quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Varizes em gestantes



Existe contra indicação do tratamento de varizes
durante a gravidez?


Sim existe. É recomendável que qualquer tratamento, especialmente o cirúrgico, seja realizado somente três meses após a gravidez.

Se você tem planos para engravidar e sente os sintomas de varizes como dores nas pernas, sensação de cansaço, câimbras entre outros é extremamente importante realizar um tratamento de varizes antes da gestação, pois devido a gravidez as veias já dilatadas pode chegar a dobrar ou triplicar de tamanho durante a gravidez, gerando desconforto e fortes dores nas pernas.

Agora se você já esta em período de gestação não se pode operar, porém a boa notícia é que se vocês estiver em sua primeira gestação muitas vezes, após o termino da gravidez algumas veias que se encontram dilatadas devem voltar ao normal. Para a segunda gestação a veias doentes tendem a permanecer. Se for o seu caso, você deverá procurar um especialista em varizes após
o três meses do parto. Se possível pratique exercícios.

Por que as varizes aumentam na gravidez?
É que durante a gravidez quantidade de sangue que circula no corpo aumenta, fazendo com que as veias trabalhem mais. Significa que durante a gestação a quantidade de progesterona, hormônio que dilata as veias também aumentam resultando em veias mais grossas.
Outro fato que acontece na gravidez é que o útero vai aumentando de tamanho, gerando maior compressão das veias do abdômen e da região pélvica e na veia cava inferior da mulher (responsável por drenar o sangue proveniente dos membros inferiores e cavidade abdominal), criando obstáculos durante a subida do sangue para o coração. Isso aumenta a pressão sanguínea nas veias das pernas, além disso com o peso da
barriga e do bebê influencia no desenvolvimento das varizes.

Como se prevenir das varizes na gravidez?
Uma forma de se prevenir das varizes durante a gravidez é usar de meias elásticas de média compressão até o fim da gestação. Para conhecer o método mais adequado de uso das meias é necessário uma avaliação médica.

Praticar exercícios também é um ótimo habito. Além de ser extremamente saudável durante a gravidez o exercício irá estimular a circulação sanguínea colaborando para que o sangue volte ao coração com mais facilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...