segunda-feira, 27 de outubro de 2014

O que é IVC?


 Insuficiência Venosa Crônica 

A insuficiência venosa crônica, também conhecida como IVC, é um problema de fluxo sanguíneo especificamente nos membros inferiores (pernas).

Toda essa circulação é controlada para manter o funcionamento perfeito do corpo humano. A insuficiência venosa crônica acontece porque há um impedimento da passagem ou um refluxo do sangue das veias. Com isso, o sangue fica bloqueado gerando complicações nas veias que podem estar coaguladas ou inflamadas, e é assim que surgem os sintomas como pernas inchadas, varizes etc. 

Quais são os sintomas?
Há uma série de sintomas: sentir as pernas pesadas por ficar muito tempo em pé; inchaços nas pernas, pés ou tornozelos; dores; coceiras (dermatite); e aparecimento de manchas na pele como sinal de varizes, que podem até se tornar azuis dependendo do nível de seriedade. Em alguns casos há formação de úlceras.

O que é úlcera?
São feridas, às vezes pouco dolorosas, que são causadas pela insuficiência
venosa crônica, normalmente após uma trombose venosa, varizes profundas ou flebite.

Preciso fazer algum tipo de exame par identificar o IVC?
Sim. Embora seja fácil visualizar esses vasos obstruídos ou dilatados, são necessários exames subsidiários que vão mostrar a existência de vasos ocultos (aqueles que não são visíveis a olho nu), para que o médico tenha conhecimento da condição atual de todos os vasos que estão obstruídos ou dilatados.

 Quais os exames de IVC?
Existem três tipos de exames mais eficazes para IVC, conhecidos como: Doppler, Eco-Doppler ou Duplex Scan, e Fotopletismografia Venosa. Conheça agora um pouco mais sobre estes exames:


1. Doppler portátil de onda contínua: O exame é importante para diagnosticar o refluxo venoso nas junções safenofemoral e safenopoplítea.


2. Eco-Doppler / Duplex Scan: Esse exame complementa o Doppler Portátil de Onda Contínua, analisando os vasos detalhadamente para obter informações sobre o tamanho do refluxo, sua origem e/ou a existência de trombose.


3. Fotopletismografia Venosa: É responsável por medir a dinâmica sanguínea e o tempo de enchimento venoso que corresponde à maior facilidade de obter úlceras.


Além desses exames, é possível fazer um exame físico de IVC que pode ajudar a identificar as veias varicosas.

 Como é feito o tratamento de IVC?
Para o tratamento clínico de insuficiência venosa crônica, é necessário realizar mudanças no estilo de vida, adaptando melhorias no que se refere à circulação sanguínea, como tratar a obesidade, evitar posições sentadas ou em pé por longos períodos, praticar exercícios, etc.


Quando estamos tratando de úlceras, é necessário o uso de antibióticos somente por indicação médica; uso de ataduras e pomadas para limpar os ferimentos, e meias elásticas para obter uma cicatrização mais rápida. 


O tratamento cirúrgico é feito para obstrução ou refluxo venoso: cirurgia de derivação em ponte, com ou sem fístula arteriovenosa; cirurgia de transplante ou interposição de segmentos venosos valvulados; e cirurgia valvular direta internas e externas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...