quinta-feira, 31 de maio de 2012
31/05 Dia Mundial sem Tabaco
Instituída em 1987, o Dia Mundial Sem Tabaco foi criada para alertar a população sobre os perigos que o hábito de fumar pode trazer. Nesta data, além de abordar tratamentos e prevenção de doenças, todos os 192 estados-membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) escolhem um tema e lideram uma campanha para que os fumantes deixem o hábito e tornem-se mais saudáveis.
Dois anos depois, o Ministério da Saúde acrescentou a data ao calendário brasileiro, promovendo todos os anos ações ligadas à questão. Neste ano, o tema mundial da campanha será, Por um mundo sem tabaco.
Dados da OMS indicam que o cigarro é o maior responsável por mortes no mundo, chegando a 5 milhões por ano. Mesmo com estes dados, mais de 1,1 bilhões de pessoas ainda fumam.
No Brasil, o número de tabagistas chega a 32 milhões, o que significa que mais de 16% da população brasileira é de fumantes. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), morrem anualmente mais de 200 mil por doenças ligadas ao cigarro.
Doenças causadas pelo cigarro
Câncer de boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga e colo de útero são causados pelo fumo, além do já conhecido câncer de pulmão e também pode causar vasos e varizes.
Derrame cerebral, angina, infarto do miocárdio, enfisema, bronquite e outras tantas doenças estão diretamente relacionadas ao tabagismo, além daquelas que este agrava. E não são somente os fumantes que estão suscetíveis a tais doenças. Segundo o Inca, em média, mais de 2500 fumantes passivos morrem anualmente por conta do cigarro no Brasil.
Estatísticas fumante/não-fumante (INCA)
• Um fumante tem 10 vezes mais chances de adoecer de câncer de pulmão do que um não-fumante;
• 5 vezes mais chances de sofrer infarto;
• 5 vezes mais chances de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar;
• 2 vezes mais chances de sofrer derrame cerebral;
Se parar de fumar agora:
• após 20 minutos sua pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal;
• após 2 horas não tem mais nicotina no seu sangue;
• após 8 horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza;
Fonte: Bem estar
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário