Cada vez mais cedo este mal tem invadido a vida de garotas adolescentes que se encontram em transição para fase adulta.
Nas jovens mulheres as varizes surgem geralmente como herança genética do pai ou da mãe,mas outros fatores como o uso precoce de anticoncepcionais, que contém estrógeno e progesterona, hormônios femininos, são maléficos ao sistema venoso.
O sedentarismo e obesidade também favorecem para que mulheres mais jovens comecem a ter este problema.
Quando não existem fatores hereditários, outro problema não muito comum,
mas que tem aumentado é a má formação do sistema venoso das pernas,
onde as veias já nascem com predisposição para se dilatar com o crescimento
do fluxo sanguíneo favorecendo a formação das varizes.
Outros acontecimentos como a gestação abaixo dos 20 anos também fazem
com que as varizes se desenvolvam, e os sintomas são os mesmos de pessoas
mais velhas, porém com uma incidência menor e com maiores chances de prevenção.
Se a jovem constatar algumas saliências nas pernas, como um pequeno calombo macio e sintomas como dor, sensação de peso ou cansaço nas pernas, queimação, inchaço e manchas escuras nos tornozelos, é importante consultar um médico, pois pode ser o inicio de um problema vascular.
Sem os devidos cuidados, as varizes podem alcançar uma fase mais avançada e profunda, que consiste em sangramentos exteriores ou hemorragias interna, a flebite que é a formação de coágulo nas veias, deixando-as duras, doloridas e vermelhas e que em seu estágio final, podem gerar feridas e úlceras.
O que deve ser evitado pelas jovens mulheres?
• Não usar roupas muito apertadas que dificultem o retorno venoso.
• Usar preferencialmente calçados com salto em torno de 4 cm de altura e com boa base.
• Fazer breves repousos com as pernas elevadas, não colocando almofadas ou travesseiros sob os joelhos, a fim de não comprimir as veias aí localizadas.
• Praticar exercícios físicos que ativem a musculatura da panturrilha. As ginásticas, a caminhada e esportes como a natação, ciclismo e hidroginástica são especialmente recomendáveis. São contra-indicados, no entanto, todo esporte que exija movimentos bruscos, como o futebol, o tênis, o vôlei e o basquete e aqueles de esforço estático, como o halterofilismo, pois o aumento da pressão abdominal que ele provoca prejudica o retorno venoso.
Fonte: Clínica Steticlin
Olá! Tenho 17 anos e tenho umas veias atrás do joelho,gostaria de saber o que devo fazer para tirá-las?devo fazer alguma cirurgia?
ResponderExcluir