terça-feira, 18 de setembro de 2012

O Sol faz bem à saúde e previne doenças



Considerado como o vilão responsável por manchas, queimaduras e câncer de pele, o sol pode, na verdade, ser um grande aliado da saúde.

Muita gente não sabe, mas a falta de exposição à luz solar é causa de deficiência de vitamina D que, quando na forma grave, causa doenças como o raquitismo e osteomalácia. Em casos menos graves, aumenta o risco de alguns cânceres, como o de cólon e de mama, doenças cardiovasculares, hipertensão e pré-eclâmpsia na gravidez.

Além disso, a deficiência de vitamina D aumenta o risco de doenças imunológicas (como esclerose múltipla, artrite reumatóide e lúpus), e, durante a gestação ou na infância, aumenta o risco de o indivíduo desenvolver diabetes tipo 1, no futuro.

Para prevenir todas essas complicações basta que braços e pernas sejam expostos ao sol, três vezes por semana, de quinze a trinta minutos, dependendo da cor da pele.
A alta deficiência deste componente nas pessoas tem chamado a atenção de pesquisadores.


Estudos comprovaram que brasileiros conduzidos em Recife, Porto Alegre e São Paulo também indicam carência de vitamina D em grande parte das pessoas.
Lugares onde há pouca incidência solar, como países do norte da Europa e dos Estados Unidos e Canadá, há políticas de fortificação de alimentos com vitamina D, fato que não ocorre no Brasil.

Recomendações
A aparente controvérsia fica mais evidente com as duas recomendações adicionais. O ideal para que a exposição ao sol seja terapêutica é que ela ocorra, durante esses poucos minutos, sem que a pessoa use protetor solar nos membros, mas é permitido passar no rosto e no colo. Também é necessário que ela ocorra entre 10h e 15h, horário que os dermatologistas geralmente falam para evitar o sol.

Não abuse do Sol, passe um verão saudável e tome todos os cuidados necessários.

Fonte: Faculdade de medicina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...