conseqüências mais graves tais como hemorragias.
Varizes são vasos dilatados que dificultam a circulação do sangue e são mais freqüentes em pessoas acima dos 40 anos e em mulheres. Há vários fatores que contribuem para o seu aparecimento, tais como hereditariedade, gravidez, obesidade, cigarro, alterações hormonais, vida sedentária.
Dependendo do tamanho e do local da veia, o problema é avaliado como varizes ou microvarizes. As microvarizes não apresentam riscos à saúde, pois impedem apenas a circulação sangüínea local, não necessitando de uma remoção. Apesar de não aumentarem de tamanho, as microvarizes se
multiplicam e comprometem a estética, além da sensação de peso e ardência nas pernas.
Segundo o doutor Fernando Soares, angiologista e cirurgião vascular, as varizes requerem tratamento. As veias tornam-se mais salientes e interferem em toda a circulação da perna, colocando a saúde em risco e podendo causar hemorragias no estado avançado.
Há cinco técnicas para retirar as varizes. De acordo com o Dr. Fernando Soares, médico especialista, o tratamento a lazer, por exemplo, apesar de poucos médicos utilizarem essa técnica, é um das mais eficazes, pois paciente se recupera rapidamente, não causa hematomas, é menos doloroso. Há ainda as injeções de medicamentos, conhecidas por Escleroterapia e Crioescleroterapia; a microcirurgia e a cirurgia.
A escolha para o tratamento depende das veias atingidas, e apenas um cirurgião vascular pode indicar o melhor método. Os resultados são satisfatórios, pois uma vez removidas as varizes não voltam. Entretanto, em 20% dos casos novas veias dilatadas aparecem em outros lugares da perna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário