segunda-feira, 9 de abril de 2012

Frio e calor nas lesões no esporte


É muito importante entendermos as aplicações destes meios terapêuticos, pois não existe verdade absoluta nas indicações de gelo ou calor, o que existe é o momento da lesão e o objetivo pretendido naquele momento.
Fases da inflamação:
A inflamação pode ser dividida em fase aguda, subaguda ou crônica, dependendo da duração dos sinais e sintomas. Tendo a fase aguda desde poucos minutos até poucos dias, subaguda um momento intermédio entre agudo e crônico e a fase crônica com duração de semanas ou meses. A quantidade total de tecido danificado pode aumentar de acordo com o tempo da inflamação.
Ação do frio:
Durante a resposta inflamatória aguda, após a lesão ao tecido, o frio reduz a dor e minimiza uma lesão secundária ao tecido. O alívio da dor se deve mais provavelmente a uma redução da velocidade de condução nervosa.
Qual o momento da lesão para usar o frio:
Nas lesões dos tecidos moles, nos estágios iniciais, ocorrem alterações inflamatórias em uma sequência bem identificada. A gravidade depende da lesão.
No caso de uma lesão aguda, o uso do gelo é indicado por diminuir o fluxo sanguíneo e aumentar a constricção venosa, da área afetada. O resfriamento diminui a taxa de edema e a produção de “irritantes” e desse modo alivia a dor.
A quantidade de dor está relacionada com a velocidade com que ocorrem o edema e a irritação química. A compressão e a elevação do segmento também limitam a formação do edema.
Vaso constricção (diminuição do calibre do vaso sanguíneo) a redução da dor que acompanha o resfriamento, pode dever-se a fatores diretos ou indiretos, como a redução do edema e uma diminuição do espasmo muscular.

Aplicação da Crioterapia em etapas terapêuticas:
Preventivo: prevenir a instalação da tumefações provenientes do esforço.
Anti-inflamatória: prevenir a presença de exudatos e precipitados.
Proliferação: reeducação funcional por movimentos pré-determinados no início da cicatrização para realinhamento nas fibras de colágeno.
Retorno ao esporte: reeducação funcional dos movimentos simulados do esporte.
Anti-recidivantes: evitar reincidência do quadro sintomatológico da lesão.
Ação do Calor:
O uso do calor tem seu efeito fisiológico nas vasodilatações (aumento do calibre do vaso sanguíneo) e consequente constrições reflexas das estruturas acometidas pela lesão, resultando numa diminuição do quadro álgico, desinflamação, relaxamento de estruturas envolvidas e liberação de exudatos presentes dos processos inflamatórios.
Também promove o relaxamento muscular devido ao aumento da temperatura que torna as estruturas elásticas mais maleáveis, por exemplo, um contratura muscular que precisa se alongada.


Fonte: Ativo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...