segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Insuficiência Venosa Crônica


Quais são os sintomas de IVC?

Conheça agora alguns dos sintomas mais comuns em uma pessoa que está com o quadro de Insuficiência Venosa Crônica (IVC).



Dor e Inchaço

A dor é o sintoma mais comum de IVC. Ela aparece ao sentir as pernas pesadas por ficar muito tempo em pé ou sentado. Surge também nos tornozelos ou nos pés. 
É uma dor localizada e causa desconforto, aumentando quando o clima fica quente (verão) e, para as mulheres, pode ser maior no período menstrual. O inchaço também é um sinal muito frequente. Quando as pernas são esticadas para cima a tendência é amenizar a dor e trazer alívio.

Fadiga: É a sensação de cansaço extremo quando as pernas ficam durante muito 
tempo paradas, e geralmente está associada à fraqueza nos membros inferiores.

Ardor: É a sensação de calor intenso das pernas, gerando um incomodo que dá a impressão 
de ser no interior dos músculos.

Câimbras: As câimbras nas pernas aparecem porque o tecido muscular 
fica contraído pela alteração na circulação sanguínea, proveniente de uma 
Insuficiência Venosa Crônica (IVC).

Prurido: É um formigamento na perna muito desconfortável, provocado pela inflamação
das veias. Gera uma coceira que se espalha pelo tornozelo e pé, causando a impressão de alergia.


Existem exames para saber se tenho IVC?

Sim. Existem exames subsidiários que vão mostrar a existência de vasos ocultos nas pernas – aqueles que não são visíveis a olho nu. 
Os exames mais conhecidos são: Doppler Portátil de Onda Contínua, Eco-Doppler ou Duplex Scan e Fotopletismografia Venosa.

1. Doppler portátil de onda contínua: Este exame é para diagnosticar o refluxo venoso.

2. Eco-Doppler / Duplex Scan: Esse exame complementa o Doppler portátil de onda contínua, analisando os vasos detalhadamente para obter informações sobre o tamanho do refluxo, sua origem e/ou a existência de trombose. 

3. Fotopletismografia Venosa: É responsável por medir a dinâmica sanguínea.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Quais são os sintomas das Varizes?


A grande maioria das pessoas, especialmente as mulheres, se queixam do fator estético, porém as varizes vão muito além de um simples problema estético.

As varizes prejudicam a circulação sanguínea afetando diretamente na qualidade de vida, comprometendo sua disposição.

Os sintomas mais comuns nos casos de varizes dos membros inferiores são:
• Dores nas pernas;
• Cãibras;
• Queimação nas pernas e planta dos pés;
• Inchaço, especialmente nos tornozelos ao final do dia;
• Coceira;
• Cansaço ou sensação de fadiga nas pernas;
• Sensação de peso nas pernas;
• Presença de veias azuladas e muito visíveis abaixo da pele;
• Agrupamentos de finos vasos avermelhados.
Caso tenha algum destes sintomas pode ser um sinal de varizes. Procure um médico angiologista, pois com o passar do tempo o quadro pode evoluir

O que são as varizes?
As varizes dos membros inferiores (pernas) são veias doentes que se tornam progressivamente dilatadas, alongadas e tortuosas dificultando a circulação sanguínea, "atrapalhando" a volta do sangue ao coração.

Dependendo da fase em que se encontram podem ser de pequeno, médio ou de grande calibre. Somente um médico especialista em varizes poderá lhe avaliar e compreender se sua circulação sanguínea está prejudicada e se necessita de um tratamento.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

As varizes apresentam algum risco à saúde?


Além do fator estético, devem ser tratadas preventivamente para evitar
consequências mais graves, tais como hemorragias.

Varizes são vasos dilatados que dificultam a circulação do sangue e são mais frequentes em pessoas acima dos 40 anos e em mulheres. Há vários fatores que contribuem para o seu aparecimento, tais como: hereditariedade, gravidez, obesidade, cigarro, alterações hormonais, vida sedentária.

Dependendo do tamanho e do local da veia, o problema é avaliado como varizes, microvarizes ou telangiectasia. As telangiectasia não apresentam riscos à saúde, pois impedem apenas a circulação sanguínea local, não necessitando de uma remoção. Apesar de não aumentarem de tamanho, as telangiectasia se multiplicam e comprometem a estética, além da sensação de peso e ardência nas pernas.

As varizes requerem tratamento. As veias tornam-se mais salientes e interferem em toda a circulação da perna, colocando a saúde em risco e podendo causar hemorragias no estado avançado.

Há outras técnicas para retirar as varizes: O tratamento a laser, por exemplo, é um dos mais eficazes, pois o paciente se recupera rapidamente, não causa hematomas e é menos dolorosa. Há ainda as injeções de medicamentos, conhecidas por Escleroterapia e esclerose com espuma; a microcirurgia e a cirurgia.

A escolha para o tratamento depende das veias atingidas, e apenas um cirurgião vascular pode indicar o melhor método. Uma vez removidas as varizes não voltam. Entretanto, em 20% dos casos, novas veias dilatadas podem aparecer em outros lugares da perna.

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Recuperação da cirurgia vascular



 

Depois da cirurgia, os sintomas como cansaço, dor e peso devem 
desaparecer ou melhorar significativamente.

Após a cirurgia, sua perna será enfaixada para comprimir a área operada e diminuir o hematoma pós-operatório. Essa faixa poderá ser retirada no dia seguinte da cirurgia. Você deverá voltar ao consultório do médico no dia marcado para a primeira revisão pós- operatória.

Após 30 dias, deverá passar pela segunda revisão pós-operatória, e geralmente uma última avaliação para acompanhar os resultados. 

Sintomas
Devido à cirurgia de varizes, o local operado ficará arroxeado (hematoma), inchado (edema local) e dolorido. Isso é um processo normal, portanto não se assuste. Mesmo após a cirurgia, poderão restar alguns ramos de varizes residuais, que poderão ser retiradas ou com uma pequena cirurgia complementar ou com um tratamento de Escleroterapia.

É muito importante ter bom senso
Você não precisará fazer repouso absoluto, mas não deve fazer atividades que exijam esforço físico intenso no pós-operatório.

É aconselhável o uso de meias elásticas de compressão após a cirurgia de varizes, pois isso diminuirá a dor, o edema, o desconforto, facilitando o retorno mais rápido às suas atividades cotidianas.

O repouso pode variar de 2 a 15 dias, dependendo do porte da Cirurgia, sendo que o mais comum são 3 dias (Sex, Sáb e Dom). Não é necessário ficar deitado todo o tempo e nem é aconselhável. O paciente deve caminhar durante períodos curtos em solo plano, pode ir ao banheiro, tomar banho e fazer as refeições normalmente.

Não deve expor a área operada ao sol até a liberação médica.

Pós-Operatório de Varizes

- Pode tomar banho normalmente;
- Deve usar meias elástica de compressão durante o período diurno, quando indicado pelo médico;
- Se necessário, subir escadas lentamente;
- Não carregue peso;
- Não se exponha ao sol;
- Evite ficar em pé por tempo prolongado, mas não fique o dia todo deitado. Movimente-se por curtos períodos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...