Insuficiência venosa é um distúrbio resultante da dificuldade do sangue em retornar dos membros inferiores, pés e pernas, para o coração. Este distúrbio pode ocorrer devido à coagulação sanguínea excessiva ou à inflamação das veias das pernas. A insuficiência venosa é resultado da incapacidade das válvulas das veias das pernas de segurar o retorno do sangue contra a gravidade, e dessa forma a circulação do sangue nas veias fica prejudicada. Este problema leva à formação das varizes e pernas inchadas.
Varizes são veias dilatadas e deformadas perto da superfície da pele que tendem a desenvolver uma coloração azulada. Quando as válvulas das veias enfraquecem, acúmulos de sangue se formam nas veias e tendem a provocar a sua dilatação. Ficar em pé ou sentado por muito tempo, não fazer exercícios, bem como a obesidade e a gravidez podem aumentar a formação de varizes. Algumas vezes, as varizes podem ser dolorosas.
Sintomas:
- Sensação de perna pesada. Essa sensação piora depois que a pessoa passa muito tempo em pé e melhora se elevar as pernas;
- Inchaço de tornozelos, pés e pernas;
- Se a insuficiência venosa progredir, a pele tende a escurecer e úlceras podem aparecer. Freqüentemente a insuficiência venosa gera varizes;
- Dores;
- Coceira;
- Varizes geralmente aparecem nas pernas como veias dilatadas e deformadas perto de superfície da pele e podem parecer azuladas.
Dicas de estilo de vida:
Pessoas com insuficiência venosa ou varizes não devem ficar sentadas ou de pé por períodos muitos longos. Quando estiverem sentadas devem procurar elevar as pernas. Andar ajuda a melhorar a circulação do sangue nas veias. Usar meias específicas para comprimir as pernas pode ajudar na prevenção das varizes. Além disso, é uma boa idéia se exercitar (por exemplo, andar, nadar, pedalar) para manter a saúde dos vasos sanguíneos. Vale lembrar que a obesidade é uma das causas das varizes, portanto, é recomendado o emagrecimento e controle para quem está acima do peso adequado.
Fonte: Corpo Prefeito
Nenhum comentário:
Postar um comentário