segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Exercício físico no combate à obesidade


A obesidade, atualmente, é um problema de saúde pública dos mais graves, pois está associada á uma série de doenças crônicas degenerativas. Segundo a Organização Mundial da Saúde, estima-se que o número de obesos adultos seja em torno de 300 milhões em todo o mundo. Só no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, 32,9% da população está acima do peso considerado saudável.

Sendo que, 4,8% dos homens e 11,7% das mulheres são obesos. O presente estudo teve como objetivo fazer um levantamento dos diferentes aspectos ligados à obesidade e analisar quais as atividades físicas mais adequadas para os obesos.

 Foi verificado que o estilo de vida (sedentarismo) é a principal causa do desenvolvimento da obesidade (98% dos casos). Quando associado à má alimentação, o sedentarismo pode gerar um balanço energético positivo (ingestão de calorias maior que o gasto) que é acumulado como gordura corporal. O combate à obesidade deve ser iniciado na infância e pode ser feito por um controle alimentar (diminuição da ingestão calórica) ou por um aumento do gasto calórico diário, com o aumento da atividade física, ou ambos associados.

É importante que qualquer estratégia adotada seja orientada por especialistas. Os exercícios físicos mais indicados para provocar impacto positivo no controle do peso corporal são os que envolvem grandes grupos musculares e que possam ativar todo o sistema orgânico de oxigenação.

A eficiência desses exercícios deve-se à demanda energética induzida pelo trabalho muscular, associada à combinação de frequência, intensidade e duração das atividades propostas, que devem ser adequadas a cada indivíduo. Concluindo esse estudo, recomenda-se que os programas de controle da obesidade visem uma perda de peso corporal a longo prazo pela prática sistemática de atividades físicas aeróbias, associada à mudanças de hábitos de vida.

Fonte: Sigma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...