sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Alimentos para manter a saúde e evitar doenças


São alimentos que contêm substâncias ou nutrientes que possam fornecer benefícios à saúde prevenindo ou tratando doenças.
De maneira geral, os alimentos funcionais são considerados promotores de saúde e podem estar associados com a diminuição dos riscos de algumas doenças crônicas como câncer, doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade.

Como isso pode ocorrer?
Esses alimentos apresentam em sua composição compostos bioativos, capazes de atuar como moduladores dos processos do organismo, prevenindo o surgimento precoce de doenças.

Onde são encontradas estas substâncias bioativas?
Estas substâncias são encontradas em hortaliças, grãos e leite fermentado. Apresentam funções antioxidantes e/ou reguladoras presentes em sua composição.
Abaixo descrevemos alguns alimentos do nosso cotidiano que são considerados funcionais.

Melancia
Ajudam na recuperação de feridas, protegem contra tumores como o da próstata e mamas. Fortalecem o sistema imunológico e reduzem os riscos de infarto por impedir a oxidação de LDL (o mau colesterol).
Contém Citrulina e licopeno


Gergelim
Protege contra doenças cardiovasculares pois auxilia no controle da pressão alta no excesso do LDL (o sempre colesterol ruim) e no controle da glicemia do sangue.
Contém Ômega 6

Tomate
Com a vitamina B6, importante para o crescimento das crianças; auxiliam na tensão prémenstrual e protegem contra as doenças no coração.
Contém Licopeno e carotenóides


Linhaça
Auxiliam no tratamento de câncer de cólon e diabetes pois controla o nível de açúcar sanguíneo. Auxiliam também na redução dos níveis de colesterol sanguíneos e ajudam a controlar a pressão arterial. Além de ser um ótimo regulador intestinal!
Contém Fibras alimentares, proteínas e ômega 3


Soja
Quem consome regularmente apresenta menor incidência de doenças do coração, câncer de próstata e osteoporose. Além de equilibrar os hormônios das mulheres que estão entrando na menopausa.
Contém Fitoestrógenos (isoflavona)



Fonte: 3AB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...