segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A importância do Protetor Solar para a nossa pele


Com o início da primavera as temperaturas se elevaram e as pessoas estão aproveitando o sol forte para viajar ou frequentar praias, piscinas e até mesmo para sair de casa.
O que acontece é que muitos abusam na hora de ficar expostos ao sol e esquecem de usar uma proteção para que os raios solares não agridam a pele.


Na verdade, a radiação ultravioleta está presente durante todo o dia, por isso nossa pele precisa ser hidratada e protegida com filtro solar adequado, independentemente da exposição direta ao sol e no verão.


A pele é o único órgão que apresenta dois tipos de envelhecimento, sendo o primeiro relacionado à idade e o segundo à fotoexposição. Ela possui vários mecanismos de reparação para corrigir e evitar os danos cumulativos às suas estruturas internas.
A falta de hidratação da pele provoca descamação, opacidade, repuxamento, ardor e até coceira. Isso ocorre porque a camada córnea, principal responsável pela manutenção da quantidade de água necessária e ideal à pele, é afetada quando há muita exposição ao sol, que é responsável por 70% do envelhecimento da pele.


Mesmo que não seja um produto que faça parte da rotina dos brasileiros como o shampoo, por exemplo, os filtros solares já aparecem com mais frequência nas prateleiras.
Há uma variedade de produtos, com diferentes marcas e composições, como os que possuem princípios ativos anti-envelhecimento ou que eliminam radicais livres. Além disso, já são encontrados para as mulheres batons e maquiagens que contêm FPS.
Para quem ainda não sabe, FPS é o fator de proteção solar. Um exemplo, um filtro solar com FPS 15 fará com que a pele leve 15 vezes mais tempo para queimar do que se estivesse sem nenhuma proteção.


O maior problema é que as pessoas associam o uso de filtro solar com piscinas ou praia, mas o ideal é passar sempre o protetor todas as vezes que sair de casa. Isso vale tanto para homens quanto para mulheres e principalmente para as crianças.
Quem vai à praia com frequência, é preciso ficar atento com o excesso de sol e se a pele está bem protegida. O ideal é passar o filtro solar de duas em duas horas e, quando o produto não for à prova d água, é preciso passar assim que sair do mar ou piscina.
É aconselhável usar bonés, chapéus, óculos-escuros e barracas, além de roupas de algodão que são capazes de bloquear a radiação solar melhor do que os tecidos sintéticos. Deve evitar se expor ao sol entre 11h e 15h.


Um outro problema que está deixando os médicos preocupados, é o uso incessante de bronzeadores. Esse tipo de produto é capaz de potencializar o efeito dos raios nocivos do sol, prejudicando ainda mais a saúde pois os raios UVA e UVB são altamente cancerígenos.
A solução para quem gostaria de ficar com uma pele bronzeada sem se expor ao sol e, consequentemente, ficar com a saúde em dia, é optar pelos autobronzeadores, solução encontrada pela indústria dos cosméticos.


O produto possui uma substância química chamada de dihidroxiacetona, que provoca uma reação com a camada mais superficial da pele e dá o aspecto bronzeado sem prejudicar as células, liberar radicais livres ou apresentar riscos à saúde.
Mas é preciso saber escolher qual autobronzeador usar para que a pele não fique com um aspecto alaranjado. Uma dica para que isso não aconteça é esfoliar a pele antes da aplicação ou passar óleo e creme hidratante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...