segunda-feira, 21 de julho de 2014

As varizes são hereditárias?

Sim. Existe uma tendência natural das varizes serem hereditárias passando de Pai e mãe para filhos e filhas.

Porém nem sempre as varizes podem se manifestar entre uma geração e outra, mas o fator genético pode influenciar principalmente para as mulheres e as chances aumentam durante a gravidez.

As Varizes são conhecidas desde os tempos antigos e até mesmo os artesões usavam as marcas saltadas das varizes para desenhar as pernas das estatuas.

Existe uma forma de prevenir as varizes hereditárias?
Sim. Se você levar uma vida saudável, evitando a obesidade e praticando exercícios, diminuem as chances de aparecerem as varizes hereditárias. Porém antes de fazer qualquer exercício é fundamental fazer um acompanhamento médico com um Angiologista e um médico do esporte.


Se minha mãe teve varizes eu também vou ter?
Não se pode afirmar, pois depende da genética de cada pessoa, podendo herdar ou não. Mas pelo fato de sua mãe já ter tido varizes as chances aumentam.

Somente quem tem casos de varizes na família terá varizes hereditárias?
Não. Existem diversos outros fatores que podem ocasionar um quadro de varizes, como: Obesidade, sedentarismo, permanecer na mesmo posição seja em pé ou sentado por muito tempo, consumo de alimentos ou bebidas que possa prejudicar os vasos sanguíneos, uso de anticoncepcionais, etc...

Estes e outros habito podem provocar os aparecimento das varizes mesmo se não for hereditário. Para esclarecer suas dúvidas entre em contato com um Angiologista para que ele possam lhe avaliar e dar um diagnostico mais preciso.

As mulheres têm mais chances de ter varizes?
Sim. Estudos mostram que as mulheres costumam ter, até três vezes mais varizes do que os homens, devido a fatores hormonais.

Anticoncepcional provoca as varizes?
Sim. A alteração hormonal, que é uma das causas das veias doentes (telangiectasias) e os altos níveis de Estrogênio contido nas pílulas anticoncepcionais aumentam a chance de varizes, pois alteram o funcionamento das válvulas do interior das veias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...