sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Adianta malhar só no fim de semana??


Você sempre fala que o ideal é fazer 150 minutos de exercícios aeróbicos por semana, divididos por cinco dias. Mas não tenho tempo para me exercitar durante a semana. Se eu fizer 150 minutos de ginástica, entre o sábado e o domingo,que são os únicos dias que posso, os benefícios serão os mesmos?

 

Exercitar-se no fim de semana é melhor do que não fazer nada. Mas o resultado para seu corpo será completamente diferente do que seria se você se exercitasse cinco vezes por semana. Quando você condiciona seu corpo de forma regular, o sistema imune fica fortalecido. Mas, se você se exercita em apenas oito dos 30 dias do mês, nos dias de atividade física seu corpo vai entrar em regime de exceção.


Nesse estado, o corpo tende a preservar gordura como se estivesse em uma emergência e, depois do treino, ele vai tentar reestabelecer o padrão anterior. O mais indicado, em seu caso, é tentar se exercitar duas vezes por semana, mesmo que só por 20 minutos. E dividir os outros 110 minutos entre o sábado e o domingo. Dessa forma, você terá conseguido se exercitar quatro vezes por semana.

Costumo dormir pouco, cerca de cinco horas por noite. É verdade que dormir pouco pode ter relação com aumento de peso? - Paulo Ferreira, São José, SP
Alguns estudos mostram que as pessoas que dormem menos de seis horas por noite tendem a engordar. Isso ocorre porque, quando dormimos pouco, o corpo libera mais o hormônio que aumenta a fome (a grelina) e produz menos o hormônio da saciedade (a leptina). O ideal é dormir entre sete e oito horas por noite para que esses hormônios se mantenham em equilíbrio.

Só com atividade física e uma alimentação mais saudável é possível emagrecer? -Andrea Guerra, Rio de Janeiro, RJ
Essa é a única maneira de emagrecer. Sem radicalismo, sem dietas malucas, com atividade física sempre e com equilíbrio e inteligência na hora de se alimentar. Uma dieta restritiva tem data para acabar porque foge da realidade da pessoa e ela acaba desistindo. O que funciona é fazer boas escolhas na hora de se alimentar. Quanto ao exercício, é fundamental que se mantenha a regularidade de cinco vezes por semana por 30 minutos, no mínimo.

É verdade que perdemos calorias em todas as atividades diárias, até dormindo? -
Douglas Ganavio, Rio de Janeiro, RJ
Sim, isso é verdade. Nosso corpo, para se manter vivo, trabalha o tempo todo. É como um carro que não para nunca de andar. Só que em alguns momentos anda mais devagar e em outros mais rápido. Quem pratica exercícios físicos de alta intensidade e faz musculação consegue aumentar o metabolismo basal, que é o gasto de energia necessário para que o corpo mantenha as funções vitais funcionando. Isso acontece porque o organismo mantém o metabolismo acelerado até 24 horas depois de uma atividade. E 1 quilo de músculo gasta de cinco a seis vezes mais calorias para se manter do que 1 quilo de gordura.



Fonte: Revista Época

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...