quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

A importância de fazer exames médicos antes das atividades físicas



Praticar atividades físicas é essencial. Uma vez que temos uma população mundial cada vez mais obesa, praticar atividades físicas é o melhor caminho para combater o acúmulo de peso, o sedentarismo e diversas doenças. Porém, não basta apenas decidir começar a praticar atividades físicas. Para tornar isso real, é preciso fazer exame médico antes da atividade física, saber como anda de saúde, principalmente a do coração.

Mas você sabe por que é importante procurar um médico e realizar alguns exames antes de se exercitar ou de praticar algum esporte? A resposta é fácil. Você precisa procurar um médico para realizar um check-up.

Esse tipo de exame poderá ajudar o médico a traçar como anda o seu organismo. Isso significa que ele saberá qual o limite do seu corpo ou se você tem restrições a algum tipo de atividade física. Por exemplo, algumas pessoas começam a fazer algum esporte sem saber que possuem um problema no coração e após os primeiros dias acabam passando mal. Tudo isso poderia ser evitado se o check-up tivesse sido feito.

Durante o check-up, o médico vai realizar um teste ergométrico, pelo qual o seu coração será avaliado para ver as condições do órgão e para que o planejamento dos seus exercícios seja feito de forma correta e adequada ao seu corpo, determinado a periodicidade, a intensidade e a frequência das atividades físicas. Pratique essa atitude, principalmente se você tem mais de 40 anos.

Vale lembra que as academias sérias e comprometidas com o bem-estar de seus alunos exigem os resultados dos seus exames e os laudos do seu médico para que você se matricular e passar a realizar os exercícios. Lembre-se então de sempre consultar um especialista para fazer o seu check-up.

Fonte: Atualizei

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...