segunda-feira, 14 de maio de 2012

Inchaço nas pernas


Você trabalha sentado o dia inteiro? Sente dores nas pernas às vezes? Geralmente, no fim do dia?


Pois, seu sistema circulatório pode estar com problemas.

Vamos entender melhor como ele funciona e como aliviar os sintomas?


O sistema circulatório é como uma estrada de mão dupla por onde o sangue corre.
O sangue oxigenado sai do coração por meio das artérias e leva nutrientes e oxigênio para os músculos, pele, cérebro e outros órgãos do corpo.
Já o caminho de volta é pelas veias.

Fazer o trajeto de ida só é possível porque o coração é um músculo que bombeia o sangue. Mas, para ele voltar ao coração, é necessário a ajuda de um músculo da perna: a batata da perna.


Ela é considerada o coração da perna. Entre 85% e 90% do sangue que volta ao coração passa por dentro desse músculo. Então, quando a gente contrai a musculatura, essas veias são comprimidas e, como elas têm válvulas, a válvula de baixo fecha e a de cima abre. Portanto, o sangue é bombeado da perna de volta ao coração.

A circulação funciona bem quando a parede das veias tem o tamanho certo. Quando elas dilatam, o retorno do sangue para o coração fica mais difícil.

São vários os sinais de que isso está acontecendo: a perna incha, pesa e dói. Esse desconforto normalmente passa depois que a pessoa fica um tempo deitada. Se não passar, o problema pode ser outro, como rim ou coluna.

Fazer  este teste muito simples que indica o inchaço: comprima a perna com os dedos e espere cerca de 30 seg. Depois, tire o dedo. Se o local ficar afundado, é sinal de que sua perna está inchada.


Muitos homens e mulheres sofrem com as varizes, que nada mais são do que veias dilatadas.


Especialistas garantem que elas têm a ver com a predisposição genética e com determinados fatores, como gravidez, uso de hormônio feminino, ficar em pé o dia inteiro, ficar sentado ou parado o dia inteiro e a obesidade.
Devido às variações hormonais, as mulheres estão mais sujeitas a esse problema.


Aqui estão algumas dicas para evitar o inchaço das pernas:


- contraia e relaxe a batata da perna, cerca de 50 vezes a cada hora, para bombear o sangue de volta e diminuir o inchaço;

- quando chegar em casa, após um dia de trabalho, levante as pernas por alguns minutos. Isso estimula a circulação de sangue;

- o uso da meia elástica é recomendável, mas cuidado para ela não apertar muito a perna, especialmente abaixo do joelho;

- é importante repousar antes e depois de uma viagem longa de avião, elevando os pés ou algo do tipo para evitar o inchaço.

O que estimula o surgimento de varizes é ficar parado. Então, nada de acreditar que subir e descer escadas dá varizes, hein? 



Fonte: Mais Você

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...