua saúde, previna-se e não espere a doença evoluir.

Ficar em pé ou sentado por longos períodos favorecem o aparecimento de varizes? 
Sim. Essas posições dificultam a circulação e é justamente assim que as varizes aparecem. Estando em movimento fazemos funcionar o coração periférico, que impulsiona o sangue para cima evitando o aparecimento de varizes. E quando estamos deitados o coração fica no mesmo nível da perna, o que facilita o retorno do sangue. Se estivermos com os pés elevados, o coração fica para baixo e os pés para cima, e desse modo o retorno sanguíneo é muito favorecido.

Como as garotas podem se prevenir das varizes?
Para prevenir as tão indesejadas saliências nas pernas é bom conversar com seu médico sobre o uso do anticoncepcional e evitar o sedentarismo. Faça exercícios aeróbicos, como: bicicleta, caminhada, esteira e natação. Exercícios aeróbicos fazem com que os músculos massageiem o sistema venoso e empurrem o sangue no sentido ascendente, impulsionando-o ao coração e aos pulmões.

O salto alto também prejudica as garotas?
Depende. Devido às tendências da moda, hoje em dia meninas começam utilizar sapato com salto como um acessório indispensável. O problema é que se for usado por muito tempo ele pode ocasionar as varizes, que além de comprometerem a saúde também podem prejudicar a estética das pernas.
Pelo fato de não oferecerem uma posição confortável aos pés, a circulação nessa região pode ser afetada pelo salto, o que provoca as varizes. Na grande maioria dos casos, elas causam dores nas pernas, coceira, câimbra, inchaço, dentre outros.
Às vezes, em situações mais graves, é necessário um procedimento cirúrgico para amenizar esse problema. Entretanto, lembre-se de que você pode evitá-lo. Para isso, procure variar na altura dos saltos (altos e baixos) e que não ofereçam desconforto aos seus pés. As garotas devem tomar cuidado na escolha da altura do salto. O ideal é entre 2,5 e 6 cm de altura, para que a circulação do sangue na perna não seja prejudicada.

O que deve ser evitado pelas jovens mulheres?
• Não usar roupas muito apertadas que dificultem o retorno venoso;

• Usar preferencialmente calçados com salto em torno de 4 cm de altura e com boa base;

• Fazer breves repousos com as pernas elevadas, não colocando almofadas ou travesseiros sob os joelhos, a fim de não comprimir as veias aí localizadas;

• Praticar exercícios físicos que ativem a musculatura da panturrilha. As ginásticas, a caminhada e esportes como a natação, ciclismo e hidroginástica são especialmente recomendáveis. São contra-indicados, no entanto, todo esporte praticado em alto nível competitivo (geralmente atletas profissionais)  podem causar varizes, como o futebol, o tênis, o vôlei, o basquete, e aqueles de esforço estático, como o halterofilismo, pois o aumento da pressão abdominal que ele provoca prejudica o retorno venoso.

Solicite sempre orientação de um médico antes de tomar qualquer decisão.
Envie um e-mail em caso de dúvidas.

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Diagnóstico de Varizes



Equipamentos modernos para diagnóstico de varizes.

As veias tem a função de conduzir o retorno do sangue ao coração. 
Quando algumas delas se dilatam e se tornam tortuosas, esse trabalho é prejudicado causando o surgimento de varizes que, além do aspecto antiestético, podem causar sintomas incômodos e complicações.


A identificação das varizes é feita com precisão por meio de equipamentos modernos como o Fleboscópio e Doopler Colorido. Esses aparelhos avaliam a profundidade e o calibre dos vasos doentes, auxiliando o médico especialista na análise do melhor tratamento vascular.

Para que serve o Fleboscópio?
Ele ajuda na visualização de vasos subcutâneos; auxilia no exame de pacientes com patologia varicosa; facilita a localização de microvarizes e varizes dos membros inferiores.
Também pode ser usado para melhor visualização de veias nas crianças para coleta de sangue.

O que é Doppler Colorido?
É um método preciso no diagnóstico de diversas patologias vasculares, como as varizes. O Doppler pode ser aplicado em mulheres grávidas sem prejudicar a gestação, pois não utiliza irradiações.

O Doppler Colorido é passado nas pernas do paciente para identificar as veias superficiais e principalmente as veias profundas.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Dores nas Pernas e Câimbras


Se  você tem frequentes  dores nas pernas, câimbras, sensação de cansaço ou inchaço após permanecer um período em pé ou sentado, isso pode ser um sinal de veias doentes (varizes). 


No caso de apresentar algum destes sintomas, procure um médico Angiologista e Cirurgião Vascular para que ele possa lhe avaliar e apresentar um diagnóstico mais preciso. 

Caso seja identificada a necessidade de um tratamento, siga as orientações médicas para se prevenir de problemas mais graves, pois com o passar do tempo o quadro clínico pode evoluir para uma inflamação das veias, podendo chegar a escurecer a região próxima ao tornozelo e, nos casos mais graves, pode evoluir para úlcera de pernas e trombose




Quais os tipos de tratamento mais eficazes?



Cada caso é um caso, e somente um especialista poderá avaliar e indicar o melhor tratamento para cuidar das varizes de suas pernas. Para compreender rapidamente os três tipos de tratamentos para varizes leia o texto abaixo:

Cirurgia de Varizes Convencional é mais conhecida. É realizada em ambiente hospitalar e necessita de anestesia. O método convencional é realizado por meio de micro-agulhas que removem as veias doentes.

A recuperação pode variar dependendo do porte da cirurgia, necessitando, em média, de 3 a 10 dias de repouso. O segundo método, também realizado em ambiente hospitalar, é a Cirurgia a laser, método indicado para veia de safena, onde não é necessário removê-la.

O terceiro método é a escleroterapia, este tratamento depende do calibre da veia doente. Essa técnica é usada para secar vasinhos (veias avermelhadas). Neste caso o médico especialista realiza o tratamento no próprio consultório. 

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Escleroterapia e Esclerose com Espuma


Secagem de vasinhos
Microvarizes ou veias varicoses


A Escleroterapia é um tratamento para remover os vasinhos e microvarizes (varicoses). Este tratamento não necessita de cirurgia e a recuperação é imediata. 
Esse método é recomendado desde que o paciente seja avaliado corretamente.


Algumas pessoas apresentam minúsculas ramificações (varicoses), de coloração avermelhada, conhecidas também como vasinhos. Esses casos costumam ser assintomáticos e provocam apenas desconforto estético. São de localização intradérmica e apresentam baixo risco à saúde.

Quais os métodos de secagem de vasinhos?
Atualmente existem dois métodos: 

1) Escleroterapia convecional: Com uma agulha fina, o médico aplica a espuma esclerosante na veia doente.

2) Escleroterapia a laser: Após uma avaliação, o especialista faz secagem do vasinho a laser. 

Como é feita a escleroterapia?
O tratamento de escleroterapia não requer cirurgia. Esses vasinhos são tratados com aplicações de medicamentos esclerosantes nas veias prejudicadas, fazendo com que ocorra um endurecimento e obstrução do fluxo sanguíneo. Com essa obstrução, o sangue buscará veias mais saudáveis para que volte a fluir na região, sumindo com os vasinhos avermelhados.

Importante: A escleroterapia pode ser eficaz desde que os “vasinhos” não estejam conectados a veias varicosas. Caso haja varizes, estas devem ser tratadas cirurgicamente ou por meio da esclerose com espuma.

Qual o tempo de recuperação e os cuidados?
Após as sessões de escleroterapia é possível ter uma vida normal. Porém, é muito importante que o paciente siga as orientações de pós-tratamento do médico especialista.

Orientações: O médico irá lhe dizer quando você poderá retornar às atividades físicas, período sem tomar sol, uso de meias elásticas, cremes ou remédios, se necessário.

Posso tomar banho de Sol após as sessões?
Não. O período sem tomar sol poderá variar de 2 a 7 dias, dependendo da quantidade e calibre dos vasos tratados.

Será que também tenho varizes?
Existe uma tendência hereditária para que algumas pessoas apresentem varizes, e, além dessa tendência, alguns fatores podem desencadear o aparecimento ou piorar o quadro. Alguns desses principais fatores são: o sedentarismo e a gravidez. Contudo, vale ressaltar que após a gravidez as veias dilatadas podem voltar ao normal. A questão genética ou hereditária das varizes atinge homens e mulheres igualmente, porém, existe uma proporção muito maior de mulheres com varizes po
r causa do efeito do hormônio feminino que agrava o problema.

Será que tenho tendências? Quais os sintomas?
Para saber se você tem tendências a ter varizes, veja se alguns dos sintomas mais comuns estão se manifestado, como: dores nas pernas, câimbras, sensação de cansaço, coceira, queimação, entre outros.
Se você sente estes sintomas, somente um especialista poderá avaliar sua circulação sanguínea e orientar como deverá proceder para se prevenir de complicações futuras.

O que são as varizes?
As varizes dos membros inferiores são veias doentes que se tornam progressivamente dilatadas, alongadas e tortuosas, dificultando a circulação sanguínea. Dependendo da fase em que se encontram, podem ser de pequeno, médio ou grande calibre. Somente um médico especialista poderá avaliar e analisar se sua circulação sanguínea esta prejudicada, e se necessita de tratamento.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...