segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Garotas com varizes na adolescência


Por que as mulheres mais jovens também sofrem com varizes?
Geralmente as varizes são mais comuns em pessoas de meia idade e idosos, devido aos acontecimentos naturais do organismo. A tendência é que o quadro venha  evoluir com o passar do tempo por conta da dilatação das veias.

Nas jovens mulheres, as varizes surgem geralmente como herança genética  do pai ou da mãe. Mas outros fatores como o uso precoce de anticoncepcionais, que contém estrógeno e progesterona, hormônios femininos,  são maléficos ao sistema venoso. 
O sedentarismo e obesidade também favorecem para que mulheres mais
jovens comecem a ter este problema. 

Outros acontecimentos como a gestação abaixo dos 20 anos também fazem com que as varizes se desenvolvam, e os sintomas são os mesmos de pessoas mais velhas, porém com uma incidência menor e com maiores chances de prevenção. 

Se a jovem constatar algumas saliências nas pernas, como um pequeno calombo macio e sintomas como dor, sensação de peso ou cansaço nas pernas, queimação, inchaço e manchas escuras nos tornozelos, é importante consultar um médico, pois pode ser o início de um problema vascular. 
Sem os devidos cuidados as varizes podem alcançar uma fase mais avançada e profunda, que consiste em sangramentos exteriores ou hemorragias internas, a tromboflebite que é a formação de coágulos nas veias deixando-as duras, doloridas e vermelhas, e em seu estágio final podem gerar feridas e úlceras. 

Em que idade as varizes mais aparecem?
A doença se manifesta principalmente entre os 20 e os 50 anos de idade, e é rara em crianças. O paciente só procura o médico quando começa a sentir dor, mas muitas vezes esse sintoma não aparece. A pessoa deve procurar um médico angiologista para avaliar e diagnosticar a presença de vasos doentes. Quanto mais cedo o tratamento, melhor, pois evita o agravamento. Varizes podem ser controladas, por isso, escolha cuidar de sua saúde, previna-se e não espere a doença evoluir.

Ficar em pé ou sentado por longos períodos favorecem o aparecimento de varizes? 
Sim. Essas posições dificultam a circulação e é justamente assim que as varizes aparecem. Estando em movimento fazemos funcionar o coração periférico, que impulsiona o sangue para cima evitando o aparecimento de varizes. E quando estamos deitados o coração fica no mesmo nível da perna, o que facilita o retorno do sangue. Se estivermos com os pés elevados, o coração fica para baixo e os pés para cima, e desse modo o retorno sanguíneo é muito favorecido.

Como as garotas podem se prevenir das varizes?
Para prevenir as tão indesejadas saliências nas pernas é bom conversar com seu médico sobre o uso do anticoncepcional e evitar o sedentarismo. Faça exercícios aeróbicos, como: bicicleta, caminhada, esteira e natação. Exercícios aeróbicos fazem com que os músculos massageiem o sistema venoso e empurrem o sangue no sentido ascendente, impulsionando-o ao coração e aos pulmões.

O salto alto também prejudica as garotas?
Depende. Devido às tendências da moda, hoje em dia meninas começam utilizar sapato com salto como um acessório indispensável. O problema é que se for usado por muito tempo ele pode ocasionar as varizes, que além de comprometerem a saúde também podem prejudicar a estética das pernas. 
Pelo fato de não oferecerem uma posição confortável aos pés, a circulação nessa região pode ser afetada pelo salto, o que provoca as varizes. Na grande maioria dos casos, elas causam dores nas pernas, coceira, câimbra, inchaço, dentre outros.
Às vezes, em situações mais graves, é necessário um procedimento cirúrgico para amenizar esse problema. Entretanto, lembre-se de que você pode evitá-lo. Para isso, procure variar na altura dos saltos (altos e baixos) e que não ofereçam desconforto aos seus pés. As garotas devem tomar cuidado na escolha da altura do salto. O ideal é entre 2,5 e 6 cm de altura, para que a circulação do sangue na perna não seja prejudicada.

O que deve ser evitado pelas jovens mulheres?
• Não usar roupas muito apertadas que dificultem o retorno venoso;

• Usar preferencialmente calçados com salto em torno de 4 cm de altura e com boa base;

• Fazer breves repousos com as pernas elevadas, não colocando almofadas ou travesseiros sob os joelhos, a fim de não comprimir as veias aí localizadas;

• Praticar exercícios físicos que ativem a musculatura da panturrilha. As ginásticas, a caminhada e esportes como a natação, ciclismo e hidroginástica são especialmente recomendáveis. São contra-indicados, no entanto, todo esporte praticado em alto nível competitivo (geralmente atletas profissionais)  podem causar varizes, como o futebol, o tênis, o vôlei, o basquete, e aqueles de esforço estático, como o halterofilismo, pois o aumento da pressão abdominal que ele provoca prejudica o retorno venoso.

Solicite sempre orientação de um médico antes de tomar qualquer decisão.
Envie um e-mail em caso de dúvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...