segunda-feira, 23 de junho de 2014

Varizes em gestantes


Existe contra indicação do tratamento de varizes durante a gravidez?

Sim, existe. É recomendável que qualquer tratamento, especialmente o cirúrgico, seja realizado somente três meses após a gravidez.

Se você tem planos para engravidar e sente os sintomas de varizes, como dores nas pernas, sensação de cansaço, câimbras, entre outros, é extremamente importante realizar um tratamento de varizes antes da gestação, pois devido à gravidez às veias já dilatadas pode chegar a dobrar ou triplicar de tamanho, gerando desconforto e fortes dores nas pernas.

Agora, se você já está em período de gestação não poderá operar. Mas a boa notícia é que se você estiver em sua primeira gestação, muitas vezes após o término da gravidez algumas veias que se encontram dilatadas podem voltar ao normal. Para a segunda gestação, as veias doentes tendem a permanecer. Se for o seu caso, você deverá procurar um especialista em varizes após três meses do parto. Se possível pratique exercícios.


Por que as varizes aumentam na gravidez?
É que durante a gravidez a quantidade de sangue que circula no corpo aumenta, fazendo com que as veias trabalhem mais. Significa que durante a gestação a quantidade de progesterona, hormônio que dilata as veias, também aumenta resultando em veias mais grossas. 

Outro fato que acontece na gravidez é que o útero vai aumentando de tamanho, gerando maior compressão das veias do abdômen, da região pélvica e da veia cava inferior da mulher (responsável por drenar o sangue proveniente dos membros inferiores e cavidade abdominal), criando obstáculos durante a subida do sangue para o coração. Isso aumenta a pressão sanguínea nas veias das pernas. Além disso, o peso da barriga e do bebê também influencia no desenvolvimento das varizes.

Como se prevenir das varizes na gravidez? 
Uma forma de se prevenir das varizes durante a gravidez é usar meias elásticas de compressão até o fim da gestação. Para conhecer o método mais adequado de uso das meias, é necessário fazer uma avaliação médica.

Praticar exercícios também é um ótimo hábito. Além de ser extremamente saudável durante a gravidez, o exercício irá estimular a circulação sanguínea colaborando para que o sangue volte ao coração com mais facilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...