terça-feira, 29 de novembro de 2011

Atividades físicas diminuem risco de morte precoce em 40%

Muitas pesquisas já evidenciaram a relação direta entre a prática de atividades físicas e a melhora na saúde. Agora, um estudo publicado noInternacional Journal of Epidemology investigou a ligação entre os diferentes níveis de exercícios, incluindo trabalhos domésticos, transporte e lazer, com todas as causas de mortalidade. O projeto foi realizado com a colaboração de cientistas de saúde pública e epidemiologistas das Universities of Bern, localizadas na Suíça e no Reino Unido.

A pesquisa foi baseada na revisão de 80 estudos que, no total, contabilizaram um milhão e trezentas mil pessoas. Os participantes foram acompanhados por cerca de 11 anos e tiveram avaliados fatores influentes no risco de morte prematura, como tabagismo, consumo de álcool, pressão arterial e nutrição.

Os resultados apontaram que pessoas que fazem uma hora de atividades diárias ou de lazer de intensidade leve a moderada, como jardinagem, caminhada, bicicleta e tarefas domésticas, têm um risco 4% menor de mortalidade precoce. A porcentagem sobe para 9% quando as atividades são intensas e aeróbicas.

Já aqueles que seguiam a recomendação mínima estipulada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 150 minutos de exercício físico regular semanalmente, o risco de mortalidade era 22%. Por fim, aqueles que realizavam cerca de 300 minutos de exercícios físicos moderados por semana apresentaram um risco de mortalidade precoce 40% menor.

Para os cientistas, a mensagem é clara: qualquer atividade física é melhor do que o sedentarismo e mesmo as atividades físicas diárias as quais estamos sujeitos estão associadas a um risco de mortalidade precoce menor. No entanto, aqueles que pretendem começar um treino precisam procurar orientação profissional e não devem exagerar na intensidade para não sofrer lesões e eventos cardíacos adversos.

Aposte em exercícios para a saúde do seu coração

Para garantir um coração saudável, os médicos recomendam um remédio milagroso: movimentar o corpo. Quando fazemos exercícios regularmente, o coração trabalha com mais eficiência e sem ter que fazer tanto esforço. O sangue flui melhor e as artérias e vasos ficam mais flexíveis e saudáveis. Tudo isso previne o risco de doenças cardiovasculares, como infarto, colesterol alto, derrame e hipertensão. Assim, confira, a seguir, algumas opções de atividades que favorecem a saúde cardiovascular.


1. Corrida
Depois de algum tempo de prática, seu organismo passa a economizar energia para realizar algumas tarefas. Essa economia gerada pelo condicionamento físico é que impede que ele se sobrecarregue, facilitando o controle de pressão, colesterol e peso.

2.Caminhada ao ar livre Para afastar o perigo da hipertensão, aposte nas caminhadas.
As passadas reduzem a pressão arterial na primeira hora e, o que é melhor ainda, essa queda se mantém nas 24 horas seguintes. Essa foi a conclusão de uma pesquisa da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), da USP. Isso acontece porque durante a prática do exercício, o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sanguíneos a se expandirem, diminuindo a pressão.

3. Natação
São vários os benefícios de quem opta pela modalidade, principalmente quando se está fora de forma. Dois desses benefícios são o baixo impacto nas articulações e a melhora do processo cardiorrespiratório.

4. Varie os exercícios
 Os grandes especialistas em saúde cardiovascular sugerem que a variação da modalidade é mais benéfica do que a manutenção da mesma atividade aeróbia. "Desta forma, se eu faço natação na segunda-feira, corrida na quarta-feira e pedalo no final de semana, eu propicio maior benefício à saúde cardiovascular do que a mantendo o mesmo gasto esportivo", aponta o professor de educação-física. A variação de treino contínuo e intervalado também mostrou-se mais eficaz no aumento do consumo de oxigênio.

Fonte: Minha Vida

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

10 Dicas para iniciar uma atividade física



São vários os estudos que atestam a importância do exercício físico regulare bem orientado para prevenção e tratamento de várias doenças e, é claro, na melhora da qualidade de vida. Então, como iniciar um programa de exercícios físicos?
 
1. Faça uma avaliação médica, principalmente se você tem mais de 35 anos ou, mesmo sendo mais jovem, se tem algum antecedente pessoal ou familiar de doença cardíaca, diabetes e problemas ósseos e articulares.

2. Providencie os exames solicitados pelo seu médico. Assim ele poderá identificar algum problema em fase inicial evitando seu agravamento.

3. Escolha um exercício que lhe agrade. Não vai adiantar, por exemplo, ir para uma academia se você prefere atividades ao ar livre.

4. Use os equipamentos adequados para a modalidade escolhida. Ciclistas devem usar capacetes e luzes de advertência nas bicicletas; para caminhadas ou corrida, roupas leves e tênis com bom amortecimento de impacto; musculação, luvas para evitar bolhas e calos nas mãos e assim por diante.

5. Programe suas sessões de exercícios para a maioria dos dias da semana e em horários com temperatura agradável. No mínimo 3 dias alternados. Se os exercícios forem intensos e diários, um dia na semana é para o descanso obrigatório.

6. Ouça seu corpo. É esperado que após longo tempo parado você sinta algumas dores. Porém, se elas forem persistentes é sinal de que a carga ou execução dos exercícios está inadequada.

7. Se alimente cerca de 30 a 40 minutos antes e até uma hora após os treinos. Ao contrário do que muitos imaginam, se exercitar em jejum e não comer após a atividade acaba queimando massa muscular e não a gordura corporal.

8. Hidrate seu corpo. Devem ser consumidos entre 300 e 500mL de água até 30 minutos antes da atividade e mais 200mL a cada 30 minutos. Em exercícios que durem mais de uma hora e que causem grande produção de suor vale a pena usar uma bebida isotônica. Verifique seu peso antes e depois dos exercícios. Se ele diminuiu você vai precisar repor com líquidos.

9. Faça exercícios de alongamento e flexibilidade antes e principalmente após os treinos. Isso é importante para evitar encurtamentos musculares e problemas nas articulações.

10. Se você é do tipo que não gosta de ficar sozinho, mesmo durante sua atividade física, convide um amigo ou parente para lhe acompanhar. Pode ser que vocês descubram mais um motivo para estarem juntos dividindo as alegrias de uma vida mais saudável e prazerosa.


Fonte: Minha Vida

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Maratona na Filadélfia - Duas mortes



Caros leitores, um exame preventivo poderia ter evitado esta tragédia.
Pratique esportes com acompanhamento médico, isso também é bom para saúde.

Dois corredores morreram ontem durante a maratona da Filadélfia, nos Estados Unidos. Como costuma acontecer nesses casos, o colapso dos atletas ocorreu bem próximo à linha de chegada.

Um dos mortos foi o jovem Jeffrey Lee, estudante universitário de apenas 21 anos. Ele participava da meia maratona, uma das provas do evento, que reuniu cerca de 25 mil pessoas. Terminou a corrida em 1h58, caiu, ainda foi atendido por paramédicos elevado a um hospital, mas não resistiu.

O outro foi um corredor de 40 anos que participava da maratona. Ele passou mal cerca de 400 metros antes da chegada, foi também atendido na hora e levado a um hospital próximo, onde morreu.

Segundo os organizadpores, essas foram as primeiras mortes na maratona da Filadélfia em mais de uma década. Segundo a imprensa local, as duas vítimas devem ter sofrido um ataque cardíaco.

É sempre triste falar de mortes relacionadas a corridas, uma atividade que muitos buscam exatamente para melhorar sua condição de saúde. Mas é preciso lembrar que, como todo esporte, a corrida é uma atividade de risco e a gente precisa se precaver e se preparar para enfrentar o esforço.

Exames médicos prévios podem ajudar a prevenir riscos, como mais de uma vez cardiologistas esportivos apontaram aqui neste blog. Claro que a gente nunca está garantido, pois a vida sempre tem alguma surpresa do outro lado da curva, mas é bom pelo menos tentar não dar chance ao azar.

Se você pratica esportes, procure um médico especialista do Esporte e faça os exames preventivos.


Fonte: Rodolfo Lucena / Folha.com


segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Exercícios Físicos bom para cérebro,para o corpo e bom para as pernas


De acordo com cientistas, fazer artes marciais, dança, natação, entre outros esportes, pode favorecer o bombeamento de sangue o que sugere mais oxigênio pelo corpo. Se os exercícios forem regulares os riscos de a pessoa sofrer um AVC (acidente vascular cerebral) são reduzidos.

As pesquisas sobre esta relação foi coordenada pelo professor do Departamento de Neurologia da Unicamp, Li Li Min. Segundo ele, os exercícios estimulam a criação de novos neurônios, o que contradiz a informação de que as pessoas nascem com uma quantidade certa de neurônios e tais números diminuem ao longo dos anos."Além de possibilitar o ganho de novos neurônios, o exercício aumenta a capacidade de interação e comunicação entre eles, que é o que chamamos de sinapse".

Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores analisaram imagens cerebrais de oito lutadores de judô, oito corredores de maratonas de longa distância e 20 sedentários. Naqueles que praticam esportes foi percebido uma aumento na massa cinzenta. Tal “ampliação” da massa do cérebro também foi uma descoberta. Acreditava-se que apenas algumas doenças poderiam causar este aumento do órgão, mas o professor Min apontou que, assim como os músculos do corpo, o cérebro também pode “ganhar massa” e dependendo de qual região isto ocorre, o ganho está associado à determinada prática esportiva.

"A pesquisa serviu para mostrar a capacidade adaptativa do cérebro aos exercícios. Se a prática de esportes pode influir inclusive na plasticidade da massa cinzenta, fazendo com que áreas do cérebro se desenvolvam mais, isso indica que os benefícios das atividades físicas são mesmo inegáveis à mente", afirma Min.

Além dos exercícios físicos trazerem benefícios para o cérebro, também é um ótimo aliado na prevenção das varizes. Um médico do esporte habilitado saberá formular o treinamento ideal para cada indivíduo. Correr, pedalar, praticar musculação e ginástica localizada são alguns exemplos de atividades que podem prevenir o aparecimento das indesejáveis varizes.

Com prática de exercícios físicos, nosso corpo necessita de hidratação, principalmente nesta época do ano com o verão chegando é importante beber muita água, no mínimo 2 litros por dia. Outro fator importante é filtro solar, fazendo exercício com responsabilidade o  seu verão ficará ainda melhor e mais saudável.



Então aproveite!


Fonte: Exame.com

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Mitos e Verdades sobre as Varizes


O que são varizes?
A circulação do sangue tem duas vias principais: as artérias, que levam o sangue do coração até as extremidades do corpo, e as veias, responsáveis pelo caminho de volta. Na volta, é preciso vencer a ação da gravidade. Essa pressão, com o tempo, gera uma força contra as paredes das veias, que dilatam, se tornando mais aparentes sob a pele. As veias dilatadas não conseguem trazer tão bem o sangue de volta, gerando a sensação de peso, cansaço nas pernas, e em casos mais graves uma pigmentação castanha ou até feridas.

Fazer depilação com cera quente dá varizes?
Mito
O uso de cera quente não vai fazer com que as varizes apareçam. No entanto, o calor do produto pode agravar o problema em quem já o tem. Por isso, nesses casos, os médicos não recomendam sauna, banho com água muito quente e excessiva exposição ao sol.


Pegar pesado na musculação pode dar varizes?
Verdade
A musculação é um ótimo exercício quando bem orientado e feito em quantidade e frequência adequadas. Um pouco de musculação é bom, porque faz com que o músculo fique mais forte e ajude no bombeamento do sangue. Mas fazê-la durante muito tempo, aumenta a pressão dentro do abdômen e o retorno do sangue piora.



Varizes só aparecem em pessoas mais velhas?
Mito
As varizes podem aparecer a partir dos 15 anos em mulheres geneticamente predispostas. No entanto, algumas pessoas ainda associam esse problema à velhice. O processo de aparecimento dos vasos e varizes é uma evolução contínua. É um processo acumulativo e lento, por isso as pessoas têm a impressão de que o problema só aparece em idosos, o que não é verdade.


Calça justa pode contribuir para o aparecimento de varizes?
Verdade
O problema das calças justas é que elas comprimem excessivamente apenas a região das coxas, dificultando a circulação. A compressão, para ser boa, tem de ser do pé até a cintura. A mulher pode continuar usando a calça, se usar uma meia de compressão por baixo dela.


Usar meia calça ajuda quem tem varizes?
Verdade
A meia calça ou a meia ¾ têm efeito benéfico em quem já tem varizes. Ela dá conforto e evita o inchaço, principalmente para quem passa muito tempo sentado ou muito tempo parado em pé. Vale ressaltar que a meia-calça é uma artifício médico e, portanto, deve ser indicada por um. Só um vascular vai poder analisar quanto de compressão é o ideal para cada paciente e quanto tempo essa pessoa deve usar a meia.



O uso constante de salto alto não tem relação com varizes?
Mito
Ao caminhar de salto, a mulher usa apenas a força da coxa, quando o principal mecanismo de volta do sangue está na batata da perna. A panturrilha é como se fosse um coração periférico, ela é responsável por 80% de todo o retorno venoso. Com exceção dos saltos, o calçado ideal é aquele que permite à mulher chega em casa no fim do dia e sentir que a perna está bem.


Viagens longas prejudicam as varizes?
Verdade
Ficar mais de seis horas sentada sem se mexer prejudica a circulação das pernas, o que pode levar ao aparecimento de vasos ou varizes. Nessas situações, os médicos recomendam mexer-se de hora em hora. Vale levantar, andar um pouco ou até mesmo movimentar os pés como se estivesse pisando no acelerador do carro.


Gravidez provoca varizes?
Verdade
A notícia não é boa para as gestantes. Os hormônios liberados na gravidez tornam as paredes das veias mais elásticas, facilitando sua dilatação. O aumento no volume de sangue circulando pelo corpo da mulher e a retenção de água também são fatores que contribuem para o aparecimento das varizes. Além disso, o crescimento do bebê comprime algumas veias e dificulta o retorno do sangue.


Pílula anticoncepcional pode causar varizes?
Verdade
O uso contínuo e prolongado de anticoncepcionais pode provocar retenção de líquidos e dilatação nas veias. Uma mulher que já tem herança genética para o aparecimento do problema e toma constantemente a pílula por 15 ou 10 anos tem mais chances de apresentar varizes do que uma que não faz uso do medicamento.


Todas as varizes doem?
Mito
Normalmente as varizes não doem. O que pode existir é uma sensação de peso e desconforto nas pernas. Se elas estão doendo é porque deve haver algum processo inflamatório no local. Nesse caso, procure imediatamente um médico.


Mulheres com intestino preso têm mais chance de ter varizes?
Verdade
Nesses casos, a mulher faz mais força para poder ir ao banheiro. Esse esforço é como uma prensa no abdomen e essa contração é transmitida para as veias dos membros inferiores, pressionando-as.




As varizes voltam depois de operar?
Mito
 As varizes nunca voltam. O que pode acontecer é de outras veias dilatadas aparecerem em outras regiões da perna devido aos maus hábitos praticados no dia-a-dia. Para evitar que novas varizes apareçam converse com o seu Angiologista e faça um
tratamento preventivo de varizes. Este tratamento pode ser iniciado logo após a cirurgia.



A alimentação influencia na formação de varizes?
Verdade
Uma alimentação equilibrada ajuda na manutenção do peso adequado, o que, por sua vez, diminui as chances de desenvolvimento de veias doentes nas pernas.


As varizes podem levar à trombose?
Verdade
Se a circulação do sangue ficar muito prejudicada por conta das varizes, existe o risco de formação de coágulos, que levam à Trombose Venosa Profunda (TVP).


Vídeos
Varizes, Diagnóstico e Prevenção | Entrevista Dr. Fernando Soares Moreira Angiologista.



Varizes, Tratamento e Prevenção | Entrevista - 2 - Dr. Fernando Soares Moreira Angiologista.









Fonte: IG.com/ Clínica Steticlin

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Como prevenir a obesidade infantil


O que não se consegue mudar durante sua infância, mais difícil será o tratamento ou a correção nas décadas posteriores. A infância é uma etapa em que tudo (ou quase tudo) é relacionado com os hábitos e condutas. Nesta etapa se forma a personalidade, e se estabelece padrões que serão a base do comportamento da criança na idade adulta.


Por essa razão, é necessário que todos os que estão direta ou indiretamente relacionados ao mundo infantil, concentre seus esforços para que a educação da criança seja a melhor possível. Isso a proporcionará uma vida saudável em todos os sentidos. É necessário estar consciente de que a saúde é uma peça importante para o equilíbrio das crianças.


Um dos hábitos que pode prevenir a obesidade infantil é criar o costume na criança de alimentar-se bem. Dar-lhe o alimento adequado desde o seu nascimento é a melhor forma de mantê-lo com boa saúde. E tudo começa com o leite materno, e logo com as papinhas e depois com o menus. É necessário que a criança prove de tudo um pouco, que sua alimentação seja variada e completa até pelo menos os dois anos de idade.


Além desse hábito de selecionar bem os alimentos que damos às crianças, é necessário criar, paralelamente a isso, o hábito de compartilhar a comida, mesa, e companhia. Fazê com que a refeição seja um encontro prazeroso. Deve-se evitar comer diante da televisão, bem como limitar a presença do seu filho em frente à televisão por mais de 2 horas ao dia. Pais obesos ou não são sempre exemplos para os filhos. Se o pai ou a mãe come muita quantidade de comida, e são obesos, é quase certo que o filho irá adquirir esse hábito. Neste caso, é necessário modificar os hábitos familiares quanto à alimentação e paralelamente a isso, estimular atividades físicas ao ar livre.

Hábitos alimentares saudáveis para as crianças

A obesidade não é acidental. Pode-se prevenir respeitando algumas sugestões:

1- Quanto maior a variedade de alimentos na dieta, maior garantia de que a
alimentação seja equilibrada e de que contém todos os nutrientes necessários.

2- Os cereais (pão, massas, arroz, etc.), as batatas e legumes, devem constituir a base da alimentação, de maneira que os hidratos de carbono representem entre 50 e 60% das calorias da dieta.

3- Recomenda-se que as gorduras não superem os 30% da ingestão diária, devendo reduzir-se o consumo de gorduras saturadas e ácidos graxos.

4- As proteínas devem estar entre 10 e 15% das calorias totais, devendo combinar proteínas de origem animal e vegetal.

5- Deve-se aumentar a digestão diária de frutas, verduras e hortaliças até alcançar pelo menos, 400g ao dia. Isso é, consumir no mínimo, 5 rações ao dia desses alimentos.
6- Moderar o consumo de produtos ricos em açúcares simples, como guloseimas, doces e refrescos.

7- Reduzir o consumo de sal, de toda procedência, pelo menos 5g por dia, e promover a utilização de sal iodado.

8- Beber entre um e dois litros de água por dia.

9- Nunca deixar de tomar um café da manhã completo, composto por lácteos, cereais (pão, bolachas, cereais) e frutas, e dedicar-se entre 15 e 20 minutos. Desta maneira, evita-se ou reduz a necessidade de consumir alimentos menos nutritivos no meio da manhã e se melhora o rendimento físico e intelectual no colégio.

10- Envolver todos os membros da família nas atividades relacionadas com a alimentação: fazer a compra, decidir o menu semanal, preparar e cozinhar os alimentos, etc.


Fonte: Guia infantil
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...