sexta-feira, 29 de junho de 2012

Prática esportiva no inverno

Praticar exercícios no inverno não é tarefa fácil. O corpo em repouso está mais frio do que o normal e, por conta disso, os riscos de lesão aumentam. Para evitar isso, é necessário aumentar os cuidados com o aquecimento e também com a alimentação - já que o organismo consome mais energia para se manter aquecido.


Entenda a seguir o que é preciso fazer para chegar ao ponto ideal para iniciar um treino de qualquer modalidade sem correr riscos. 

1. É saudável fazer exercícios no inverno?

2. O que fazer para evitar lesões?

3. O aquecimento é o mesmo para diferentes modalidades esportivas?

4. Qual a diferença entre alongamento e aquecimento?

5. Devo praticar esportes agasalhado?

6. Qual deve ser a minha alimentação para suprir o gasto extra de energia?

7. Quem não se alimenta direito fica mais propenso a sofrer lesões?

8. O que devo comer para evitar as lesões?

9. Devo fazer um desaquecimento no final da pratica de exercícios?

1. É saudável fazer exercícios no inverno?
Sim, é tão saudável quanto no calor. A única diferença é que o corpo gasta mais energia no frio para manter-se aquecido. Três quartos da energia do corpo humano são despendidos apenas para manter a temperatura, e só o que sobra vai para o exercício na contração muscular. Portanto, é importante uma alimentação adequada antes da pratica de esportes, porque ela fornecerá a energia necessária às atividades.

2. O que fazer para evitar lesões?
Para evitar lesões na pratica de esportes em temperaturas mais baixas é preciso incrementar o aquecimento. Isso se deve ao funcionamento do nosso organismo. O fluxo sanguíneo precisa cumprir um processo gradativo para atingir seu ponto ideal de funcionamento, levando oxigênio para a musculatura ativa, assim como enzimas e outras substâncias químicas que atuam no fornecimento de energia para os nossos movimentos. Para atingir este ponto ideal no inverno, o organismo deve passar por uma preparação mais intensa: o recomendado é fazer entre 10 e 15 minutos de aquecimento antes de iniciar o alongamento.

3. O aquecimento é o mesmo para diferentes modalidades esportivas?
Sim. A despeito de ser uma corrida, tênis, ciclismo ou futebol, é importante fazer previamente uma caminhada de baixa intensidade, que deve ser intensificada até o trote - com duração total de 10 a 15 minutos. Em seguida, inicia-se o alongamento específico para cada modalidade.

4. Qual a diferença entre alongamento e aquecimento?
Aquecimento é a atividade física que possibilita o aumento da temperatura corporal interna e muscular - o que é fundamental para uma prática esportiva adequada. Já os exercícios de alongamento permitem a distensão em níveis seguros das fibras musculares. Alongar a musculatura sem que ela esteja devidamente aquecida já representa um risco maior de lesão.

5. Devo praticar esportes agasalhado?
Não. É ideal usar um agasalho apenas para ajudar no aquecimento. Já o treino deve ser feito com roupas próprias para exercícios. Eventualmente, se a temperatura for muito baixa, pode-se manter um agasalho leve, mas deve-se atentar ao risco de superaquecimento do corpo. Ao terminar o treino, deve-se imediatamente tirar a roupa molhada de suor e colocar uma roupa seca e um agasalho para manter a temperatura do corpo.

6. Qual deve ser a minha alimentação para suprir o gasto extra de energia?
É importante comer alimentos que elevam mais a temperatura do corpo, como as proteínas (carne, peixes, frios, leites e derivados). Também é possível aumentar a temperatura do corpo com líquidos quentes.

7. Quem não se alimenta direito fica mais propenso a sofrer lesões?
Sim, pois a lesão pode ocorrer por enfraquecimento da musculatura. O músculo se utiliza de proteínas como fonte de energia quando não foi ingerida a quantidade suficiente de carboidratos. E o mesmo acontece se não houver reposição adequada após o treino, quando deve-se consumir carboidratos acompanhados de proteínas - que restabelecem possíveis lesões musculares. Exemplo: pão com queijo e frios (pão contém carboidratos e queijos e frios, proteínas).

8. O que devo comer para evitar as lesões?
Carboidrato é a fonte de energia de mais rápida absorção, ficando disponível imediatamente ao organismo após a ingestão. Esse é o nutriente mais adequado para se comer antes e durante o exercício. Alimentos quentes também facilitam o aquecimento do corpo pelo método de condução do calor. Entretanto, eles contêm um esvaziamento gástrico lento, ou seja, demoram para sair do estômago fazendo com que o atleta se sinta pesado na hora do exercício.

Exemplo de refeição uma hora antes do exercício:

Fatia de pão torrado com geleia de frutas vermelhas + 1 copo de suco de fruta ou água de coco

Obs.: em treinos de mais de uma hora de duração, é necessário ingerir um carboidrato durante o exercício, como gel ou barra de cereal

Vale frisar ainda que, embora a perda de líquido seja menor do que no verão, ainda assim é necessário hidratar o corpo durante e após a atividade física - ou seja, ingerir líquidos.

9. Devo fazer um desaquecimento no final da prática de exercícios?
Sim, mas neste caso não existe diferença entre o calor e o frio. É sempre recomendado fazer um exercício com sobrecarga bem leve para diminuir a frequência cardíaca e remover as substância tóxicas geradas durante o treinamento.




Fonte: Revista Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...